Quanta energia Yoda poderia gerar usando a Força?
Estou lendo um livro muito bom, chamado “E se?” de Randall Munroe, também conhecido como o criador do xkcd. O livro se poem a responder cientificamento algumas das perguntas mais absurdas do mundo e uma delas me fez lembrar vocês: “Quando de energia Yoda poderia gerar usando a Força?“. A explicação é cheia de contas, mas a resposta vai te surpreender. Vamos lá?
Confira também
- Livros Nerds que você precisa conhecer.
- Confira os Novos Livros do Universo Expandido de Star Wars
- Presentes para quem gosta de Star Wars.
- Gameplay do Multiplayer de Star Wars Battlefront.
Na página 164, Randall explica que a maior demonstração de poder do Yoda na trilogia original foi quando ele retirou a X-Wing do Luke de dentro de um pântano. No que diz respeito a mover objetos fisicamente, este foi facilmente o maior uso de energia pela Força que vimos de qualquer personagem da trilogia.
Agora vem a parte complexa dessa brincadeira. A energia necessária para levantar um objeto a uma altura h é igual à massa do objeto vezes a força da gravidade vezes a altura a que vamos levantar. A cena da X-Wing permitiu ao autor determinar um limite inferior no dispêndio de energia do Yoda.
Agora precisamos saber o peso da nave. O peso da X-Wing nunca foi canonicamente estabelecida, mas o seu comprimento sim, 12,5 metros. Um caça F-22 tem 19 metros de comprimento e pesa 19.700kg, então é possivel estimar que o X-wing tem aproximadamente 5,6 toneladas.
Depois, ele precisou definir a que velocidade que o X-wing estava se erguendo daquele pântano. Para isso, ele reassistiu à cena e cronometrou a taxa de ascensão enquanto ela subia da água.
O trem de pouso frontal sai da água em cerca de três segundos e meio, e eu estimo que o trem tenha 1,4 metro de comprimento (baseado em uma cena de em que um membro da equipe passa rastejando por uma). Isso nos diz que a X-Wing estava sendo erguida a 0,39 m/s.
Por último, precisamos saber a força da gravidade em Dagobah. Apesar dos fãs de sci-fi serem obsessivos, não existe um catálogo de características geofísicas tão específicas de cada planeta visitado em Star Wars. Certo?
Errado. Você acabou de subestimar a mente coletiva dos fãs. A Wookiepedia tem esse catálogo, e ele nos informa que a gravidade na superfície de Dagobah é 0,9g.Combinando isso com a massa da X-Wing e a taxa de ascensão, temos nossa potência de pico:
Isso é energia o bastante para fornecer energia a um quarteirão de casas suburbanas. Também é equivalente a 25 cavalos de potência, que é mais ou menos a potência do motor de um Smart Car elétrico. Pelos preços atuais de energia elétrica com base na tabela da AES Eletropaulo, o Yoda valeria cerca de R$ 3,81 por hora. Sendo assim, acho que seria um pouco dificil utilizá-lo como fonte de energia para uma cidade de grande porte como São Paulo, com seu consumo de 125 GWh, mas seria muito mais legal.
Se você gostou dessa curiosidade, sugiro comprar o livro “E se?” da Companhia da Letras e além dessa, ver respostas a perguntas malucas como:
- “E se, dere repente, a Terra e todos os objetos no solo parassem de girar mas a atmosfera mantivesse sua velocidade?”
- “Se todas as pessoas na Terra apontassem uma caneta laser para a lua ao mesmo tempo, ela mudaria de cor?”
- “Quanto tempo um submarino nuclear resistiria na órbita da Terra?”
Essa e muitas outras perguntas incríveis estão disponíveis no livro. Se quiser, você pode comprá-lo nesse link aqui.