cloudcomputing

Que tal conhecer um pouco mais sobre este conceito tão falado atualmente ?
Cloud computing é um assunto recorrente na mídia atual, tendo sido capa da revista Veja e tema de muitas outras publicações é uma idéia que ainda tem muito a evoluir, mas que pode mudar o mundo como nós conhecemos.

O que é Cloud Computing ?

Cloud Computing ou computação em nuvem é um conceito ainda abstrato e que gera duvida quanto a sua definição mesmo para os maiores especialistas da web 2.0, como você pode conferir nesse vídeo (em inglês), mas ele pode ser entendido com a seguinte idéia; Um dispositivo (que pode ser um computador, celular ou qualquer outro aparelho que possa ser conectado a internet) seria apenas um chip ligado, via internet, a grande nuvem de maquinas, desta forma você acessa seus dados ou softwares de qualquer lugar do mundo onde possa se conectar a rede.

Nesse processo o usuário final apenas acessará suas informações sem ter necessidade de saber toda a complexidade envolvida da neste processo e a cereja no bolo deste conceito é que não será mais necessário ter maquinas cada vez mais poderosas para acesso pleno a todos os serviços disponíveis, você terá a opção der ter maquinas cada vez mais simples e baratas e quem terá de investir cada vez mais em maquinas com maior capacidade serão os datacenter que irão distribuir o serviço .

Este conceito não chega a ser completamente novo, por exemplo, podemos citar a água que chega a nossas torneiras, para ter acesso a água potável não é necessário ter uma estação de tratamento dentro de nossas casas e nem saber todo o processo de tratamento que nela é realizado apenas temos de abrir a torneira e já recebemos o produto final de todo este processo.

E quais são as vantagens e desvantagens desse conceito ?

Este conceito apresenta grandes vantagens para o usuário, mas como qualquer outro também apresenta suas falhas, dentro deste tópico deixarei um pouco mais claro suas vantagens e desvantagens.

O conceito de Cloud Computing abre inúmeras vantagens ao usuário e apesar de não ser tão difundido já está integrado ao nosso dia a dia , como por exemplo em serviços como os oferecidos pelo Google com o Gmail e Google Docs ou a Microsoft com o Hotmail e Skydrive serviços que proporcionam uma grande facilidade de acesso a dados que desta forma podem ser acessados de uma maquina localizada em qualquer parte do globo com apenas alguns cliques. Uma das características deste modelo que mais chama atenção é o potencial de inclusão das pessoas de baixa renda que poderão em um futuro próximo comprar maquinas cada vez mais baratas tendo acesso a serviços que antes ficavam restritos a pessoas que podiam investir em maquinas mais potentes e caras, será a inclusão definitiva de todas as pessoas ao mundo digital.

Alguns podem pensar que as empresas que estão investindo neste conceito estão fazendo isto apenas para melhorar a vida dos usuários, algo como “caridade virtual”, mas este conceito é extremamente interessante para eles que poderão utilizar ociosidade de suas maquinas para realizar serviços e lucar com estas ativades, um bom exemplo disso é a Amazon que lançou serviços de aluguel de suas maquinas que ficavam ociosas fora dos grandes periodos de compras.

havia dito este ainda é um conceito em desenvolvimento e que apresenta suas falhas, se todos seus dados estão armazenados em algum destes serviços e por algum motivo este fica fora do ar, como os usuários vão ter acesso a estas informações? Um ótimo exemplo disto foi a saida do ar do Gmail onde milhares de pessoas não tiveram acesso a seus dados, o que em um ambiente corporativo pode gerar grandes problemas e a principal preocupação deve ser com a segurança, pois a cada dia os hackers se tornam mais especializados e ter todos os seus dados armazenados via internet gera uma grande insegurança.

Cloud Computing é o futuro?

O conceito Cloud computing pode ser visto como algo que tem potencial para se tornar regra no ambiente domesticos e no mundo dos negocios a ponto de em alguns anos não o chamarmos de Cloud Computing e sim apenas de computação, mas para isto ainda precisarão ser resolvidos alguns problemas que ainda tornam inviavel sua implantação usual tanto no dia a dia dos usuarios domésticos quanto nos grandes ambientes coorporativos. A capacidade da Cloud Computing, com o perdão do trocadilho, ainda é nebuloso e precisaremos esperar o proximo passo das grandes empresas envolvidas em seu desenvolvimento para saber até onde ele pode chegar, podemos estar diante do proximo passo da evolução tecnologica, mas isto é algo que apenas o tempo poderá responder.

Fontes de Pesquisa:

Redação Terra, Cloud computing: a web vira extensão do seu HD.
IDGNow, Entenda este novo modelo de computação.
Computer World,Prepare-se para a nova onda em tecnologia.
Olhar Digitar, Cloud Computing: sabe o que é isso?(vídeo).
FIAP, Msc. Celso Poderoso – Cloud Computing(vídeo).

Leo CruzTecnologiaTecnologia
Que tal conhecer um pouco mais sobre este conceito tão falado atualmente ? Cloud computing é um assunto recorrente na mídia atual, tendo sido capa da revista Veja e tema de muitas outras publicações é uma idéia que ainda tem muito a evoluir, mas que pode mudar o mundo como...