Todos os Samples: Subsolo – Ordem de Despejo

Estamos iniciando a coluna Todos os Samples, onde semanalmente vamos listar os samples utilizados na construção de um álbum ou EP do rap nacional. A ideia é agregar a maior quantidade de informações, referências e motivações para essas escolhas.

O trabalho é imenso e por esse motivo abrimos espaço para colaborações. Se você identificou algum sample utilizado que não está nesta lista é só deixar um comentário avisando. Faremos a apuração e contamos também com a gentileza dos produtores de cada som para complementar a coluna.

Agora que está explicado o que e como desenvolveremos o trampo, apresento o primeiro álbum a ser decodificado!

Subsolo – Ordem de Despejo

Após o término do Quinto Andar, os membros remanescentes se reuniram no coletivo Subsolo. Essa junção resultou em um único registro, Ordem de Despejo, lançado no início de 2009.

Gato Congelado, Kamau, Lumbriga, DJ Mako, Matéria-Prima, Pai Lua, Shawlin e Xará são os responsáveis por esse trabalho que é considerado um dos clássicos do rap nacional, tanto pelo calibre dos componentes envolvidos quanto pela qualidade sonora e lírica do trabalho.

As letras mais densas e reflexivas apontam o amadurecimento dos integrantes e por ter sido produzido durante um retiro criativo do grupo no interior de São Paulo, carregam o trabalho de personalidade.

Mais existencial e mantendo a criatividade de outros tempos, Ordem de Despejo é parte irretocável da música nacional.

Após as apresentações, vamos dissecar os elementos utilizados na composição desse álbum. E um agradecimento especial ao Lum por ter aberto os caminhos e indicado os samples que faltavam na primeira versão do post.

Intro

A primeira faixa é produção do Xará com colagens de alguns sons de membros do grupo em meio aos screatches e no sample da música New York Times da flautista de jazz Bobbi Humphrey*. Entre elas estão Nostalgia (Shawlin), Vive pra Servir, Serve Pra Viver e Tá Feito (Quinto Andar).

*Créditos desse sample para o Nicholas Ornelas.

Cidade de Mentira

Letra por Gato Congelado, produção de Lumbriga e riscos por DJ Primo. O sample utilizado como base foi Arquitetura de Morar, uma das faixas instrumentais do álbum Urubu de Tom Jobim.

Ensaio sobre a Cegueira


Letra por Gato Congelado, Matéria Prima e Xará. Na intro é utilizado o trecho de algum filme ou desenho, alguém identificou? Aqui passou batido, aguardamos referências!

Limpe Seu Coração

Letra por Pai Lua, Xará e Shawlin. O sample base utilizado para o som é Be Aware da cantora Dionne Warwick. O sample/colagem de encerramento dessa faixa é um mistério, tenho quase certeza que é a voz de Célia, cantora falecida em 2017. Mas não consegui identificar a música para incorporar no post.

*Créditos desse sample para o Nicholas Ornelas.

Preso À Liberdade

Letra por Xará, Gato Congelado e Lumbriga. O sample utilizado nesse som é o trecho da música There Is Change In The Air do jazzista norte-americano Sun Ra. A produção do som ficou a cargo de Lumbriga e Shawlin.

Ninguém Ama os Náufragos

Letra por Matéria Prima, Lumbriga e Shawlin. O sample utilizado nessa faixa é Invitation do músico e produtor Quincy Jones que inclusive é citado em um dos trechos do som.

Rio Babilônia

Letra por Pai Lua misturando funk e hip hop no sample da música Little Child Running Wild do lendário guitarrista Curtis Mayfield, uma das maiores referências do soul psicodélico.

Veja o restante dos samples utilizados nesse álbum na próxima página!

2 comentários sobre “Todos os Samples: Subsolo – Ordem de Despejo

  1. Salve, ótimo post, vou seguir o site, se precisar de qualquer ajuda nesse quadro pode pedir, gosto bastante de produção e de samples. Respondi lá no Rap Cru, alguns dos Samples restantes:

    Intro:

    Limpe seu Coração:
    Dionne Warwick – Be Aware

    Papo de Futuro:
    Chugoku Chihu No KomoriUta – Lullaby for Chugoku Area

    Intro:
    Bobbi Humphrey – New York Times

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *