O que é cerveja artesanal? Entenda o que uma cerveja precisa para ser artesanal!

Copos com Cerveja Artesanal

O consumo de cerveja artesanal está sendo cada vez mais consumida no Brasil e, também por esse ser um dos meus hobbys, já falamos bastante do assunto por aqui como quando fizemos uma matéria explicando qual a diferença entre cerveja artesanal e a comum e até como limpar e conservar seu growler, mas só agora percebi que ainda não expliquei exatamente o que é uma cerveja artesanal. Você sabe o que uma cerveja precisa para ser considerada artesanal? Então essa matéria é para você!

[wbcr_php_snippet id=’53103′]

Antes de começar a falar sobre cervejas especiais precisamos entender a definição de cerveja, não é? Segundo a legislação brasileira, cerveja é a bebida obtida pela fermentação alcoólica do mosto cervejeiro oriundo do malte de cevada e água potável, por ação da levedura, com adição de lúpulo. Essa é a bebida alcoólica mais consumida no mundo atualmente e mesmo entre as bebidas sem álcool seu consumo só é menor do que da água e do chá. No vídeo abaixo, do canal Buteco do Ferreira, você terá uma explicação mais completada sobre o assunto.

Como fazer cerveja: O que é cerveja? - [Parte 1/10]

Bom, agora você já sabe o que é cerveja, mas como vocês podem imaginar, não existe uma definição exata do que pode ser considerado uma cerveja artesanal, mas de uma forma geral pode considerar-se desse tipo aquela que é produzida com recurso a processos mais artesanais do que aqueles praticados pelas grandes cervejarias. Basicamente, essas são as bebidas em que são utilizados ingredientes de qualidade (sem milho, arroz ou qualquer outro cereal não maltado) e que possuem um processo de produção mais lento com o objetivo de melhorar o sabor e não apenas de lucrar.

[insert_php] include(TEMPLATEPATH . ‘/relacionados.php’); ?> [/insert_php]

Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Cerveja, as cervejas gourmet já são responsáveis por 5% do mercado nacional e têm previsão de dobrar o número de vendas nos próximos cinco anos. Pelo que parece, o consumidor brasileiro finalmente está se tornando mais exigente e parando de se contentar com a baixa qualidade das nossas cervejas.

E aí, entendeu o que é uma cerveja artesanal? Se você ainda está com dúvidas é só deixar um comentário e teremos prazer em responder!

Leo Cruz

Especialista em criar aquilo que um dia você vai procurar no Google. Fã de Filmes, Séries e Animes, escreve diariamente no Deveserisso.