Rap em Quadrinhos apresenta o melhor de dois mundos
Há um tempo atrás questionamos aqui sobre o rap ser o novo rock. Pelo crescimento exponencial e influência que ganhou culturalmente e socialmente nas últimas décadas, os aspectos visuais, comportamentais e estilísticos do movimento hip-hop são cada vez mais absorvidos pelo mainstream.
E a cultura pop costuma receber essa influência de forma massiva, mas em algumas situações o caminho é inverso e é interessante notar alguns projetos como o Rap em Quadrinhos. Em um trabalho conjunto em que Gil Santos, do canal Load Comics e o ilustrador Wagner Loud transformaram ícones do rap nacional em heróis dos quadrinhos.
[wbcr_php_snippet id=’53103′]
De onde veio a ideia?
Após uma entrevista de Wagner Loud para Gil Santos no canal da Load Comics, surgiu a ideia de transportar o projeto que Loud colocava em capas de HQ’s grandes nomes do Punk Rock, a Punk Rock em Quadrinhos, para os artistas do rap nacional.
Utilizando as informações e roteiro de Gil, Loud caracteriza nomes como Mano Brown, Sabotage, Emicida, Karol Conka, Negra Li em personagens famosos das histórias em quadrinhos. A composição respeita os elementos característicos das HQ’s de cada herói, como as fontes e enquadramentos, assim como integra traços da personalidade e importância dos músicos com a história de cada herói.
Quem é quem e porquê?
O mais interessante desse trabalho é a identificação e o senso de pertencimento existente na correlação das histórias dos personagens, como cada arte recebe uma explicação, para os conhecedores do movimento hip-hop é facilmente defectível o motivo de cada escolha.
Para saber a explicação completa sobre essas escolhas, vale acompanhar o perfil do Instagram da Load Comics que vai adicionando periodicamente novas ilustrações. Nomes como MC Marechal, Rodrigo Ogi e RZO estão cotados para aparecer no projeto. A intenção é realizar uma exposição futuramente com a série completa.
Veja as artes já lançadas do Rap em Quadrinhos:
Conheça mais sobre o projeto Rap em Quadrinhos no vídeo abaixo:
E aí, gostou de ver artistas do rap nacional como personagens de histórias em quadrinhos? Conte pra gente nos comentários!
Ficou muito massa! <3