Duna é bom? Onde assistir, trailer, sinopse e muito mais do filme

Cartaz do filme Duna
Duna / Divulgação.

Nesta matéria, vamos explorar tudo sobre o filme “Duna”, dirigido por Denis Villeneuve. Prepare-se para entrar em um universo épico de ficção científica, cheio de intrigas, poder e aventuras interplanetárias. Vamos descobrir se o filme é realmente bom, conferir as críticas, assistir ao trailer, conhecer os locais onde é possível assisti-lo, verificar se recebeu prêmios e ainda descobrir filmes semelhantes.

Dirigido por Denis Villeneuve, “Duna” é uma adaptação épica do clássico da ficção científica de Frank Herbert, levando os espectadores a uma imersão profunda no universo complexo de intrigas políticas, poderes místicos e batalhas pelo controle do recurso mais valioso do universo: a Especiaria. Estrelado por um elenco de renome, incluindo Timothée Chalamet, Rebecca Ferguson, Oscar Isaac e Zendaya, este filme promete uma jornada cinematográfica inesquecível.

Sinopse

Em “Duna”, somos transportados para um futuro distante, onde uma disputa interplanetária pelo controle do recurso mais valioso do universo, conhecido como “a Especiaria”, desencadeia uma série de eventos complexos. A história se concentra em Paul Atreides (interpretado por Timothée Chalamet), um jovem nobre cujo destino está entrelaçado com o planeta deserto Arrakis, lar da Especiaria. À medida que Paul descobre seus dons especiais e se envolve em uma batalha épica, ele se torna uma figura central em uma profecia antiga que pode alterar o curso do universo.

É bom e vale a pena assistir?

Duna é uma adaptação ambiciosa e visualmente deslumbrante do clássico literário de Frank Herbert. O filme, estrelado por Timothée Chalamet como Paul Atreides, mergulha o espectador em um universo de complexidade política, conflitos por recursos valiosos e o despertar de um destino maior que qualquer indivíduo. Com um elenco estelar, incluindo Rebecca Ferguson, Oscar Isaac e Zendaya, “Duna” é uma tapeçaria rica de personagens complexos e paisagens alienígenas fascinantes.

A narrativa de “Duna” é densa, repleta de terminologias e conceitos únicos que podem representar um desafio para os não iniciados. No entanto, a maestria de Villeneuve em construir mundos e a profundidade emocional que ele traz para a tela fazem dessa complexidade não um obstáculo, mas um convite à imersão total. A cinematografia, combinada com uma trilha sonora hipnotizante de Hans Zimmer, eleva a experiência, criando momentos de beleza arrebatadora que são tão vastos e profundos quanto o deserto de Arrakis.

Vale a pena assistir “Duna”? Para fãs de ficção científica e espectadores em busca de cinema que desafia e encanta, a resposta é um ressonante sim. Apesar de seu ritmo deliberado e da necessidade de atenção aos detalhes, “Duna” recompensa o espectador com uma experiência cinematográfica rica e multifacetada. É uma obra que demanda e merece ser vista na tela mais grandiosa possível, para capturar toda a sua majestade visual e sonora.

Elenco

Aqui estão os principais membros do elenco e seus respectivos personagens:

  • Timothée Chalamet como Paul Atreides, o protagonista, um jovem nobre cujo destino poderia mudar o universo.
  • Rebecca Ferguson interpreta Lady Jessica, mãe de Paul, membro da ordem Bene Gesserit com habilidades extraordinárias.
  • Oscar Isaac como Duke Leto Atreides, o pai de Paul e líder do planeta Caladan.
  • Zendaya no papel de Chani, uma guerreira Fremen e interesse amoroso de Paul.
  • Stellan Skarsgård como Baron Vladimir Harkonnen, o principal antagonista do filme, que busca controlar o planeta Arrakis e sua valiosa Especiaria.
  • Dave Bautista interpreta Glossu Rabban, sobrinho do Barão Harkonnen e um dos seus mais brutais tenentes.
  • Josh Brolin como Gurney Halleck, um leal guerreiro e mentor de Paul.
  • Jason Momoa no papel de Duncan Idaho, um espadachim que é parte do círculo íntimo dos Atreides.
  • Javier Bardem como Stilgar, líder da tribo Fremen de Arrakis.
  • Charlotte Rampling interpreta a Reverenda Madre Gaius Helen Mohiam, uma figura poderosa da ordem Bene Gesserit.
  • Chang Chen como Dr. Wellington Yueh, o médico da família Atreides.
  • Stephen McKinley Henderson no papel de Thufir Hawat, o Mentat (humano com habilidades computacionais) dos Atreides.

Trailer

Aqui está o trailer empolgante de “Duna” para você ter um vislumbre do que o filme oferece:

Duna | Trailer Legendado

Onde assistir

Se você está ansioso para assistir a “Duna”, o filme está disponível em várias plataformas de streaming, como:

Curiosidades

Conheça abaixo algumas curiosidades sobre o filme.

  1. Influência dos Livros: “Duna” de Frank Herbert é considerado um dos romances de ficção científica mais influentes já escritos, marcando gerações de escritores e cineastas. A complexidade do universo de Herbert, repleto de ecologia detalhada, filosofia e política, estabeleceu um novo padrão para a narrativa de ficção científica. A adaptação de Villeneuve se esforça para ser fiel ao espírito dos livros, mantendo ao mesmo tempo, uma visão artística única.
  2. Tecnologia e Efeitos Visuais: A criação do ambiente de Arrakis, com seus vastos desertos e as gigantescas criaturas conhecidas como vermes da areia, foi um feito impressionante de efeitos visuais e design de produção. A equipe utilizou uma combinação de locações reais e CGI avançado para trazer o planeta desértico à vida de maneira convincente.
  3. Trilha Sonora: A trilha sonora de “Duna”, composta por Hans Zimmer, é uma obra-prima à parte. Zimmer criou instrumentos únicos para o filme, buscando capturar a essência cultural e emocional do universo de “Duna”, contribuindo significativamente para a atmosfera imersiva do filme.

Filmes parecidos

Se você ficou fascinado pelo universo de “Duna” e está em busca de outros filmes com temáticas semelhantes, aqui estão algumas sugestões que certamente irão te encantar:

  • Blade Runner 2049 (2017): Também dirigido por Denis Villeneuve, este filme explora temas de identidade, humanidade e o impacto ambiental em um futuro distópico.
  • Interestelar (2014): Uma jornada através do espaço e tempo que desafia as limitações humanas e explora a ligação entre pais e filhos.
  • O Quinto Elemento (1997): Uma aventura de ficção científica repleta de ação, humor e um design visual único.
  • Star Wars: Episódio IV – Uma Nova Esperança (1977): O início de uma das sagas mais icônicas do cinema, repleta de aventura, batalhas espaciais e a eterna luta entre o bem e o mal.
  • O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel (2001): Embora seja de um gênero diferente, compartilha a grandiosidade épica e a construção de mundo complexa.

Prêmios

Quanto aos prêmios, “Duna” ganhou 6 estatuetas no Oscar (de dez indicações) e se consagrou como o maior vencedor da noite. O longa foi forte nas premiações técnicas, tendo levado os prêmios de:

  1. Montagem;
  2. Efeitos visuais;
  3. Som;
  4. Design de produção;
  5. Fotografia;
  6. Montagem.

Dados técnicos

  • Nome: Duna
  • Data de lançamento: 2021
  • Sinopse: Paul Atreides é um jovem brilhante, dono de um destino além de sua compreensão. Ele deve viajar para o planeta mais perigoso do universo para garantir o futuro de seu povo.
  • Diretor: Denis Villeneuve
  • Elenco: Timothée Chalamet, Rebecca Ferguson, Oscar Isaac, Zendaya
  • Duração: 2h 35m
  • Nota IMDB: 8

Agora que você conhece todos os detalhes sobre “Duna”, é hora de se juntar à conversa! Deixe nos comentários abaixo sua opinião sobre o filme. Queremos saber se você concorda com as críticas, se ficou empolgado com o universo de “Duna” e quais são suas expectativas para futuros filmes dessa saga.

Leo Cruz

Especialista em criar aquilo que um dia você vai procurar no Google. Fã de Filmes, Séries e Animes, escreve diariamente no Deveserisso.