Frequência #16 – Sabotage, Maestro do Canão
Está no ar o Frequência #16 e essa semana recebemos Renan Fabiano e André Tomaso para destrinchar a obra de Sabotage. Falamos do trabalho musical, no cinema e da influência de sua música até os dias atuais. Relembramos fatos e histórias da vida desse gênio que infelizmente foi assassinado e teve a carreira interrompida precocemente.
Além disso conversamos bastante sobre rap nacional na década de 1990 e do momento atual que o gênero atravessa em nosso país.
[wbcr_php_snippet id=’53103′]
Não se esqueça de comentar o episódio, seguir nosso perfil no Soundcloud e assinar o feed para receber os episódios do podcast no seu iTunes ou em agregadores do sistema Android.
Aproveite para curtir nossa página no Facebook e ficar por dentro de notícias e indicações musicais que fazemos diariamente.
Comentado no Programa
-
- Sabotage no Yo! MTV
- Daniel Ganjaman
- Filme ‘O Invasor’
- Filme ‘Carandiru’
- Preparação de atores para o filme Carandiru
- Filme ‘Bróder’
- Documentário ‘Nós’
- Documentário ‘Sabotage, Maestro do Canão’
Um Bom Lugar – Biografia do Sabotage
A biografia oficial de Sabotage tem prefácio de Paulo Miklos, com quem o rapper estreou no set de filmagens de O Invasor, de Beto Brant. Em sua incursão pelo cinema, ele também atuou no filme Carandiru, de Hector Babenco. Mas antes do auge, Sabotage era o Maurinho do Canão, sobrenome que emprestou da favela onde nasceu, encravada no Brooklin, bairro paulistano que mais desenvolvia no país que se redemocratizava.
O disco Rap é Compromisso, de 2001, é um dos mais influentes e respeitados pela novíssima cena do Hip-Hop. ‘Um Bom Lugar’ é a primeira biografia definitiva de um rapper brasileiro, lançado dez anos após seu assassinato, o livro nos mostra que Sabotage continua atual como a frase-síntese de sua obra: ‘Rap é compromisso, não é viagem!’