Filmes que ajudam a entender o processo de Coaching

A Procura da Felicidade

O cinema é capaz de inspirar mudanças de comportamentos, de atitudes, e ampliar nossa visão de mundo. Os filmes sempre trazem mensagens embutidas por meio do entretenimento, podendo soar como verdadeiras lições de vida e que podem ajudar a compreender o coaching, um dos assuntos mais falados da atualidade.

Atualmente, muitas pessoas têm procurado cursos de formação em coaching como o que fiz na SLAC para ampliarem seus horizontes e suas metas de vida. O coaching é muito mais do que uma profissão, é uma metodologia que auxilia as pessoas que buscam ampliar e alcançar metas e realizações pessoais e profissionais.

Confira abaixo os melhores filmes que ajudam a entender o coaching.

À procura da felicidade


Direção: Gabriele Muccino
Elenco: Will Smith, Thandie Newton, Jaden Smith
Em “À procura da felicidade”, por exemplo, protagonizado por Will Smith, é contada a história verídica do americano Chris Gardner. O filme causa comoção devido à luta do personagem para superar graves problemas financeiros e cuidar do filho pequeno. Determinação, força de vontade e superação estão entre as principais virtudes tratadas no filme.

[wbcr_php_snippet id=’53103′]

Mãos talentosas


Direção: Thomas Carter
Elenco: Cuba Gooding Jr., Kimberly Elise, Aunjanue Ellis
Em “Mãos talentosas” é contada a história de Benjamin Carson, que se torna um grande neurocirurgião infantil motivado pelos esforços de sua mãe, uma empregada doméstica. O filme traz como valores centrais fé, determinação e esperança.

[insert_php] include(TEMPLATEPATH . ‘/filmes.php’); ?> [/insert_php]

A História de Gabby Douglas – Vitórias de uma vida

A História de Gabby Douglas – Vitórias de uma vida
Direção: Gregg Champion
Elenco: Regina King, Imani Hakim, Sydney Mikayla
Outra dica é “A História de Gabby Douglas”, que narra a incrível saga de uma ginasta americana e os esforços da sua família para ajudá-la a ser campeã olímpica.

Karatê Kid


Direção: John G. Avildsen
Elenco: Ralph Macchio, Pat Morita, Elisabeth Shue
O clássico “Karatê Kid” também é um bom exemplo de abordagem para coaches e coachees. Neste, o aluno Daniel Larusso absorve para muito além do tatame os ensinamentos do mestre, Senhor Miyagi.

Gênio indomável


Direção: Gus Van Sant
Elenco: Matt Damon, Robin Williams, Ben Affleck
O filme “Gênio indomável” é outro trabalho que merece respeito, principalmente quando observamos como um mestre (coach) pode mudar a vida de uma pessoa ao buscar descobrir e apoiar suas habilidades.

Gravidade


Direção: Alfonso Cuarón
Elenco: Sandra Bullock, George Clooney, Ed Harris
Já no filme “Gravidade”, a doutora Ryan Stone, interpretada por Sandra Bullock, fica à deriva no espaço em sua primeira viagem espacial. A personagem soube utilizar bem a inteligência emocional, passando aprendizado relevante sobre autoconhecimento e superação.

O homem que mudou o jogo


Direção: Bennett Miller
Elenco: Brad Pitt, Jonah Hill, Philip Seymour Hoffman
Outra ótima opção de filme com temas relacionados ao coaching é “O homem que mudou o jogo”, que mostra a trajetória de um pioneiro do beisebol que obtém excelentes resultados ao utilizar métodos diferenciados e mesclar estratégia e estatística em seu cotidiano de trabalho.

E aí, você já assistiu algum desses filmes? Conte para nós nos comentários!

Leo Cruz

Especialista em criar aquilo que um dia você vai procurar no Google. Fã de Filmes, Séries e Animes, escreve diariamente no Deveserisso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *