Clínicas de Aborto Ilegais – Mortes em silêncio

aborto-ilegal

Antes de qualquer coisa vamos deixar claro duas coisas:

  • Este post não é uma discussão sobre o ato aborto, mas sim sobre as clínicas que o praticam de forma ilegal. Sou favorável a liberação e regulamentação do aborto.
  • Não vamos indicar nenhum desses lugares e nem quem os conheça.

Policiais civis prenderam uma empregada doméstica por ter abandonado uma recém-nascida em Higienópolis, bairro nobre na região central de São Paulo. Nos grandes portais apenas mais do mesmo chorume habitual (não leia os comentários!), mas algumas coisas me chamaram a atenção. Sua situação econômica e seu desespero são típicos nesse tipo de situação. Não quero entrar no mérito de porque ela não fez isso ou aquilo, nem eu e nem você temos esse direito. E uma coisa me vem a cabeça: e se o aborto fosse legalizado?

[insert_php] include(TEMPLATEPATH . ‘/relacionados.php’); ?> [/insert_php]

O aborto legalizado é uma prática benéfica para a saúde da mulher e potencialmente para a sociedade como um todo, se dúvida dessa informação leia o que o economista Steven Levitt diz em seu livro Freakonomics. Como sei que muitos terão preguiça, vou explicar aqui. Desigualdade de renda, corrupção policial e sistema judiciário fraco são fatores mais importantes no aumento da criminalidade, mas o aborto também contribui para a queda dos índices de crimes. A ideia é simples: crianças indesejadas têm risco maior de envolvimento em crimes, e a legalização do aborto reduz o número de crianças indesejadas. Por essa visão, não é difícil ver por que legalizar o aborto reduziria a criminalidade. Esse tópico é um soco na cara da turma do “bandido bom é bandido morto”, já que mostra que ela se preocupa com a criança apenas até o parto.

A hipocrisia de boa parte da população brasileira faz com que o aborto seja ilegal. Sendo ilegal, precisa ser realizado em locais clandestinos com condições precárias, pessoas despreparadas e equipamentos sem as mínimas condições de higiene. Não existe lado positivo para esses locais, são apenas uma forma de ganhar dinheiro com o desespero alheio enquanto não temos coragem de avançar nesse debate.

O que é o aborto?

O aborto é a interrupção da vida intrauterina, provocada pela própria gestante ou por terceiros. Os Artigos 124 a 128, do CPB preveem o aborto provocado pela gestante ou com seu consentimento como crime, mas com duas exceções:

  • Aborto Necessário: o aborte ocorre quando gravidez oferece risco de morte para a mãe.
  • Aborto humanitário: ele ocorre quando a gestação e maternidade incutem vergonha ou raiva à mãe, como é o caso de gravidez derivada de um estupro.

Números da pratica do aborto no Brasil e no Mundo?

Segundo a Organização Mundial de Saúde o número de casos de gravidez não intencional ou indesejada é estimado em 87 milhões por ano em todo o planeta. Mais da metade dessas mulheres (46 milhões por ano) recorre ao aborto induzido, sendo que 18 milhões o fazem sem condições de segurança.

No Brasil, a OMS estima que 31% dos casos de gravidez terminam em abortamento, ou seja, quase três em cada dez mulheres grávidas abortam. Com base em dados do SIH-SUS, todos os anos ocorrem cerca de 1,4 milhões de abortamentos espontâneos e ou inseguros, com uma taxa de 3,7 abortos para 100 mulheres de 15 a 49 anos. A maioria dos casos ocorre entre a classe média, no Nordeste e no Sudeste do país e com mulheres que já tem filhos. O abortamento é a quinta maior causa de óbito materno no país.

Como as Clínicas de aborto ilegais funcionam?

A maioria dessas clínicas funcionam em ritmo industrial, atendendo dezenas de mulheres por dia e cobrando valores que varia entre R$ 500 até R$7.000 reais. Em sua maioria, são mantidas por profissionais sem as qualificações necessárias e com equipamentos que não tem as mínimas condições de garantir a vida da mulher após o procedimento. Claro, estamos falando da realidade de uma mulher pobre, caso você tenha dinheiro, existem diversas clinicas de aborto em bairros de classe média/alta para lhe atender com segurança e conforto.

O processo utilizado na maioria dessas clínicas de aborto ilegais é conhecido como sucção. Nesse processo, após o colo do útero ser amplamente dilatado um tubo especial é inserido seguido de uma violenta aspiração (29 vezes mais poderosa que a de um aspirador de pó comum) que suga o bebê para dentro de um recipiente.

O impacto dos abortos nesses locais é enorme e pode ser estimado por meio dos casos em que as gestantes têm complicações que não conseguem solucionar sozinhas ou nas clínicas clandestinas e acabam por ter que recorrer aos serviços de saúde. A realização de curetagens devido a abortos tem se tornado cada vez mais comum, sendo, de acordo com o Ministério da Saúde, o segundo procedimento obstétrico mais praticado no país, após os partos normais.

Do ponto de vista da saúde da mulher, não há como um local sem recursos realizando operações que colocam suas vidas em risco ter um lado positivo. As mulheres entregam suas vidas nas mãos de pessoas sem qualificação para isso. Agora pensando pelo lado humano, a mulher que opta por arriscar sua vida realizando um aborto nesses locais não deseja a criança, seja pelo motivo que for. E aí que começa o problema, essas crianças indesejadas têm risco maior de terem uma criação traumática e reiniciar o ciclo. A legalização do aborto reduz o número de crianças indesejadas. Mas não vamos perder o foco, a maior preocupação quando se fala em aborto é sobre o direito de a mulher poder escolher ou não a interrupção da gestação.

Como disse, esse é um assunto polêmico e gostaria muito de saber a opinião de vocês sobre ele. Deixe um comentário e diga qual sua opinião sobre as clínicas de aborto ilegais.

Leo Cruz

Especialista em criar aquilo que um dia você vai procurar no Google. Fã de Filmes, Séries e Animes, escreve diariamente no Deveserisso.

34 comentários sobre “Clínicas de Aborto Ilegais – Mortes em silêncio

  1. Se existem as clínicas ilegais, é porque existe a demanda por este serviço.
    Eu sou a favor da legalização ou da educação sexual obrigatória para crianças e adolescentes, o que for mais eficiênte.
    Um grande abraço
    Giba

  2. Olá,
    Não temos que falar de clinicas clandestinas, que por sinal não podem ser chamadas de clinicas e sim açougue.
    Quanto ao aborto, é hipocrisia falar que não existe, não sou a favor mas acho que a decisão não cabe a igreja ou aos políticos, morei em Londres, onde o aborto é legalizado e bem feito, com direito a psicólogos e tudo o mais, e posso garantir, mulher alguma esquece, é como se lhe tirassem um dedo, sempre fará falta, nunca vai esquecer, acredito que só quem vai optar por perder “um dedo” pode falar se é bom ou ruim.
    Meu carinho

  3. Oii

    Essas clinicas nem deveriam existir, concordando com a Sil, se é que poderemos chamar isso de clinicas, pois clinicas que eu saiba é para ajudar as pessoas se se reabilitar, recuperar a saude, se prevenir e nao um lugar que é só servido para tirar vidas de crianças inocentes que nao tem a possibilidade de escolha de vida.Sou totalmente contra.Bjs

  4. Olá eu sou a amanda tenho 13 anos , visitei este site Por causa de um trabalho de ciências e achei bem interessante a linguagem e a realidade que é mostrada . Bem eu acho o aborto muito disnecesário pois hj em dia só engravida quem quer ! os metodos Preventivos estão ai pra isso … e as clinicas clandestinas eu acho isso um absurdo , pois são consultas caricimas e ainda tem trouxas pra pagar . (mas eu sou a favor da liberação , pois ai as Pessoas iriam em Hospitais Legalisados e diminuiria o caso de Morte no Parto .

    Bem eu acho que um Bebê ou um Feto não é como um boneco que quando você não deseja ter mas ele é só tacar ele em um tipo de aspirador . aff né pessoas vamos reajir as camisinhas estão aii justamente para que não acontessa a gravidez indeseijada !

    obg , Amanda .

  5. Eu sou a favor do aborto, pois mesmo com todos os recursos hoje existentes, ainda há mulheres que engravidam sem querer. E porque deixar vim ao mundo mais um criança? Para vivenciar o estado deplorável que ele se encontra? Se deseja abortar é por NECESSIDADE! Seja por condições financeira, seja pela idade ou por atrapalhar a própia vida. A mulher tem DIREITO SIM, de escolher ter uma criança ou não. Afinal, se somos “livres” e donos de nosso corpo, por que não fazer dele o que quiser?
    Com a legalidade, as clínicas terão mais recursos em geral, profissionais e equipamentos realmente qualificados para a realização do procedimento.
    Deus conhece o coração de cada ser humano, ele me perdoe se estiver com uma opinião antiquada.

  6. Conforme o que foi apresentado, e o que sempre será apresentado sobre clínicas enquanto não ouver a legalização,eu certamente concordo que não há nem um pingo de positividade nisso.

  7. O aborto existe, é feito e enquanto não legalizar será essa carnificina. É difícil achar clínicas boas. É uma opção da mulher, todo mundo comete erros e se ela acha que ter um bb não será a melhor solução, não há problema em abortar, a não ser que seja uma gravidez de meses já. Alguém conhece uma cl´´inica, preciso fazer um TCC sobre isso e é impossível localizar.

  8. Deveria ser legalizado pelo fato de já ser um sério caso de saúde pública. Se as clínicas fossem estruturadas e legalizadas seria menor o número de morte de mulheres que não desejam a maternidade. Logicamente seguindo critérios como tempo de gestação e acompanhado de psicólogos.

  9. A probematica sobre as clinicas clandestinas com certeza não tem fim…porém acredito que mal maior comete quem gerencia tais clinicas…pessoas que entendem a gravidade da situação e mesmo assim por pura ganancia permitem a continuidade de clinicas sem a menor estrutura… A mulher que procura a clinica, com certeza tem sua dose de culpa, porém se procurou uma clinica é porque não encontrou outra auternativa, e ai tem-se que analisar o porque dela ter tomado tal atitude…
    Peço a Deus que isso nunca me ocorra…pois ainda acredito que ser Mãe, apesar de todo sacrificio, ainda é a melhor Opção.

  10. eu sou a favor,acredito se a mulher chego nesse ponto de ir a clinica é por motivos obvios,e ela q toma a decisao,pq alguem ai vai compra leite e fralda remedios pro filho dela?? vai da atençao caso ela nau possa dar?? se ela tomo uma decisao dessa algum motivo mto grande tem ne?? respeito opniao de cada pessoa,e por fala nisso
    minha amiga ta precisando de uma clinica ,pelo interior de sao paulo se alguem saber entre em contato agradeço desde de ja

  11. Eu não tenho uma conclusão sobre o aborto:deveria ser legalizado ou não?
    Acho que se uma mulher não tem condições para criar o filho,e sabe que ele vai sofrer no ambiente em que crescerá,aí sim o aborto devia ser permitido(e no caso do bebê ser fruto de um estrupo,como já é permitido).
    Mas se a mulher tem condição de cuidar do filho,ela tem que cuidar dele,por que tirar a vida de uma criança que ainda nem nasceu?
    Acho que cada caso devia ser examinado.Mas,se um dia o aborto for legalizado,que pelo menos tenha condições boas para a mãe.Isso deve ser garantido.

  12. Eu tenho certeza de que as clinicas existem nessas condicoes porque o aborto nao e legal no Brasil, talvez no futuro isso mude, o Brasil continue evoluindo e deixar de ter essas costumes machistas ou com olhos somente de religiao. Todas mulheres tem esse direito por tudos motivos ja sitados e conhecidos, direito de decidirem suas vidas, mas como esse direito lhes e negado, elas sao submetidas a se arriscarem a morrerem junto porque alguem acha que pode “mandar” nelas, a obrigarem a terem esses bebes. Depois as pessoas se assustam porque tem tanto bebes abandonados em situacoes horriveis, o que tenho certeza que e bem pior, mas quem vai entender o que se passa na cabeca de uma mulher que acabou de ter um filho que ela nao queria.

  13. Achei que fosse totalmente contra esse assunto ate o dia em que aconteceu comigo,saber que posso ter um filho com anomalia,risco para minha vida e não poder evitar todo esse sofrimento pra mim e pra criança.

  14. eu particularmente sou contra quando a mulher sai fazendo sexo sem segurança e usa o aborto por aventura +quando a gravides vem inesperada so a mulher sabe das suas dificudade pela frente

  15. Olha sinceramente eu ñ sou contra essas clinicas, pois sim eh um crime tirar a vida d uma criança..interromper uma gravidez.. mais seria mt pioor se colocasse um ser-humano no mundo e ñ ter as minimas condições d cria-lo entaum ñ sou a favor e mt menos sou contra.. axo q cada um tem qe se responsabilizar por suas proprias atitudes e arcar com as consequencias depoois! esse eh o minimo qii podemos fazeer.
    E se existem clinicas clandestinas é sinal de qe tem concerteza pessoas fluentes por tras disso.

  16. Olha não sou contra nem a favor , centenas de mulheres por ai engravidam sem querer , mesmo tomando remedios e etc , se ele se preveniu porq era pra não ter engravidado . Mulheres que não tem um pingo de condições de criar uma criança poderiam sim recorrer ao aborto , mostrando sua situação financeira, como vivem e etc , ou esses politicos de merda vão querer mais uma criança passando fome , doente sem ter uma assistencia médica adequada ?

  17. fico impressionada! com a hipocrisia desse povo que fala sobre gravidez indesejada, é brincadeira! parece que os cuidados pra que essa gravidez não aconteça não existem mais na hora de abortar arrumam 1001ªs desculpas para
    assassinar a pobre e inocente vida que veio ao mundo!

  18. Posso ser chamada de monstro ou / e até insensível, as veja,por um lado Geralmente quem proucura abortar são pessoas de classes menos favorecidas. Imagine no mundo de hj onde crianças morrem por não ter atendimento adequado em hospital , não ter uma educação de qualidade,a menor condição de vida . Pais semestrutura geram filhos tbm sem estrutura e criam neste mesmo modelo suas crianças.Sou COMPLETAMENTE a favor do aborto desde criança ! já fz 1 e faria outros se fosse preciso
    Quantas vezes vc já passou na rua e pode observar crianças e adolescentes perambulando por lá e não os recriminou ?”ISSO NÃO É MÃE É UM MONSTRO , PÕE FILHO NO MUNDO PRA DEIXAR LARGADO” ( eu já disse isso ). Talvez se ela tivesse abortado seria menos um a ser recriminado.
    por outro lado: ” ISSO É CRIME!”, quantos já não disseram isso?.” É PECADO DEUS NÃO PERDOA!” .Também é pecado ROUBAR,ADULTERAR ……….. e o que me dizem da “LIBERAÇÃO DE UNIÃO GAY?” . Somos seres humanos ! Somos falhos! . Quem nunca transou sem camisinha q atire a 1ª pedra.
    O país gasta milhões em leis que não serve para nada e nem são utilizadas devidamente ,não debato para que serja liberada clinicas de aborto ,mas pelo direito de escolha da mulher, tenho 1 filha de 11anos e tentei em aborta la até a hora de seu nascimento só não consegui porque não tive recursos abortivos na quele tempo com 17 anos , é linda perfeita sou apaixonada por ela e dou tudo e mais um pouco do que ela precisa ,isso não me impediu que em 3 anos após seu nascimento que eu abortasse um filho .
    Não posso tomar hormonios sou intolerante ,usei DIU , tive reações graves em menos de 2 anos . Hoje luto para fazer ligadura , e sempre tenho o recurso negado por ser mãe de um só filho, uso preservativos e confesso q nem sempre,procuro agora implantar chip contraceptivo , é caro! .E me diz quem não tem essa condição?!…….. resumo : ‘ ACABA COMETENDO ABORTO” .
    Então antes de jugarmos ser certo ou errado devemos pensar em como o outro deverá se sentir . ‘A criança não tem culpa de nascer ,mas nós temos a culpa de coloca las no mundo !”
    Um abraço a todos que conseguiram ler .

  19. E sobre o tema aborto, sou a favor que a decisão seja da mulher, estamos passando por isso agora, só quem está em uma situação difícil sabe o que é …
    Muito obrigado à todos

  20. EU ERA CONTRA, ATE O DIA Q RESOLVI ABORTAR, E SO EU MAIS NINGUEM E DIGO TAMBEM Q NAO È DA CONTA DE NINGUEM, FOI MINHA DECISAO, EU ESCOLHI,E COMO FOI DIFICIL ACHAR UMA CLINICA Q FAÇA O ABORTO EM SAO PAULO.

    HJ INDICO A QUEM PRECISA, E NAO TO NEM AE AOS Q SAO CONTRA, COMO EU DISSE EU ERA CONTRA, E CADA UMA SABE SEUS MOTIVOS E DEVE TER O DIREITO DE ESCOLHER.

  21. Parabéns pelo blog, e muito interessante todos os comentários, li todos e concordo com muitos deles. Acho que ninguém é a favor de um aborto, ninguém sonha em um dia fazer um aborto, não creio que médicos, enfermeiros e profissionais de saúde estudem exclusivamente para fazer abortos, porém, nunca fui contra. Particularmente sou a favor da legalização, até as 8 semanas de gestação, confesso que acho muita negligencia um aborto após 2 meses, posso estar errada, mas se a mulher não pode ou não deseja. Deve estar atenta ao seu ciclo, e se de fato está decidida e necessita passar por um aborto, que o faça o quanto antes.
    Se acomodar com a situação de estar gestante e nada fazer é dupla irresponsabilidade (salvo as gestações que ocorrem com uso de contraceptivos falhos o que ocorre com apenas 5% das mulheres )

    ‘A criança não tem culpa de nascer ,mas nós temos a culpa de coloca las no mundo sem condições, financeiras, psicologicas,sociais, morais etc… !”
    Um abraço a todos que conseguiram ler até o final. Saúde a todos e cautela na decisão de quem passa por essa questão nesse momento.

    linharesluciana

  22. Em primeiro lugar parabéns pelo blog Leo! Quanto ao aborto o que penso é que é uma questão de saúde pública e não de opinião pessoal. É urgente a necessidade de haver uma mudança nas leis a respeito, acredito também no poder da educação sexual sincera sem firulas dentro de casa e também nas escolas, e independente do motivo no qual a mulher tenha para abortar isso deve ser uma decisão que cabe somente a ela e ao pai em algumas situações. Ainda acredito que em um futuro não tão distante possamos avançar a respeito nos termos da lei e principalmente no entendimento e na queda de um tabu na sociedade brasileira.

    Um super beijo
    Thata

  23. Realmente uma pena que o aborto não seja legal, pois, caso fossem uma besta assassina como você não estaria aqui defendendo quem pode ou não viver.

  24. Guilherme, se a discussão fosse tão rasa quanto seu comentário diria que “nem alguém para fazer um comentário como o seu”, mas já passei dessa fase.

    Comprove com argumentos, como eu fiz no texto, seu ponto e teremos uma troca de ideias produtiva. Obrigado pela visita.

  25. Eu também passei por uma das fases mais difíceis da minha vida, quando descobri uma gravidez não desejada. Cai em 4 golpes, com prejuízo de mais de R$3.000,00. Consegui ajuda sincera com este novo grupo de mulheres, me indicaram clinicas e medicamentos. Agora trabalhamos juntas e escrevo por que sei pelo que estão passando e tenho certeza que elas vão ajuda-las também.
    Escrevam para atendimento.abortionfree.org@gmail.com

  26. nesse momento pra mim esta muito difícil, tbm imaginei ser contra mas vejo que hoje sou a favor do aborto, no meu caso minha relação ia muito bem, depois que eu engravidei sou despresada ele não mim procura pra saber se estou bem, se meu filho esta bem, estou terminando minha faculdade e concluindo os acabamentos do meu apartamento, minha conquista com muito esforço, como mãe e mulher sozinha ja tenho uma filha de 5 anos, e infelizmente eu vou abortar o meu mas novo bb. peço muito perdão a Deus, mas vai ter que ser assim.

  27. Estou aqui para ajudar sou de Campinas interior de SP,a maioria das pessoas se aproveitam deste momento em que se encontramos em absoluto desespero para aplicar golpe ou vender remédio falso e foi muito difícil achar por isso eu resolvi ajudar as pessoas que estão com uma gravidez indesejada e vivendo dias angustiantes, por isso fiquem a vondade de escrever para mim.

    Abaixo segue meu relato

    Abortei ontem usando Cytotec.

    Estava desesperada com quatro meses e desde o primeiro mês procurando para comprar.

    Sei o quanto é agoniante passar por uma gravidez indesejada eu procurei vários lugares aqui na net alguém honesto ou alguém que indicaria onde comprar pois é uma informação muito restrita

    Eu fui enganada duas vezes.
    A primeira vez eu estava de um mês e meio e usei no total de 13 comprimidos em doses diferentes sendo:
    2 sublingual 2 vaginal, total 4.
    Apenas sangrou e depois de 12 horas tomei mais dois e três horas depois tomei mais dois e não fez nenhum efeito,

    Quatro dias depois eu tomei 3 sublingual, 3 vaginal apenas cólica leve e muita diarreia mas o remédio não atingiu o objetivo é por se tratar do mesmo fornecedor acredito que era falso.

    Depois já com três meses achei uma pessoa que vendia eu me cobrou 900 em oito comprimidos e eu mandei 500 e até hj não recebi nada.

    Uma conhecida me indicou um lugar fui comprei 6 comprimidos fiquei em jejum desde a hora que acordei até aplicação que foi as 18hrs e fiz uma técnica que uma colega de uma amiga ensinou as 6 da manhã do outro dia a bolsa estourou as 8hrs já comecei a abortar.

    Então cytotec funciona sim mas devemos confiar no fornecedor.

  28. Eu também passei por uma das fases mais difíceis da minha vida, quando descobri uma gravidez não desejada. Cai em 4 golpes, com prejuízo de mais de R$3.000,00. Consegui ajuda sincera com este grupo de mulheres, me indicaram clinicas e medicamentos. Agora trabalhamos juntas e escrevo por que sei pelo que estão passando e tenho certeza que elas vão ajuda-las também.
    O email e: abortionfunds.org@gmail.com

  29. Eu também passei por uma das fases mais difíceis da minha vida, quando descobri uma gravidez não desejada. Cai em 4 golpes, com prejuízo de mais de R$3.000,00. Consegui ajuda sincera com este grupo de mulheres, me indicaram clinicas e medicamentos. Agora trabalhamos juntas e escrevo por que sei pelo que estão passando e tenho certeza que elas vão ajuda-las também.
    O email e: abrnowbrasil@yandex.com

  30. Boa Noite!!!

    Estou tentando em diversos lugares.

    A minha namora foi estrupada. Por isso, preciso de uma clinica de aborto urgente!

    Pelos meios convencionais, demanda muito tempo. Por isso, preciso encontrar algo urgente!

    Me ajude, por favor! Uma clinica em Brasilia!

    Att

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *