Cinema DeveSerIsso: Filmes para ver antes de morrer[3]

Eu não tento, e nem quero, ser critíco de cinema, por isso quero que vocês aceitem essas indicações de filmes como algo que julgado sobre perspectiva leiga tem muitas qualidades e merecem ser vistos.

O Homem Duplo

(A Scanner Darkly)
Cinema DeveSerIsso: Filmes para ver antes de morrer[3]
Sinopse:Num futuro próximo, a guerra do governo norte-americano contra as drogas se juntou à guerra ao terror. Numa sociedade cada vez mais policiada, foi desenvolvido um novo sistema de disfarce, sob o qual trabalha o policial Bob Arctor. Enquanto investiga seus amigos mais próximos, ele acaba recebendo ordens para investigar sua própria vida e embarca num estranho pesadelo, no qual identidades e lealdade não parecem mais ter um sentido claro. Baseado em um conto de Philip K. Dick, o filme utiliza a mesma técnica de animação sobre cenas filmadas (rotoscopia digital) que o diretor Richard Linklater havia usado em Waking Life (2001).

Comentário: É um filme confuso, tanto pela história quanto pelos efeitos usados. Isso faz com que as pessoas não acostumadas a histórias “brisadas” tenham uma certa dificuldade para entender em alguns momentos.
O filme se faz inovador pelos utilização dos efeitos especiais que conseguem ser mais estáveis que em Waking Life e juntando isso com sua história temos algo inovador.


Dogma

(Dogma)
Cinema DeveSerIsso: Filmes para ver antes de morrer[3]

Direção: Kevin Smith
Atores: Linda Fiorentino, Ben Affleck, Matt Damon, Salma Hayek, Jason Lee.

Sinopse: O mundo corre o risco de desaparecer. Tudo por causa de Bartleby (Ben Affleck) e Loki (Matt Damon), dois anjos expulsos do céu e que querem retornar a qualquer custo. Para tanto, eles têm um plano: cruzar o portal de uma igreja em Nova Jersey para, absolvidos de seus pecados, poderem retornar ao paraíso. Só que tal ato provaria que Deus falível e, como consequência, a realidade se desmancharia. Para evitar que a tragédia ocorra montada uma equipe de combate aos anjos, formada pela última descendente de Jesus Cristo (Linda Fiorentino), um 13º apóstolo negro (Chris Rock), dois profetas (Jason Mewes e Kevin Smith) e uma Musa Inspiradora (Salma Hayek).

Comentários: Todos já viram a imagem de cristo fazendo “joinha”? Bom, esse filme deve ter sido o pioneiro da brincadeira.
O filme é bem humorado, mas mantém o foco. Dessa forma consegue passar idéias legais sobre religião e a igreja através de uma teoria muito louca sobre como o mundo acabaria se alguém provasse que Deus errou sem se utilizar de um humor escrachado, tão gasto nesse tipo de situação. É super engraçado e bastante inteligente, eu recomendo.


Old Boy

(Old Boy)

Cinema DeveSerIsso: Filmes para ver antes de morrer[3]
Direção: Park Chan-wook
Atores: Choi Min-sik, Yoo Ji-tae, Gang Hye-jung, Chi Dae-han, Oh Dal-su Park.

Sinopse: 1988. Oh Dae-su (Choi Min-sik) é um homem comum, bem casado e pai de uma garota de 3 anos, que é levado a uma delegacia por estar alcoolizado. Ao sair ele liga para casa de uma cabine telefônica e logo em seguida desaparece, dexando como pista apenas o presente de aniversário que havia comprado para a filha. Pouco depois ele percebe estar em uma estranha prisão, que na verdade é um quarto de hotel onde há apenas uma TV ligada, no qual recebe pouca comida na porta e respira um gás que o faz dormir diariamente. Através do noticiário da TV ele descobre que é o principal suspeito do assassinato brutal de sua esposa, o que faz com que tente o suicídio. Sem obter sucesso, ele passa a se adaptar à escuridão de seu quarto e a preparar seu corpo e sua mente para sobreviver à pena que está sendo obrigado a cumprir sem saber o porquê.

Comentários: O filme é fodão, pois além do brilhantismo da história, tem umas idéias sofistas, e o filme aplica essas idéias na vida do Oh Dae-su e isso só faz piorar a situação dele e tá aí o motivo do filme ser perturbador e surpreendente!


Gênio Indomável

– (Good Will Hunting)
Cinema DeveSerIsso: Filmes para ver antes de morrer[3]

Sinopse: Em Boston, um jovem de 20 anos (Matt Damon) que já teve algumas passagens pela polícia e servente de uma universidade, revela-se um gênio em matemática e, por determinação legal, precisa fazer terapia, mas nada funciona, pois ele debocha de todos os analistas, até se identificar com um deles.

Comentários: O que falar desse filme? O filme faz referência a um rapaz super inteligente, mas que ainda assim tem dúvidas simples sobre a vida e suas vontades. Com a vida sofrida e pouca certeza do que ele quer, ele se fecha em uma fortaleza que só é aberta após deixar-se conquistar pelos ideais de seu analista.
O filme passa uma mensagem excepcional! Quando assisti esse filme (a muito tempo atrás) não entendi pois era uma “criança”, mas semana passada fui assistir novamente e levantei a seguinte questão aos meus amigos “Por que não existem filmes tão geniais nessa década?”. Claro que após alguns minutos de discussão lembramos de n filmes. Mas esse filme fez aquele pensamento nascer. Ele realmente se destaca do resto/restante.


Leo CruzFilmes e Seriados
Eu não tento, e nem quero, ser critíco de cinema, por isso quero que vocês aceitem essas indicações de filmes como algo que julgado sobre perspectiva leiga tem muitas qualidades e merecem ser vistos. O Homem Duplo (A Scanner Darkly) Sinopse:Num futuro próximo, a guerra do governo norte-americano contra as drogas se...