Melhores filmes adaptados de livros

Brad Pitt e Edward Norton em Clube da Luta

[wbcr_php_snippet id=’53103′]

Quer saber quais são os melhores filmes adaptados de livros? Então você chegou ao lugar certo! Nesta matéria vamos apresentar histórias que funcionaram tão bem nas telas quanto nas páginas.

A adaptação de livros para o cinema sempre foi um recurso muito utilizado. Inclusive, muitos roteiristas exerciam a função de escritores de romances e contos. John Fante, autor de Pergunte ao Pó e Sonhos em Bunker Hill, escreveu diversos roteiros para cinema.

Com a queda na venda de livros, editoras têm dado destaque à títulos vendidos às grandes produtoras cinematográficas. E estes são alguns filmes que acabaram superando o sucesso editorial dos livros.

Se você chegou aqui é porquê gosta de livros. Temos algumas matérias relacionadas que você pode se interessar. É só clicar em um dos tópicos abaixo e se divertir:

Agora sem mais delongas, confira nossa lista com os 15 melhores filmes adaptados de livros!

Melhores Filmes Adaptados de Livros

Clube da Luta

Clube da Luta Trailer Legendado

  • Sinopse: Um homem deprimido que sofre de insônia conhece um estranho vendedor chamado Tyler Durden e se vê morando em uma casa suja depois que seu perfeito apartamento é destruído. A dupla forma um clube com regras rígidas onde homens lutam. A parceria perfeita é comprometida quando uma mulher, Marla, atrai a atenção de Tyler.
  • Porquê Assistir: Uma adaptação polêmica. Cultuado em todos os formatos, seja em mídia impressa ou cinematográfica, porém com grandes divergência ao conteúdo. Um clássico, independente de qual seja o formato consumido, vale a pena conferir ambos!
  • Data de Lançamento: 29/10/1999
  • Nota IMDB: 8,8

Onde Os Fracos Não Tem Vez

Onde os Fracos Não Têm Vez - Trailer Legendado

  • Sinopse:Enquanto caçava, Llewelyn Moss encontrou vestígios de uma venda de drogas. Apesar de saber que não deve, ele não resiste e leva o dinheiro encontrado com ele. O caçador se transforma em caça quando o impiedoso assassino Chigurh encontra seus rastros. Como se não bastasse um matador atrás de Moss, o xerife também passa a procurá-lo.
  • Porquê Assistir:O produtor Scott Rudin comprou os direitos do livro de McCarthy e sugeriu aos irmãos Coen uma adaptação do romance para cinema, que, à época, estavam tentando adaptar To the White Sea, de James Dickey. Em agosto de 2005, os irmãos Coen aceitaram escrever e dirigir a adaptação cinematográfica de No Country for Old Men, tendo identificado com que lugar e em que gênero deveria-se fazer a adaptação do romance. Joel Coen disse que a abordagem não-convencional “era familiar e agradável para nós, somos naturalmente atraídos por subversão de gêneros. Nós gostamos do fato de que caras maus nunca devem ir de encontro a caras bons e de que McCarthy não seguiu as expectativas dessa fórmula”. 
  • Data de Lançamento: 01/02/2007
  • Nota IMDB: 8,1

Bonequinha de Luxo

BONEQUINHA DE LUXO, DUBLADO

  • Sinopse:Holly Golightly é uma garota de programa que está decidida a casar-se com um milionário. Perdida entre a inocência, ambição e futilidade, ela toma seus cafés da manhã em frente à famosa joalheria Tiffany, na intenção de fugir dos problemas. Seus planos mudam quando conhece Paul Varjak, um jovem escritor bancado pela amante, que se torna seu vizinho e com quem se envolve. Apesar do interesse em Paul, Holly reluta em se entregar a um amor que contraria seus objetivos de tornar-se rica.
  • Porquê Assistir: Truman Capote, que vendeu os direitos autorais de sua obra para a produtora Paramount Pictures, queria que o filme fosse dirigido por John Frankenheimer e estrelado por Marilyn Monroe. Porém, o diretor Lee Strasberg aconselhou Monroe dizendo que interpretar uma prostituta seria ruim para sua imagem. Marilyn desistiu do papel e com a desistência do papel por parte de Monroe, a atriz belga Audrey Hepburn foi contratada para interpretar a personagem.
  • Data de Lançamento: 13/11/1961
  • Nota IMDB: 7,7

[wbcr_php_snippet id=’53103′]

Harry Potter e a Pedra Filosofal

Harry Potter e a Pedra Filosofal - Trailer #1 (2001)

  • Sinopse: Adaptação da primeira obra popular de J.K. Rowling sobre Harry Potter, um menino que soube em seu aniversário de onze anos que é filho órfão de dois bruxos e possui poderes mágicos únicos. De filho indesejado, passa a ser um estudante de Hogwarts, uma escola inglesa para bruxos. Lá ele conhece vários amigos que o ajudam a descobrir a verdade sobre as mortes misteriosas de seus pais.
  • Porquê Assistir: Os fãs da série se dividem entre os que cultuam os filmes, por visualizar o mundo criado por J.K. Rowling, e os que reclamam da falta de coerência com o conteúdo dos livros. Esse é um ponto controverso, pois toda adaptação sofre alterações para enquadrar em uma nova mídia. De todos, o primeiro filme é o mais fiel ao livro e que causou grande impacto por introduzir o mundo mágico de Harry Potter.
  • Data de Lançamento: 23/11/2001
  • Nota IMDB: 7,6

Laranja Mecânica

  • Sinopse: O jovem Alex passa as noites com uma gangue de amigos briguentos. Depois que é preso, se submete a uma técnica de modificação de comportamento para poder ganhar sua liberdade. Emprega imagens violentas e perturbadoras para comentar sobre a psiquiatria, delinquência juvenil, gangues de jovens, e outros assuntos sociais, políticos e econômicos em uma distópica Grã-Bretanha próxima ao futuro.
  • Porquê Assistir: Burgess relata em sua autobiografia You’ve Had Your Time (1990) que ele e Kubrick no início tiveram um bom relacionamento, cada um com pontos de vista filosóficos e políticos semelhantes e cada um muito interessado em literatura, cinema, música, e Napoleão Bonaparte. O romance de 1974 de Burgess Napoleon Symphony foi dedicado a Kubrick. Seu relacionamento azedou quando Kubrick deixou Burgess para defender o filme a partir de denúncias de glorificação da violência. Um católico não praticante, Burgess tentou muitas vezes explicar os pontos morais cristãos da história para as organizações cristãs indignadas e defender seu romance contra as acusações de jornais que apoiavam o dogma fascista. Ele também passou a receber prêmios dados para Kubrick em seu nome.
  • Data de Lançamento: 04/09/1978
  • Nota IMDB: 8,3

Ainda não acabou, veja na página seguinte mais filmes adaptados de livros que fizeram muito sucesso!