As 10 melhores animações de todos os tempos

toy-story-animacao-personagens

Faz tempo em que animações deixaram de ser consideradas produções para crianças. Há mais pelo menos duas décadas no Ocidente, e a muito mais no oriente, elas começaram a ser dirigidas para os públicos adolescente e adulto e hoje conquistam tanta bilheteria quanto os blockbusters da Marvel ou DC ou grandes suspenses e dramas.
Pensando nessa importância e em como a maioria desses filmes influenciou a indústria do cinema, resolvi criar essa lista das 10 melhores de animações em longa-metragem de todos os tempos. Será que você concorda?

Persépolis (2007)


Persepolis é um filme francês de animação de 2007, baseado na graphic novel autobiográfica de Marjane Satrapi. O filme foi escrito e dirigido por Satrapi e Vincent Paronnaud. Sua trama começa pouco antes da Revolução Iraniana, quando Marjane ainda é apenas uma adolescente, e acaba quando ela chega aos 22 anos. O filme foi indicado a dois Oscar e ganhou o prêmio do júri no festival de Cannes.

Rei Leao (1994)

O Rei Leão - Trailer de 1994

O Rei Leão é uma das mais aclamadas animações, tanto pela crítica quanto pelo publico. Para vocês terem ideia do sucesso, o filme ganhou o Oscar de melhor trilha sonora original, melhor canção original, o Globo de Ouro de Melhor Filme Comédia ou Musical e foi eleito pela BBC como um dos 100 melhores filmes americanos de todos os tempos.

Branca de Neve e os Sete Anões (1937)


A Branca de Neve e os Sete anões é um dos maiores clássicos das animações. A primeira animação longa-metragem do cinema é a pedra fundamental de tudo que vemos hoje nos filmes de animação e, em partes, é responsável por toda essa aura de magia dos estúdios Disney.

Fantasia (1940)


Novamente o estúdio Disney marcando presença na lista. A integração das grandes obras da música clássica com visuais extremamente criativos e originais da animação Fantasia são uma experiência sensorial e impressionam pessoas até hoje.

Akira (1988)


Akira é uma animação japonesa do gênero ficção cientifica baseado em um mangá de mesmo nome. Com um enredo pesado, fotografia impecável e uma trilha sonora futurística capaz de ambientar o filme no ano de 2019, a animação de Katsuhiro Ôtomo marcou a infância de muitos brasileiros que assistiram sua exibição em meio as confusas grades dos anos 90 da redes Manchete e Bandeirantes.

As Bicicletas de Belleville (2003)

Se você quiser se emocionar assista à animação “Bicicletas de Belleville”, de Sylvain Chomet. A animação, que concorreu ao Oscar em 2004, é um desenho charmoso, de traços marcantes e divertidos, e com uma história envolvente. Garanto que você irá se envolver com a história de Champion, Madame Souza, Bruno e as trigêmeas de Belleville.

Túmulo dos Vagalumes (1988)

Grave Of The Fireflies (Túmulo dos vagalumes) AMV

E começam os filmes do Studio Ghibli na lista. Túmulo dos Vagalumes narra a história de Setsuko e Seita que perdem tudo durante a Segunda Guerra Mundial. Se, como disse George Orwell, a história é escrita pelos vencedores, esse filme ajuda a descontruir o que aprendemos em nossas aulas de história e conhecer um pouco do outro lado da guerra.

O Fantasma do Futuro – Ghost in the Shell (1995)

O ano 1995 realmente foi bom para as animações. A história do Ghost in the Shell se passa num futuro distante e começa quando um grupo secreto chamado Esquadrão Shell tenta encontrar um hacker que rouba informações do governo. Apenas para vocês entenderem a importância desse filme, ele foi uma das principais inspirações para a trilogia Matrix.

A Viagem de Chihiro (2001)

A viagem de Chihiro - Trailer Legendado

O mestre Hayao Miyazaki não poderia falta nessa lista. A Viagem de Chihiro conta a história de Chihiro, uma curiosa garota de 10 anos que por acaso acaba caindo em um mundo paralelo cheio de mistérios e criaturas mágicas. Seu enredo bem elaborado e cheio de metáforas garantiu um Urso de Berlim e um Oscar para animação o que tornou esse o filme mais premiado de Hayao Miyazaki.

Toy Story (1995)

Toy Story - Trailer - Dublado

Acho que não preciso falar muito da história de Woody e Buzz Lightyear, certo? Além de Toy Story ser o primeiro filme a usar a tecnologia 3D para contar uma história, o que por si só já seria um grande feito, ele ainda possui uma ótima história e grandes personagens.

Esses são as animações longa-metragem que considero as melhores de todos os tempos. Por ser uma lista pequena e muito pessoal, acredito que outras igualmente importantes tenham ficado de fora, então se você sentiu falta de alguma, não esqueça de deixar seu comentário!

Leo Cruz

Especialista em criar aquilo que um dia você vai procurar no Google. Fã de Filmes, Séries e Animes, escreve diariamente no Deveserisso.