7 Filmes Futuristas que mostraram tecnologias do futuro

Cena do filme Minority Report

[wbcr_php_snippet id=’53103′]

Atualizado: em 09/06.

Está procurando por filmes futuristas? Então você chegou ao local certo. Aqui vamos mostrar 7 filmes que estavam muito a frente de seu tempo e imaginaram tecnologias que demoraram muitos anos para realmente acontecer!

Aproveitando os 15 anos de lançamento de Minority Report, decidimos falar um pouco sobre filmes futuristas e que anteciparam tecnologias que são usuais atualmente. Algumas teorias e tecnologias são tão bizarras que é impossível levar a sério, porém alguns roteiro e diretores conseguiram antecipar exatamente equipamentos que utilizaríamos hoje em dia.

Lista de filmes

Separamos a lista de 7 filmes que acertaram a tecnologia do futuro, vamos ver se você ainda se lembra da sua vida antes dessas coisas existirem.

De Volta Para o Futuro II (1989)

BACK TO THE FUTURE PART II (DE VOLTA PARA O FUTURO PARTE II) - trailer

Quando Marty McFly e o Dr. Brown são transportados para o longínquo ano de 2015 (!!!) somos apresentados à diversas tecnologias que infelizmente não se concretizaram. Porém nem tudo foi um chute tão errado, os cinemas 3D estão aí e apesar das imagens holográficas não saltarem da tela, ainda trazem uma noção de profundidade bastante impressionante.

Outras coisas estão inseridas em nossa sociedade de maneira tão arraigada que mal percebemos o quanto era impensável na década de 80. Os controles por movimento que existem nos video games e estações virtuais quase são considerados ultrapassados. E a biometria está presente em grande parte de empresas e até nas residências.

Infelizmente a mais desejada tecnologia ainda não é uma realidade. Quero meu hoverboard pra ontem!  

Blade Runner: O Caçador de Androides (1982)

Blade Runner - O Caçador de Andróides • Trailer • Clássicos Cinemark

Entre as diversas características visuais e futuristas de Blade Runner, algumas já estão presentes em nossa paisagem urbana. Talvez com adaptações e forçando um pouquinho a imaginação é possível considerar a presença de outdoors digitais em várias cidades ao redor do mundo. Inclusive, próximo ao lançamento da continuação, seria ótimo ver um trailer ou algum dos curtas exibidos nesse formato de mídia.

2001: Uma Odisseia no Espaço (1968)

2001 - Uma Odisséia no Espaço | Trailer Oficial Legendado

Conversar com uma máquina e ela te atender nos anseios básicos é algo recorrente nos filmes futuristas, talvez nenhum foi mais emblemático que a inteligência artificial HAL 9000. Hoje em dia pouca gente não teve acesso às inteligências das principais empresas de tecnologia do mundo. Ou vai dizer que você nunca conversou com a Siri, Cortana ou mesmo fez alguma busca de voz pelo Google.

Minority Report: A Nova Lei (2002)

Apesar da justiça brasileira tentar emular Minority Report ao julgar baseada em convicções ao invés de provas, não é essa a tecnologia que queremos ressaltar provinda desse filme. Apesar de não ser tão antigo, a presença de touchscreens seduziu muita gente imaginando a maravilha que seria um mundo sem botões. As pessoas nascidas e criadas nessa década tem dificuldade de interagir com a maioria dos aparelhos que tenham alguma tecla! E pensar que o filme foi lançado a apenas 15 anos.

O Exterminador do Futuro (1984)

O Exterminador do Futuro Trailer HD 1080p

Um aparato militar voador e autônomo era o sonho de toda nação belicista. E a Skynet praticamente exterminou a resistência com seus drones (que ainda não tinham esse nome). Além de utilizar para fins militares, os drones estão presentes para a indústria do entretenimento e sendo testados para entregas remotas.

O Quinto Elemento (1997)

Elon Musk é considerado um gênio visionário. À frente da Tesla produz carros elétricos e com a Space X espera levar turistas espaciais à lua e quer iniciar a colonização de Marte. Os cruzeiros espaciais de “O Quinto Elemento” podem estar mais próximos que imaginamos, para viabilizar isso, a empresa de Musk já faz experimentos de lançamento e pouso vertical, algo nunca antes atingido por foguetes.

Her (2013)

Ela | trailer legendado | 14 de fevereiro de 2014 nos cinemas

Her apresentou uma perspectiva diferente e cada vez mais real de interação virtual. Nossa sociedade já sofre com a dependência virtual e ao contrário do que muitos podem imaginar, grande parte de nossa interação na rede se dá exclusivamente com robôs e inteligência artificial. Falta pouco para que estas tomem consciência e passem a interagir de maneira quase orgânica conosco. E aí, já conversou com teu robô hoje?

Se é fã de Netflix e gostaria de saber o que há de melhor no catálogo dê uma olhada aqui. Chega de ficar horas procurando algum filme interessante e acabar vendo mais um episódio de alguma série!