A Arte do Cinema de David Bordwell e Kristin Thompson


A arte do Cinema – Uma Introdução apresenta ao leitor um vasto panorama do fazer cinematográfico, e traz como inovação a abordagem escolhida pelos autores de trabalhar diretamente sobre uma profusão de fotogramas, parte inerente da narrativa fílmica, e não mais sobre a foto de cena.

Sinopse: Em sua análise, Bordwell e Thompson abordam em detalhes o cinema clássico norte-americano, abrindo espaço também para autores com outras orientações e nacionalidades – Derek Jarman, Dziga Vertóv, Jean-Luc Godard, Wong Kar-Wai, entre muitos outros – bem como para o cinema experimental e de animação. Fernão Pessoa Ramos apresenta a obra e observa que praticamente não existem compêndios que estudem a arte do cinema em si mesma, buscando destrinchar sua forma numa perspectiva histórica não evolucionista, nem finalista. Esta publicação, que marcou de modo duradouro os estudos sobre cinema nos Estados Unidos, vem preencher essa lacuna.

Avaliação do Leitor de A Arte do Cinema

[wbcr_php_snippet id=’53103′]

A arte do cinema marcou de modo duradouro os estudos de cinema. Suas contínuas reedições e traduções fizeram essa influência perdurar. A obra impressiona pela extensão da formação cinéfila de seus autores, sustentando a exposição a partir de ampla diversidade de exemplos ilustrados. O caráter inovador do livro está em basear seus desenvolvimentos na utilização sistemática de fotogramas, parte inerente da narrativa fílmica, e não mais de fotos de cena (stills).

David Bordwell e Kristin Thompson concentram-se na importância fundamental do plano para a análise cinematográfica. Circunscrevem sua dimensão nos aspectos da mise-en-scène (definida no horizonte da encenação e da direção de atores) e da cinematografia (definida a partir dos elementos que compõem a fotografia, como a luz, o enquadramento, a profundidade de campo, o movimento de câmera, a duração do plano). E aí, o que você achou do livro A Arte do Cinema? Conte para nós nos comentários!
Links para Compra:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *