Filhos de João – O Admirável Mundo Novo Baiano

novos-baianos-todos-os-integrantes

Em meio a censura e falta de liberdade dos anos de chumbo, surgiu um grupo que marcou história na música brasileira: Os Novos Baianos. Pepeu e Didi Gomes, Morais Moreira, Paulino Boca, Baby Consuelo, Luiz Galvão, Dadi, Jorginho, Gato Félix, Charles Negrita, Baixinho e Bolacha, apresentaram uma sonoridade até então nunca vista no Brasil com uma mistura de samba, ritmos nordestinos, choro e muito rock ‘n’ roll.

Com os principais expoentes do movimento tropicalista no exílio, os Novos Baianos assumiram a missão de reviver o devastado cenário do rock nacional. Ao transformar em música o que ainda era discurso nas mãos de Gilberto Gil e Caetano Veloso, fizeram o país cantar samba e choro no compasso das guitarras elétricas de Pepeu Gomes.

O documentário Filhos de João – O Admirável Mundo Novo Baiano traça um panorama da música popular brasileira por meio da trajetória do grupo. Reviva o movimento cultural da década de 70, as influências musicais do grupo e toda sua história de amor a música nesse delicioso documentário dirigido por Henrique Dantas.

Vamos concordar, os anos 70 seriam um saco sem os baianos cabeludos que cantavam letras poéticas e se dedicavam a experimentar, chegando a misturar o fino da bossa nova com a psicodelia de Jimi Hendrix. Aproveite e curta nossa playlist com o melhor dos Novos Baianos.

Leo Cruz

Especialista em criar aquilo que um dia você vai procurar no Google. Fã de Filmes, Séries e Animes, escreve diariamente no Deveserisso.