Da Criação Ao Roteiro de Doc Comparato | Sinopse e Avaliação


Da criação ao roteiro divide com o leitor um amplo conhecimento sedimentado numa vivência prolongada do ato de escrever roteiros para o cinema e a televisão no Brasil e na Europa.

Estes potentes veículos de comunicação e seus subprodutos constituem desde muito as esferas em que se move o espírito criativo, inquieto e inquiridor de Doc Comparato, produzindo textos que têm hoje lugar assegurado nos universos ficcionais da cinematografia e da teledramaturgia.

Sinopse: Dividida em quinze capítulos e três anexos, esta obra focaliza desde a ideia e os primeiros apontamentos até o roteiro final, passando por tópicos como conflito, personagem, ação, tempo e unidade dramáticos. Os capítulos começam com um texto reflexivo sobre o assunto em pauta e terminam com uma recapitulação ordenada da explanação e uma proposta de exercícios. Assim, ‘Da criação ao roteiro’ mantém o equilíbrio entre o texto teórico e o pragmatismo do manual que ensina como fazer.

Avaliação do Leitor de Da Criação Ao Roteiro

[wbcr_php_snippet id=’53103′]

Além de ser um ótimo livro para quem está interessado em aventurar-se como um roteirista de tevê e cinema, Você também pode usar de algumas dicas para se tornar um autor literário, pois com uma linguagem bem simples Doc Comparato tira alguns mitos sobre a criação de histórias. É um livro que se deve ler mais de uma vez, ou por assuntos, pois sempre tem algo que passa despercebido.

Eu fui um dos alunos dos cursos ministrados por Doc na CAL (Casa de Artes de Laranjeiras) no Rio de Janeiro e garanto que o livro é fiel ao curso.A vantagem é a presença do autor criador da Oficina de Autores da Rede Globo e autor de seriados como: Malu Mulher, a mini-série Lampião e Maria Bonita(Globo) e Cangaceiro Trapalhão (Cinema com o Renato Aragão).

Com este livro e o curso, eu percebi que o trabalho de um roteirista é bem complexo. Hoje eu o agradeço, pois com ele me abriu os horizontes sobre personagens e conflitos no enredo me fazendo hoje um escritor de romances. E aí, o que você achou do livro Da Criação Ao Roteiro? Conte para nós nos comentários!
Links para Compra:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *