The Good Doctor: a série que destronou The Big Bang Theory

The Good Doctor

Os EUA tem uma nova série queridinha. O drama The Good Doctor, protagonizada por Freddie Highmore (ex-Bates Motel), é um fenômeno de audiência chegando a superar o blockbuster The Big Bang Theory.

The Good Doctor, drama médico da ABC já pode ser considerado um marco, já que ter mais audiência que The Big Bang Theory parece algo fora da realidade na TV americana nos últimos anos. Para quem ainda não conhece, Freddie Highmore interpreta Shaun Murphy, um jovem médico brilhante que possui transtorno do espectro autista (TEA). Sejamos honestos, séries como House, ER (Plantão Médico) e Grey’s Anatomy já pavimentaram o caminho dos dramas médicos, mas a fórmula fica cada vez mais esgotada e é nisso que The Good Doctor acerta, já que traz uma releitura das já tradicionais séries, que sempre apostam na em casos da semana e no relacionamento entre as pessoas que trabalham no hospital. Essa é uma fórmula de sucesso já estabelecida, mas e se você adicionar uma condição singular: um paciente precisa de uma cirurgia e o médico responsável é uma pessoa com Savant?

[insert_php] include(TEMPLATEPATH . ‘/filmes.php’); ?> [/insert_php]

O espectro autista é um assunto complexo, então vamos fazer um parênteses para explicar o que é Savant. A síndrome de Savant trata-se de uma síndrome neurológica rara, onde os portadores apresentam capacidades espetaculares em áreas extremamente específicas do conhecimento humano. Uma curiosidade sobre o tema é que Savant significa “sábio” em francês, fazendo alusão à capacidade extraordinária que estas pessoas possuem em uma área específica. Apenas para você ter ideia do que uma pessoa com Savant é capaz, vamos apresentar o caso de Kim Peek, que possuía um QI abaixo da média, mas que durante sua vida leu mais de 12 mil livros e podia lembrar de cada palavra em todos eles. Essa história inclusive inspirou o filme Rain Man que deu o Oscar a Dustin Hoffman.


A trama é o que você espera, já que o jovem Shaun Murphy acaba vencendo a desconfiança de seus colegas e superiores e consegue desvendar os casos mais intrigantes que chegam no hospital. Mas, com uma narrativa extremamente sensível, a série traz como novidade o enredo todo baseado e desenvolvido na infância de Shaun: suas dificuldades diárias e as formas com que seu irmão o ensinou a lidar com o mundo. O cuidado em apresentar um tema tão complexo faz lembrar a série Atypical, o que é uma ótima referência.

A novidade é produzida por David Shore, criador de House, e já ganhou autorização para uma temporada completa. The Good Doctor chega para ser o novo blockbuster da TV mundial e tem um potencial gigantesco caso seja bem explorado pelos seus roteiristas.

E aí, o que você achou da série The Good Doctor? Conte para nós nos comentários!

Leo Cruz

Leonardo Cruz é um dos fundadores e editores do Deveserisso e é especialista em criar textos que um dia você vai procurar no Google. Se quiser falar comigo, me <strong>encontre no Linkedln</strong>.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.