A verdadeira história de Phiona Mutesi, a Rainha de Katwe filme de hoje na Tela Quente

Atualizado em 14 de setembro de 2020.

A Tela Quente de 14/09/2020 exibirá Rainha de Katwe, a emocionante e surpreendente história que ganhou o mundo através do filme da Disney. Mesmo sendo linda e inspiradora, será que tudo que é retratado no filme realmente aconteceu? Fomos atrás de alguns fatos e curiosidades sobre Phiona Mutesi, a garota que inspirou a obra.

Inclusive, também mostramos como a verdadeira Phiona Mutesi do filme Rainha do Katwe está atualmente. Confira:

A verdadeira história de Phiona Mutesi do filme Rainha de Katwe

A jovem Phiona vivia em uma das maiores favelas de Kampala, capital de Uganda e mesmo antes de aprender a ler conheceu o xadrez por intermédio de um missionário aos 9 anos. E ainda analfabeta se tornou uma prodígio do esporte, sua evolução foi tão surpreendente que chegou a se tornar mestra.

Como toda biografia, alguns fatos e personagens são adaptados para dar melhor ritmo ao filme. Porém, a saga de Phiona se tornou pública em 2011 pelo jornalista Tim Cothers na ESPN Magazine e depois virou livro, é real e contada de maneira fiel no filme Rainha do Katwe.

Inclusive a realidade dramática de Uganda é retratada de forma crua, situações de fome, violência, machismo, falta de saneamento básico e outros riscos sociais impressionam. Assim como a riqueza cultural de Katwe que aparece nas roupas multicoloridas, nos turbantes e penteados afro, na dança que surge em momentos de comemoração.

Atriz Nikita Pearl Waligwa do filme Rainha de Katwe morre aos 15 anos de câncer cerebral

A atriz mirim Nikita Pearl Waligwa que protagonizou o filme da Disney Rainha de Katwe, faleceu em 16/02/2020 aos 15 anos vítima de um câncer cerebral que enfrentava desde 2016.

Após o diagnóstico, Nikita interrompeu a carreira e a diretora do filme Mira Nair chegou a mover uma campanha para levantar fundos para o tratamento da menina na Índia. Os profissionais de saúde de Uganda, país natal da pequena atriz, informaram que não dispunham de recursos para um tratamento satisfatório no país.

A mãe de Nikita, Rachel Waligwa, também foi diagnosticada com câncer e conseguiu se recuperar. Infelizmente a garota não conseguiu os mesmos resultados e a notícia de seu falecimento gerou comoção nas redes sociais.

Como Phiona Mutesi do filme Rainha de Katwe está atualmente?

A enxadrista ugandense que se destacou após as Olimpíadas de Xadrez de 2010 e virou inspiração de filme, atualmente está com 24 anos e segue em sua carreira no esporte. Recebeu uma bolsa de estudos para a Northwest University em Washington, nos EUA e está prestes a se graduar na instituição.

Atualmente está na 1628 posição no ranking da Federação Mundial de Xadrez (FIDE).

Veja um resumo com as principais informações do filme Rainha de Katwe, inspirado na história de Phiona Mutesi:

Trailer

É bom e vale a pena assistir?

Como uma garota de uma das nações mais desiguais do mundo vivendo em condições precárias pode se tornar uma campeã de xadrez? Apesar da trajetória de meritocracia retratada nessa biografia, a mensagem que é explícita está na quantidade de histórias, pessoas e sonhos que acabam perdidos por conta de nossa visão rasa e limitada de mundo.

Os esteriótipos e condições estão presentes de forma direta, a fotografia e exaltação das cores e belezas únicas de Uganda são expostas para entender que a África, assim como países e pessoas são únicos e individuas. As atuações e percepções sentimentais são mais um presente.

Uma história linda, apesar de tantas coisas ruins e tristes retratadas, que mostra a resiliência de uma personagem fascinante que não pode e não deve ficar presa às poucas referências que recebemos de diamantes como Phiona Mutesi.

Conte para gente nos comentários o que você achou do filme Rainha de Katwe!

Rainha de Katwe
Comentários ( 61 )
Adicione um comentário
  • Janaína

    Assisti ao filme e achei a história linda, um exemplo de vida pra muita gente. Superação, garra, determinação, resiliência, força e coragem dessa menina. Eu fiquei de queixo caído. E uma frase que o treinador dela disse e q me marcou muito foi “o cachorro corre atrás de comida e o gato corre pela sua vida”.

  • Ricardo dos Santos Braz

    Maravilhoso
    História de superação e resiliência.
    Mesmo que numa realidade diferente Me identifiquei com muitos trechos da história.

  • Eulina

    Gostei muito, e mim emocionei bastante, fé em Deus e vontade de vencer nós impulsiona para nunca desistir do que queremos, tudo posso naquele que nós fortalece…Fhiona!,p

  • Fabiana

    Inspirador, tantas situações que vivemos nos faz aprender com histórias como a de Phiona que mesmo na extrema pobreza não desistiu de correr atrás do seu objetivo.
    Admirável!!!

  • Pedro Elias Teixeira

    Emocionante e inspirador. Phiona é o exemplo a ser seguido em um mundo que grita por socorro. Querem exaltar exemplos como a Greta, uma Sueca que sempre viveu no conforto e que jamais abrirá mão do seu Iphone, e esquecem de pessoas que realmente tem bagagem de vida, que se falar será com propriedade de quem sofre na pele as mazelas do mundo.

  • Jaime Izaias

    Um dos melhores filmes que eu já vi. .muito emocionante. ..de analfabeta a campeã de xadrez. …excelente.

  • Monica Salles

    Excelente, lição de vida onde mostra que é possível realizar sonho e vencer dificuldades.

  • Adriano

    Hoje me acordei com uma disposicao enorme pra vencer, começando com os pequenos problemas que nem esse eu estava confrontando… Ser forte e lutar contra a má sorte ou transpor os limites em lugar nenhum é fácil. Mas nao é IMPOSSIVEL.Eu sei que ela tem Fé em Deus, mas apesar da Mizeria nao o culpavam.

  • Edvaldo Cruz

    Um filme encantador por mostrar a diversidade e a capacidade do ser humano de viver, conviver e compartilhar sua inteligência através dos gestos mais simples, que é o amor pelo amor..
    “Não somos, estamos vivendo experiência variadas para nossa evolução e do planeta.

  • Elizabete

    Um dos melhores filmes q eu já assisti.

  • Nanci

    Filme maravilhoso,motivador ,que retrata claramente que todos somos capazes de vencer

  • leodeniz

    recomendo.
    superação, se todos buscassem, pelo menos metade acharia, com certeza.

  • Odinovaldo Dino Bueno

    Tao primordial constatar este trabalho em prol da arte enxadrística e sua real importância à educação. Pois podemos reafirmar este fato, pois ja trabalhamos por 4 decadas com essa arte e resumo esta nos blogs que insiro aqui: xadrezdinobueno.blogspot.com e demais páginas de que atravessam fronteiras secas e oceânicas…

  • Valentina

    O filme é espetacular. Mesmo vivendo em um lugar totalmente insalubre, sem a mínima infraestrutura, é possível ver um povo alegre. Phiona mostra que em Uganda há outros diamantes além das valiosas pedras surrupiadas, principalmente pelos inglêses durante séculos.

  • Jane Moreira

    Um filme maravilhoso ! Nos deica várias lições de superação e persistência!

  • Lélia Aguiar da Cruz

    Achei muito lindo o filme, apesar da pobreza a personagem seguiu em frente. Só faltou no final o relato atual da Phiona. Esse filme mostrou que quanto a pessoa quer ela vai em frente. Nota 100.

  • Ana Flávia

    Eu fiquei extremamente emocionada com a história dessa garota… eu chorei o filme inteiro… é uma história como poucas que conhecemos, de pessoas extraordinárias que fazem a diferença no planeta!!! Grata por esse filme!

  • Michele Cristina Barbosa

    Um filme fascinante que me tirou lágrimas dos olhos com sua dura realidade de desigualdade existente até os dias atuais no qual os sonhos se perdem por não se ter a oportunidade de uma vida melhor.

  • Bruno Miguel Machado Damasceno

    Não estava nem um pouco interessado pela história, mas acabei de assistir e me surpreendi com uma história linda e emocionante, a perseverança dessa garota é um exemplo.
    Bela biografia…

  • Silmara

    Muito bom o filme e as histórias

  • Mônica Moura

    O filme é ótimo! Emocionante do início ao fim. Eu não conhecia a história da enxadrista Phiona Mutesi, e fiquei emocionada pela sua determinação, o que mostra como é importante o papel da família mesmo diante de tantas dificuldades. O trabalho altruísta do treinador Robert Katende é algo divino. Sou professora, e sempre tento mostrar aos meus alunos que eles podem chegar onde quiserem, que possuem capacidade para tal. A história da Rainha de Katwe me mostrou que devo continuar mostrando a existência de outras possibilidades para eles.

  • Rivadalva Nunes

    Uma história linda embora triste pela pobreza que assola aquele país e a sua família. Torci por ela e me emocionei tanto a ponto de chorar de felicidade por ver que ela venceu! Esse filme nos passa a mensagem de que tudo podemos Naquele que nos FORTALECE! Eu vi DEUS EXALTANDO aquela menina!

  • E. Amaral

    Um filme extraordinário e que conta a história de uma menina comum que com pequeno investimento e compaixão se tornou uma menina extraordinária. Um presente para todos nós o exemplo do treinador Robert, um homem também extraordinário.
    Ficam varias reflexões, como por exemplo da quantidade de talentos que são desperdiçados/destruídos pela pobreza e a falta de compaixão das elites do mundo. Trazendo para a realidade presente me parece que a mensagem é clara: vamos dar mais oportunidades para nossas crianças.

  • Wilma Kran

    Gostei muito! Linda história
    Parabéns a todo o elenco produção etc….
    Fiquei encantada com esta menina maravilhosa e linda a atriz.através do filme pude conhecer o talento da verdadeira Phiona…Maravilhosa e linda

  • Angela Bueno

    Ótima história, fiquei emocionada com tanta pobreza, que força,que garra essa mãe para criar seus filhos. Simplesmente amei.

  • Bianca

    O filme é fantástico!!! Linda a história, emocionante!!!

  • Cláudia A

    Filme maravilhoso, chegando a chocar com a crueza da realidade! Só acho que poderia mostrar no final a verdadeira Phiona e sua família e como estão hoje! Recomendo!

  • Daniel Anderson Jesus Santos

    pânico!!!!!
    motivador…..
    emocionante….

  • Vanessa Gonçalves de Oliveira Coronate

    História impressionante. Apaixonei-me pela garra da mãe da Phiona Mutesi. Em um determinado trecho do filme, o treinador diz para a aluna “Eu vejo sua mãe em você”. Recomendo, garra e determinação, fatores importantes para a construção de um futuro de sucesso.

  • Claudia

    Excelente, vi com meu filho de 11 anos e ele ficou bastante mexido , uma cartase perfeita, faz crer em a superação e resiliência…

  • Merivane

    Eu amei o filme, foi sensacional de fato; mostrou a real realidade da luta pela sobrevivência. O filme me emocionou pra mim foi sublime…parabéns a todo elenco que se empenhou ao diretor, que pôde da a oportunidade de relatar mais uma história de força, coragem, luta, garra e determinação…e mostrou tbm que independente de qualquer coisa na vida sejas elas faceis ou difíceis agente n deve jamais desistir e manter sempre a humildade …. Esse filme merece vários oscas de ouro … Parabénsssss..

  • Valkiria Maria

    Emocionante,inspiradora!

  • Patrick

    Maravilhoso lindo demais esse filme

  • Suely

    Filme impactante e inspirador. Nos faz questionar o tempo todo como a falta de oportunidades relega às pessoas papéis de coadjuvantes de sua própria história; e, ao mesmo tempo, como pessoas que agarram o pouco que lhes é dado, conseguem transformar sua vida.
    Adorei a fotografia, a riqueza de detalhes, a atuação impecável dos atores.

  • Ricardo Eleuterio

    Que história linda, essa mulher sim é uma inspiração de vida, de luta e garra para vencer. O Filme passa a realidade fiel do livro de sua história. Gostei muito em destacar toda a pobreza e dificuldade que ela e sua família passaram até conseguir colher frutos do xadrez. É uma lição de vida que deveria passar em todas as escolas, quem sabe assim não apareceriam algumas Phiona para o mundo.

  • Yara Megalle

    Gosto muito de assistir a filmes com uma boa história e posso garantir que esse é um dos melhores. É realmente muito inspirador! Que sirva de incentivo às pessoas que pensam que o seu destino não pode ser mudado. Na verdade, tudo depende das nossas escolhas e de nos mantermos firmes no nosso propósito de vida.Tudo é possível! Parabéns à emissora pela excelente escolha.

  • Vanilda

    Filme emocionante! Uma história que inspira, faz você refletir o quanto somos abastados. E pessoas com tão pouco , ainda que na condição de miséria, exalava alegria , determinação e esperança. Maravilhoso!!!!!

  • Marta Cristina Pasini

    Achei o filme sensacional! É uma lição de vida e de perseverança. Passa a mensagem de que não devemos desistir do que acreditamos e de que perder faz parte do aprendizado.

  • Martina Bugs

    Gostei muito do filme. Me interesso particularmente pelos filmes africanos e sobre a África. Muito bem filmado mostrando como é a vida e a realidade do povo vive no dia a dia dos guetos/favelas não so de Kempala mas em toda Uganda.
    Depois de assistir o filme, me interessei em pesquisar a vida de Phiona e como ela vive hoje e principalmente sobre a vida em geral em Uganda.
    Belo filme.

  • Mário Henrique Bueno

    Acabei de assistir, sensacional, inspirador, realista e revela o quanto o mundo possui talentos que na maioria das vezes se perdem por falta de oportunidade!!!!

  • Neno Freitas

    É esperançoso a história dessa pequena rainha, rainha que vai além do fundamento africano, rainha que sobrevive com sua coroa em meio ao caos, e com sua força e determinação que por vezes teve que encarar a sua própria majestade, insuflou no mundo mais próximo a ela a realeza do “SIM, NÓS PODEMOS!, nós brasileiros, negros, oriundos do descaso pela falência do estado, hoje vivemos a reestruturação através dos movimentos negros sociais, que acima de tudo nos faz pensar como senhores de nós mesmos, e isso nos faz como campeões que podem além de sobreviver ao caos, equilibrar o jogo afim de vivermos o que somos e ainda poderemos ser…, Reis no jogo da vida.

  • Cristiane

    Que história mais linda!
    Inspirador!

  • Karina

    Achei muito bom. Embora acabou e fiquei olhando pra tela, tipo, cadê o resto!!?? Normalmente fatos reais mostram como está agora, dizem oque se sucedeu. Mas não. Simplesmente acabou.

  • Alexandra

    Iinda historia!Sempre acreditar nos sonhos.Amei o filme

  • Fernanda

    Maravilhoso!!!!
    Tive a oportunidade de assitir na data de hoje 20/01/2020..
    Realmente uma história de força, superação e coragem….de alguém que socialmente falando não tinha chances de vender tanto no jogo como na vida…
    Precisamos nos inspirar nessa história para vencer nos dia atuais!!

  • Lucimar

    Fantástico. Sobre tudo o papel da mãe. Não sei se retrata as verdadeiras escolhas. Porém, mostrou uma postura de dignidade e integridade.

  • Elisangela Lima Vulcani

    Esplêndido, sensacional…
    Rstou assistindo agora na Rede Globo.
    Super recomendo.

  • Ph

    Alguns erros no texto, ela não está na posição 1628, ela possui essa pontuação de rating, isso não significa a posição dela.
    Ela também não se tornou mestre, ela foi aspirante a mestre.
    Sempre bom pesquisar um pouco mais antes de publicar sobre um esporte.

  • Sonia Mara Barbosa

    Um filme que inspira a esperança, realização dos sonhos e vida com dignidade. Um dos melhores filmes que já assisti.

  • Patty

    Vou assistir!