A jornada do herói e você

rey-lutando-keylo-ren-floresta

Talvez você já tenha ouvido falar da Jornada do Herói ou Monomito. Caso contrário, saiba que o conceito surgiu no livro “O Herói de Mil Faces” de Joseph Campbell, publicado em 1949. Para escritores em treinamento, como eu (que ainda estam tentando escrever alguma coisa boa o suficiente para publicar ou mostrar a alguém), a jornada é um guia excelente. Star Wars é um dos melhores exemplos do que pode ser construído com o monomito. Quer incentivo melhor que esse para dar uma olhadinha?

Se se você quiser um estudo perfeito da jornada com dicas e exemplos sobre como usá-la basta ler a “A Jornada do Escritor” de Christopher Vogler,  guia básico de referência em Holywood.  Para ter ideia, Vogler já analisou mais de 10.000 roteiros para estúdios como Disney, Warner Bros, 20th Century Fox. Ou seja: especialista!

[insert_php] include(TEMPLATEPATH . ‘/filmes.php’); ?> [/insert_php]

Os passos da jornada do herói:

  1. Mundo Comum
  2. Chamado à Aventura
  3. Recusa ao Chamado
  4. Encontro com o Mentor
  5. Travessia do Primeiro Limiar
  6. Testes, Aliados e Inimigos
  7. Aproximação da Caverna Oculta
  8. Provação
  9. Recompensa
  10. Caminho de Volta
  11. Ressurreição
  12. Retorno com o Elixir

O melhor de tudo é que como o próprio Vogler explica no livro: essa jornada também é sua, afinal ela não foi inventada por um autor. Ela surgiu da observação de diversas mitologias ao redor do mundo. Agora vamos situar um pouco cada passo usando “Star Wars: O Despertar da Força” (spoilers pesados a frente) e algumas situações do nosso dia a dia.

O Mundo Comum nada mais é do que uma amostra do cotidiano do protagonista (você). Lembra da Rey naquela vida difícil de catar coisas no deserto para conseguir porções mínimas de comida? Lembra de você mesmo trabalhando em algo que não te satisfaz ou vivendo uma vida que não te completa?

rey-star-wars-coletora

Então algo acontece: Ela encontra BB8 e logo depois Finn e tem de fugir as pressas de Jakku. Esse é o Chamado a Aventura. Você recebe uma chance única, seja de viajar ou de tentar um emprego novo totalmente diferente do que você faz hoje.

Então depois de pilotar de forma estupenda a Millennium Falcon, Rey diz algo do tipo: Vou voltar para Jakku. E você diz a si mesmo: “Como assim????”. Você teme aceitar a proposta pois está muito acostumado com sua função ou vida atual e recusa a princípio.

Surge o mentor: Maz Kanata mostrando a Rey a força e lhe entregando o sabre de luz. E Rey recusa de novo. (Isso é comum no caminho do herói. Ele pode recusar várias vezes até aceitar de fato ou se jogar logo na aventura). No seu caso, alguém se oferece para te ajudar com seus sonhos, mas você ainda tem medo de seguir adiante.




O herói precisa ser sacudido! Rey tem de ser raptada por Kylo Ren para acordar para seu papel e usar a força conscientemente pela primeira vez. Ela atravessa o primeiro limiar! E quanto a você? Pode ser que perca o antigo emprego ou um relacionamento para acordar para o caminho que a vida está te mostrando.

E vem os testes: sobreviver aos Rathtars, salvar Finn, fugir da Base Starkiller ou você conseguir se provar no novo ambiente. Encontrando amigos fiéis e pessoas que te odeiam só de te olhar. Sempre tem aquele cara que te olha de alto a baixo e classifica: “Lixo, podem levar!”.

As coisas então pioram. Existe uma aproximação da caverna oculta (Base Starkiller). Explodir o oscilador termal da base agora é o objetivo e para sair da caverna um sacrifício tem de ser feito: Han Solo tem de morrer para que os protagonistas saiam ilesos. Sempre que se desce ao Hades algo tem de ficar em troca da sua saída. Seja um velho hábito seu do qual tem de se livrar ou um medo a ser vencido.

Porém a provação continua no caminho de volta, Rey enfrenta  Kylo Ren quando tenta chegar a Falcon. Enquanto você tem de apresentar o fruto do seu trabalho, confronta uma chefia ou colega etc.

keylo-ren-batalha-na-floresta

A ressurreição fica por conta da nova Rey que com a força foi capaz de derrotar Kylo Ren e você que aprendeu bastante na sua provação e já nem é a mesma pessoa.

O elixir da responsabilidade é visto quando Rey resolve se tornar um jedi e vai atrás de Luke.

E você: está no controle da sua vida? Ou está apenas começando a jornada? Não esqueça de deixar seu comentário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *