6 idiomas fictícios que você pode aprender na internet

daenerys-dothraki

[insert_php] include(TEMPLATEPATH . ‘/adsense.php’);[/insert_php]

Você acha que é fã de sagas como Game of Thrones, Jornada das Estrelas ou Senhor dos Anéis? Muitos acham que ser fã é ter bonecos, livros, camisetas estampadas e consumir tudo dos universos expandidos da sua série ou filme favorito, mas sabia que existe um nível que poucos alcançaram? Nada pode ser uma demonstração maior de amor a uma obra do que exemplo aprender um idioma fictício.

[insert_php] include(TEMPLATEPATH . ‘/adsense-mobile.php’);[/insert_php]

Existem diversas línguas inventadas que são fundamentais para compor a mitologia de algumas das mais importantes obras do mundo geek. Pensando nisso, reuni 6 exemplos de idiomas fictícios que você pode aprender na internet e mostrar que é um verdadeiro fã!

[insert_php] include(TEMPLATEPATH . ‘/relacionados.php’);[/insert_php]

Klingon – Jornada nas Estrelas

Esse dialeto do povo Klingon, de Jornada nas estrelas, é tão popular que está disponível no Duolingo, serviço para aprender idiomas. Além do sucesso da série, a série The Big Bang Theory também contribuiu muito para torná-lo popular no mundo nerds.

Esse idioma começou de um jeito curioso, já que ele surgiu quando James Doohan, que vivia Scotty em “Star Trek”, improvisou na hora de falar em Klingon e acabou inventando algumas palavras. Com base nelas é que o linguista estado-unidense Marc Okrand criou todo o idioma.

Quenya e Sindarin – O Hobbit e O Senhor dos Anéis

J.R.R. Tolkien Reads (A Poem In Elvish)

Esses idiomas élficos foram criados por J. R. R. Tolkien, autor das sagas O Hobbit e O Senhor dos Anéis. Esses idiomas foram desenvolvidos inspirados na fonética do finlandês e das línguas célticas, mas isso não significa que quem fale esses idiomas idioma consegue entender o Quenya ou o Sindarin. Tolkien era um linguista tão incrível que, além dos idiomas élficos, ainda criou o idioma dos anões (Khuzdûl) e Orcs (língua negra). Se você quiser aprender Quenya, basta acessar esse site.

Na’vi – Avatar

Na'vi Pronuncation Guide #2

Esse é o idioma criado pelo professor Paul Frommer, da Universidade do Sul da Califórnia, para os alienígenas humanoides do filme Avatar. Esse idioma deveria ser fácil de falar, mas sem lembrar nenhuma das línguas já existentes. Se você quiser aprender essa língua, o site Learn Na’vi possui as gramaticas e o vocabulário para você estudar.

Dothraki – Game of Thrones/ Crônicas de Gelo e Fogo

Game of Thrones: Creating the Dothraki language - Création du language Dothraki VOST** [1080p HD]

Apesar de não parecer, Karl Drogo não estava apenas rosnando palavras incompreensíveis. Esse dialeto foi desenvolvido para a série da HBO pelo linguista norte americano David Peterson para torná-lo crível na tv. Perterson é um dos mais famosos inventores de línguas tendo criado idiomas para séries como Penny Dreadful e filmes como Thor 2: O Mundo sombrio.

Para aprender esse idioma, você pode acessar o site Dothraki.com, mantido pelo próprio Perterson, e o Dothraki.org.

Ofidioglossia – Harry Potter

Harry falando lingua de cobra

A língua dos descendentes de Professor Salazar Slytherin, o fundador da Sonserina, não poderia ficar de fora, não é? A língua que Voldemort usa para se comunicar com a serpente Nagini, é quase impossível de pronunciar. Por causa de sua dificuldade, só Harry Potter e quem já nasce com o talento consegue falar o idioma. Se você quer aprender esse idioma, deve acessar o TheParselmouth, que transforma qualquer palavra em Ofidioglossia.

Nadsat – Laranja Mecânica

Em “Laranja Mecânica”, Anthony Burgess criou um modo de falar bem peculiar para seus personagens. As expressões usadas por Alex DeLarge (Malcolm McDowell) e sua banda são uma mistura do dialeto da classe operária britânica e o russo. Não pode ser considerado um novo idioma, mas uma série de expressões idiomáticas associadas ao inglês. A grande inspiração de Burgess para criar o nadsat foram as falas dos mods e dos rockers da década de 1960. Dezenas de dicionários circulam por aí, mas o mais completo e em português que encontrei foi no site da editora Aleph. Clique e aprenda a falar como os drugues.

E aí? Deu vontade de aprender um idioma novo? Não esqueça de deixar seu comentário!

Leo Cruz

Especialista em criar aquilo que um dia você vai procurar no Google. Fã de Filmes, Séries e Animes, escreve diariamente no Deveserisso.