Tvs LCD vs Tvs de Plasma

lcdxplasma


Desde que surgiram elas são um objeto de desejo para a maioria das pessoas: as TVS de alta resolução, finas e gigantes, representadas principalmente pelas tecnologias de plasma e LCD. Elas têm aumentado exponencialmente suas vendas no país, no momento com ampla vantagem para as TVs de LCD. Entendam como funciona cada uma dessas duas tecnologias e quais suas principais vantagens e desvantagens.


Plasma


TVs de plasma funcionam da seguinte maneira: milhares de micro lâmpadas são dispostas lado a lado formando uma espécie de painel próximo à tela, cada lâmpada possui em seu interior uma mistura de gases, como xenônio e neônio que, ao receber um comando, liberam elétrons que se chocam contra os átomos da mistura gasosa, transformando-a em plasma (um gás ionizado, ou seja, um gás formado por íons positivamente carregados e elétrons e conhecido em física como o quarto estado da matéria).
O processo que forma a imagem que podemos ver em nossa TV consiste na reação do choque do plasma com partículas de carga oposta que geram luz ultravioleta, e esta luz estimula o fósforo que reveste a parede interior das micro lâmpadas a produzir luz visível a nossos olhos, formando assim as imagens.



Vantagens:
• Cores mais vibrantes.
• Ângulo de visão mais amplo.
• Contraste aprimorado, melhor do que telas LCD.
• Tamanhos de tela a partir de 42 polegadas, modelos de até 103 polegadas.
• Resposta da imagem mais rápida ideal para visualização de jogos e filmes.



Desvantagens:
• Apresentam maior gasto de energia.
• Resolução um pouco menor em relação ao LCD.
• Efeito burn-in causado pelas imagens fixas exibidas no aparelho, que acabam queimando (burn) a tela, e deixando uma marca, caso fiquem muito tempo ligadas.(efeito quase corrigido hoje em dia)
• Ao ficar muito próximo da tela, é gerado um efeito flicker que cansa a vista mais rápido.
• Possui mais reflexo do que o LCD, deixando a tela “espelhada” se houver incidência de luz direta (janela aberta, por exemplo).



LCD

TVs LCD (Liquid Crystal Display) funcionam como se uma lâmpada de luz branca e brilhante estivesse acessa o tempo todo por trás da tela e cada pixel é preenchido com cristais líquidos. Cada cristal é formado por três pontos coloridos o chamado sistema RGB, abreviatura do sistema de cores aditivas formado por Vermelho (Red), Verde (Green) e Azul (Blue), que reagem à passagem de corrente elétrica e tem a capacidade de permitir ou não a passagem da luz formando assim a imagem que vemos em nossa TV.




Vantagens:
• Maior resolução e definição da imagem
• Economia de energia
• Como emite mais luz, é uma boa opção para ambientes claros porque o LCD não é reflexivo e absorve bem a luz.
• A tela de LCD costuma ser mais leve e fina.
• Já está pronta para o formato HDTV.
• Tvs de LCD são mais baratas e fáceis de serem consertadas em relação as tvs de Plasma.



Desvantagens:
• Mesmo com a queda dos preços das TVs LCDs, elas ainda podem custar até 4x mais que uma TV convencional.
• Apesar de apresentar manutenção mais barata que a televisão de Plasma não é qualquer assistência técnica que está capacitada para arrumar a TV em caso de pane devido a tecnologia envolvida na sua fabricação.
• Algumas cenas mais movimentadas (principalmente em cenas de ação ou jogos de vídeo game), algumas TVs LCD possuem o problema de “arrasto”, ficando uma espécie de sombra.
• Por causa da iluminação da tela, o preto das TVs de LCDs não são tão pretos assim.
• Alguns modelos de TV LCD possuem um menor ângulo de visão.



Qual das duas tecnologias seria a melhor?

A resposta para essa questão seria “depende”. Depende de qual maneira você prentende utilizar sua TV, tanto LCD quanto Plasma tem suas vantagens e desvantagens em determinadas atividades. A principal questão antes de gastar seu dinheiro seria entender quais são suas necessidades e pesquisar quais das duas tecnologias as atendem da melhor forma. Uma coisa é certa, a competição entre as duas tecnologias só traz benefícios para os consumidores, já que os fabricantes vão se aprimorando para não apresentar desvantagens em relação à concorrência. Hoje os defeitos que antes incomodavam, já não existem praticamente. Problemas de consumo de energia, durabilidade, manchas e rastros já estão sendo corrigidos.

Leo Cruz

Especialista em criar aquilo que um dia você vai procurar no Google. Fã de Filmes, Séries e Animes, escreve diariamente no Deveserisso.

12 comentários sobre “Tvs LCD vs Tvs de Plasma

  1. Eu tenho uma tv de Plasma de 26″ da sony… e vc disse q so tinha a partir de 42″.

    Se quiser te mando foto, xerox nota fiscal, etc etc.

    Outra coisa q vc esqueceu de falar é que, apesar de dificil… as tvs de LCD sao infinitamente mais faceis e baratas de consertarem que as de Plasma.

  2. Legal a matéria. Trabalho em uma assistência técnica autorizada Philips e em relação à manutenção dos aparelhos são iguais, é o mesmo processo para plasma e lcd. Quanto ao consumo de energia, os vendedores dizem que a LCD consome menos que a plasma. MENTIRA. Uma Tv de 42″ consome em média de 200 a 220w. Pode passar em frente de qualquer loja e olhe a etiqueta atrás de TV pra ver o consumo. Plasma e LCD tem o mesmo consumo. A diferença básica é a resolução. Ambas estão com os dias contados. Agora temos a TV Oled. Abraço.

  3. te informa mais um pouco
    resolução- plasma mantem a resolução muito maior em imagens em movimento.
    preço- so dar uma pesquisada vc vai ver que plasma full-hd é muito mais barato que a maioria dos lcd’s semelhantes
    plasma não esta pronta para formato hd me diz de onde vc tirou isso amigo?

  4. Meus parabens pelo post. Muito útil. Quanto as criticas do tipo: “te informa mais um pouco” desconsidere. Pessoas que criam são muito mais úteis do que as que só criticam. Quando Cristo criou a mulher também ouviu a critica de Adão: “Pô, a vagina ficou do lado do anus?

  5. Eu já tinha muita dúvida em qual comprar, agora me aparece essa nova TV de Led,quando eu resolver escolher entre
    as 3 já estarão ultrapassadas, se eu tivesse grana pegaria uma de cada. 🙁

  6. Mais uma fraca comparação “LCD vs Plasma” públicada em texto Português Brasileiro. Com argumentos fracos que só conseguem convencer os leigos ou deixa-los ainda mais confusos.

    — Sobre plasma:
    * Resolução um pouco menor em relação ao LCD – Péssima afirmação. Apesar de uma Plasma *HD* ser 1024×768, contra uma LCD HD 1366×768 (já FullHD é 1920×1080 para *AMBOS* os tipos) em imagem ESTÁTICA, somente as plasmas atingem a resolução máxima tanto em imagens estaticas como em movimento sem uso de artefatos. Dezenas de sites especializados, já comprovaram que até mesmos as últimas LCDs c/ backlight LED, Full HD, se desabilitado recursos como 120hz, 240hz, etc (que mudam a fluidez de um filme, deixando com “sensação” de novela do SBT), a resolução em movimento da LCD-LED FullHD cai para próximo de 480 linhas verticais, ou seja, resolução equivalente a um DVD, enquanto uma Plasma mantém as 1080 linhas sem alterar a fluidez do filme.
    • Apresentam maior gasto de energia – Essa informação deveria ter sido passada com ressalvas. Primeiramente, você deve ficar ciente, que o consumo especificando nos televisores de plasma, é o consumo “máximo” (tela 100% branca, brilho, contraste e etc, ajustados no máximo), já em televisores de LCD e LCD-LED é o consumo “médio”. Ao contrário das LCD e LCD-LED as Plasmas podem efetivamente “desligar” todos os pixels da Tela, reduzindo drasticamente o seu consumo. De forma, que apesar de algumas especificarem um consumo máximo de “350W” por exemplo, o consumo “médio” de um filme pode ficar dentro ou abaixo dos 200W facilmente, tendo o seu consumo “médio” equivalente ou inferior a modelos de LCD normais. Um exemplo, é que uma LCD normal, se exibindo uma tela 100% preta, deve reduzir o seu consumo em no máximo 10%, já uma plasma deve reduzir o seu consumo em torno de 90% se em comparação ao consumo “médio” (no caso das LCDs) e “máximo” (no caso das Plasmas).
    • Ao ficar muito próximo da tela, é gerado um efeito flicker que cansa a vista mais rápido. – Meu Deus, que diabos é isso? Procurando “desvantagens” a força é foda… Plasma a freqüência de atualização muito superior (modelos atuais giram em torno de 600hz) as LCD/LCD-LED, se você estiver sentindo flicker em TV de Plasma então o problema é na instalação elétrica… ou vai dizer que a TV tava ligada em um “estabilizador” e por isso a energia estava devidamente “filtrada” (risos)?

    Sobre as LCDs:
    • Maior resolução e definição da imagem – Minha explicação acima já rebate esse comentário.
    * Já está pronta para o formato HDTV – Encher linguiça? Até parece que a Plasma não está…. Você viu isso no encarte de alguma loja? ou no adesivo que tava pregado na TV? (risos).
    • Tvs de LCD são mais baratas e fáceis de serem consertadas em relação as tvs de Plasma. – Ahn??? Mais baratas que uma Plasma? Comparando uma Plasma de marca com uma LCD de marca de 3a linha, pode até ser, mas se for para comprar com preço deveria ao menos comprar com um modelo de LCD que a qualidade ao menos chegue perto da Plasma, como por exemplo, LCD c/backlight de LED… ai o preço da LCD vai pra 3x o preço da Plasma.

    Compara Plasma vs LCD c/ backlight de LED… ai ainda sim de vantagem pra LCD-LED só existirá 2: 1) menor consumo na LCD- **LED** , 2) tela mais “fina”. Agora as vantagens que não interessam a ninguém (risos): cores, contraste, brilho, tempo de resposta, fluidez, resolução dinâmica, menor preço, etc, ficam para as Plasmas…

  7. Tenho uma tv SEMP TOSHIBA ,LCD muito boa mas ao comprar uma LG plasma, percebi que posso assitir TODOS canais na NET com uma ótima imagem, e que na LCD fica embaçada e na plasma ,,, todo canal é limpinho. MARAVILHA TV PLASMA .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *