Como Comprar um Freezer e as maravilhas da Internet!

Vamos ser honestos, existe coisa melhor que uma cervejinha gelada depois de um dia estressante? Nos últimos seis meses, tive a “incrível” experiência de viver sem um freezer ou geladeira. Tudo isso ocorreu porque tive um acidente em uma tentativa frustada de limpar a geladeira. Assim, tive que pesquisar muito sobre como comprar um freezer (super divertido!), e percebi que esse seria um processo bem mais complicado do que parecia. Confere aí como foi tudo isso!

Você sabe qual a diferença entre freezer e congelador?

Depois de muito pesquisar, a primeira coisa que percebi é que não sabia a diferença entre freezer e congelador. Ok, pode parecer uma dúvida idiota, mas sei que você também pode não saber. Isso aprendi no Zoom. Posso simplificar dizendo que existem duas diferenças básicas: a temperatura e a localização do compartimento na geladeira. O Freezer é muito mais frio que o congelador e fica localizado fora da geladeira, ou seja, se você está comprando uma geladeira de uma porta, você não tem um freezer.

O que isso quer dizer? Bom, no meu caso muito. Como moro sozinho, as vezes demoro para consumir algum alimento, principalmente carnes, por isso o freezer é ideal para mim, já que sua temperatura fica entre 18° e 25° negativos (depende do fabricante e modelo), temperatura que inibe a multiplicação de microorganismos, ou pelo menos diminui sua proliferação, então os alimentos iriam durar muito mais. Ponto para o Freezer!

O que precisava saber antes de comprar?

Passada a primeira etapa, era preciso considerar várias coisas como o tipo (vertical ou horizontal), eficiência energética, degelo e outras várias características. Nesse momento o mais importante é já ter em mente as necessidades de armazenamento e, principalmente, o orçamento que você possui.

Capacidade

Decidido a ir em frente nessa fantástica jornada de aprendizado, comecei pela capacidade do freezer. Como mesmo um freezer não consegue manter a comida saudável por muito tempo, era bom ter um aparelho que não coubesse mais comida do que poderia consumir. Pode parecer idiota dizer isso, mas se tivesse um aparelho grande acabaria tendo o estupido hábito de mante-lo lotado de comida que não iria utilizar e consumindo um absurdo de energia.

No meio das milhares de pesquisas, vi que a capacidade de um freezer é determinada por pés cúbicos. Malditos sistemas métricos! Vamos a boa e velha Wikipedia. Para cada um dos tais pés cúbicos o freezer pode armazenar cerca de 35 kg de alimentos. Depois disso, descobri que na maioria dos sites o freezer está em litros e me senti idiota novamente. Voltei a Wikipedia e descobri que um freezer de 100 litros pode armazenar 55 kg de alimentos, algo como 550 gramas por litro. Quando cheguei nessa parte, fiz uma pausa para questionar a forma como consumia os alimentos, já que guardar 55 kg de alimento é coisa para caramba, será que realmente precisa de um monstro desses? Bom, mais uma etapa concluída.

Eficiência Energetica

Além de tentar ser o mais consciente possível, moro em terras onde tucana canta mais alto, se não economizar luz no fim do mês o chicote estala. Os aparelhos de linha branca modernos são construídos com padrões de ‘eficiência energética’, mas nem todos realmente se qualificam para as classificações Energy Star. Energy Star? Ai meu santo Google! Esse tal selo foi projetado como um programa voluntário para promover inovações de economia de energia. Gostei disso, quero um freezer maneiro para gelar a cerveja, mas que também não destrua o planeta.

Degelo

degelo
Lembra que no começo do texto disse que havia passado por uma experiência frustada ao descongelar meu congelador? Então, o que não disse é que ela envolvia um martelo e uma faca de cozinha. Por isso, me preocupei em entender o jeito que o aparelho iria fazer isso. O Blog da Lu me ajudou muito nesse momento. Descobri que existem os seguintes tipos de degelo: degelo seco, degelo semiautomático, frostFree e cycledefrost.

De cara ia comprar o Cycledefrost porque achei o nome maneirão, mas no fim escolhi o Frostfree porque nunca mais iria precisar degelar o freezer, ou seja, nunca mais ia ter uma geladeira tão cheia de gelo que nem conseguiria fechar a porta.

Freezer vertical ou freezer horizontal?

Estava próximo do fim da jornada, agora só precisava escolher se ele seria vertical ou horizontal. Novamente o Blog da Lu me ajudou. Na hora de escolher entre o vertical e o horizontal, é importante você ter em mente a forma como você vai usar seu freezer. Se for apenas guardar alimentos do dia a dia, o freezer vertical é o ideal, por ocupar um espaço menor, ser mais fácil de organizar e pegar os alimentos. Agora se vai estocar alimentos por períodos mais longos o frezer horizontal é o ideal para você. Simplificando ainda mais:

  • Para tomar cerveja depois do trabalho, freezer vertical;
  • Estocar comida para invasão zumbi, freezer horizontal;

Como os freezers verticais custam menos, ocupam menos espaço no chão e retém melhor a energia se faltar força que as versões horizontais, decidi por um modelo desse tipo. Finalmente sabia tudo que precisava! Agora era só juntar isso, achar o menor preço e aproveitar tudo que essa enorme caixa gelada tinha a me oferecer.

Ah, uma dica extra: tente não deixar seu freezer em lugares muito expostos, porque às mudanças de temperatura fazem com que os compressores trabalhem mais e, consequentemente, usem mais energia durante períodos de clima quente. Além disso, este trabalho extra no compressor pode encurtar a vida útil e aumentar a necessidade de reparos e manutenção.

Se você chegou até aqui e não é um paraquedista deve estar se perguntando o porque fiz esse post, certo? Não? Aff, vou explicar mesmo assim. Durante o processo de escolher o freezer, percebi o quanto a jornada de compra de pessoas na era digital se tornou diferente. Na época dos nossos pais, todo esse processo seria baseado experiências passadas, curadoria de um especialista/Deus/vendedor ou talvez na recomendação de algum conhecido. No meu caso consultei uma infinidade de fontes de informação como lojas, blogs, Wikipedia, foruns etc. e comprei no site com o menor preço.

Além de aprender a comprar um freezer, descobri o que era o fenômeno físico da convecção térmica dos fluidos, que o calor é uma forma de energia que flui através dos corpos de acordo com certas leis físicas, que se mantiver algo entre 18° e 25° graus negativos vou impedir a proliferação de microorganismo, entendi pela primeira vez o que é a condensação de Bose-Einstein e o mais importante: a Execução Aurora é 15 vezes mais fria que meu freezer. Que época incrível para se viver!

Confira também nosso tutorial de como comprar no ebay.

Leo Cruz

Especialista em criar aquilo que um dia você vai procurar no Google. Fã de Filmes, Séries e Animes, escreve diariamente no Deveserisso.

3 comentários sobre “Como Comprar um Freezer e as maravilhas da Internet!

  1. Oi Pamella, tudo bem? Depende muito do que você precisa. No meu caso escolhi um freezer vertical frostfree porque atendia todas as minhas necessidades.

  2. Olá Leonardo, estou no mesmo dilema seu e sua aventura me ajudou muito na minha decisão. Obrigada por disponibilizar suas experiências conosco!!!

Comentários estão encerrado.