El Efecto – Construção Política É Poesia

Crédito – Edson Rodriguez

Para o lançamento do álbum “A Cantiga É Uma Arma”, num já longínquo ano de 2015, os cariocas da El Efecto apresentaram seu repertório em formato acústico recebendo diversos convidados em um show no Centro da Música Carioca Artur da Távola.

A canção Ciranda, que abre o disco, contou com a participação de Daíra e está entre algumas das músicas recentemente disponibilizadas pela banda em vídeos no seu canal do Youtube. O registro foi feito pela produtora Tocavideos do meio do palco e capta toda a energia e beleza da apresentação.

[wbcr_php_snippet id=’53103′]

   

El Efecto

Em 2017 o quinteto completa 15 anos de (r)existência e segue mantendo sua verve poética dentro do cenário independente. Na bagagem carregam cinco álbuns, participações em festivais importantes, além de turnês pelo Brasil, América Latina e Europa.

A estética musical carrega influências de diversos gêneros e infla sua sonoridade nos carregando por ritmos e timbres. Mostrando que peso e sutileza são correlatos dentro da construção da música. Essas escolhas são feitas na medida em que composição indica o caminho a ser seguido. Não pelo acaso, e sim, pela necessidade em ser coerente com os sentimentos. 

Complementando a sonoridade, é importante ressaltar a maneira como isto é apresentado. Sem firulas ou grandes pirotecnias, os shows são envolventes simplesmente pela força da mensagem apresentada. Não há rodeios e máscaras, essa crueza denota que a importância na reunião está no som e nas palavras – corroboradas pelas atitudes.

A construção das letras é permeada pela poesia e questionamentos constantes das ações individuais e coletivas. Não se trata de autopromoção ou massagem de ego, mas a constatação de que cada ato na vida é político e estes estão em constante movimento.

Buscar o entendimento daquilo que fornecemos com a arte ou qualquer outra ferramenta de propagação de ideias mostra o quão rica é a experiência em consumir cada fragmento da obra do El Efecto.

E para facilitar esse contato, a banda disponibiliza a discografia para download em seu site.

Para acompanhar mais notícias e conhecer novas indicações de banda, siga a página do Frequência no Facebook. Ouça nosso podcast semanal no Soundcloud e nossa playlist no Spotify.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *