Valciãn Calixto – Má Vontade Boa Intenção

Foto por Eryka Alcântara

Em clima de preparação para o novo disco, o cantor e compositor piauiense lança o single “Má Vontade Boa Intenção”. A música dá uma amostra e aponta a direção que deve seguir o próximo trabalho de Valciãn Calixto.

Após excelente recepção de FODA!, lançado ano passado, Valciãn segue na linha de experimentações rítmicas e letras potentes.

[wbcr_php_snippet id=’53103′]

No single, o cantor questiona os padrões estéticos e culturais presentes nas artes brasileiras.

“A letra ataca diretamente a cultura e o pensamento provinciano que impede o brasileiro de realizar qualquer ação positiva, seja para si, seja para outrem. Isso contribui para a manutenção da atual conjuntura no país, assim como a morosidade que percebo em parte dos artistas do Piauí, como se pode ouvir na terceira estrofe da música”, explica Valciãn.

Condição Estrutural

Indo além, esse comportamento pode ser percebido em todo o país. Toda e qualquer tentativa de explorar a riqueza sonora/artística recebe forte resistência de veículos midiáticos. Estes contribuem para um engessamento do público que engole apenas o que é pasteurizado e embalado para ser consumido comercialmente.

O próprio compositor questiona os meios e a falta de estrutura para desenvolvimento de um cenário sustentável.

Tapar os olhos para isso é burrice. Não tem investimento, não há cadeia produtiva, casas de shows abrem e fecham sem que percebamos. Mesmo a nível de Nordeste, se qualquer artista quiser se estabelecer, tem de sair para tocar no eixo sudeste do Brasil, Baiana System e Cidadão Instigado são bons exemplos. A Geração TrisTherezina ainda tem muito o que conquistar, muito mesmo, tanto profissionalmente quanto a nível de projeção, mas já notamos nossos nomes sendo mencionados fora do Piauí, o que demonstra uma vitória pequena quanto à terceira estrofe do single”, finaliza.

Conversamos com o pessoal da Howlin’ Records em nosso podcast sobre as dificuldades enfrentadas para desenvolver esse cenário. E estávamos falando sobre grupos locados em São Paulo. Isto dá um pouco da dimensão da dificuldade de quem se aventura fora do eixo sudeste.

O próximo álbum de Valciãn deve ser lançado nesse segundo semestre. Enquanto não sai, confira o single “Má Vontade Boa Intenção”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *