O Preço da Beleza – Além da arte nobre

Pepe Fontanari é um tatuador, desenhista, letrista, muralista e pintor de qualquer superfície que se materialize em sua frente. Um artista visual completo que quando não expressa suas ideias através de traços, escreve e atinge o mesmo nível de maestria ao configurar seus pontos de vista.

Veja a seguir essa crônica sobre universalidade das atividades mundanas abordada a partir dos movimentos de um boxeador para medir o preço da beleza. Não se esqueça de acompanhar o trabalho dele através da página linkada ao nome dele no primeiro parágrafo!

[wbcr_php_snippet id=’53103′]

O Preço da Beleza

Uma luta de Boxe nunca trata apenas de dois oponentes em colisão. Existe um requinte de beleza e arte no paradoxo do combate. O oponente, o maior rival, o carrasco, é a única testemunha possível da essência do seu adversário. Do que ele tem de mais íntimo e instintivo. É o teste maior do seu ímpeto.

Não fosse pelo oponente, quem lhe arrancaria as máscaras? Quem lhe forçaria a socar o ar aos berros? E ele próprio, que tipo de carrasco seria se não lhe oferecesse o mesmo, gentilmente em troca? Mas falamos, senhoras e senhores, de uma luta honesta.

Daquelas de 12 duros rounds. 12 guerras de socos, esquivas e sangue. Suores em arcos fibonácicos pelos ares. Nesses casos, até mesmo o adversário superior, capaz de passear levemente pelo ringue, não o faz. Sabe o quão desonesto seria privar de seu oponente a oportunidade de se expôr aos murros. A glória é um destino sem outro caminho que não o do conflito.

Existe uma beleza no bailado dos pés, dos pêndulos, das cabeças que, por pouco não são sacolejadas por cruzados e ganchos. O preço do balé são os pés da bailarina. O preço da beleza, é a dor.

Touro Indomável

Grande parte dos filmes relacionados ao boxe conseguem captar a essência da humanidade que existe em qualquer arte. Um dos melhores nesse aspecto é clássico de Martin Scorsese, Touro Indomável. Além de uma excelente história, a atuação de Robert De Niro beira a perfeição. O auge do ator para retratar um boxeador decadente.

O filme conta a história de um boxeador de peso médio e suas vitórias até ter a sua primeira oportunidade de ser campeão da sua categoria. Ele se apaixona por uma linda garota do Bronx, mas a incapacidade de expressar seus sentimentos eventualmente atrapalha sua vida profissional, o que lhe custa tudo.