Você já conhece a literatura Young Adult?

Lendo Young Adult

Fenômeno que teve início nos EUA, livros do segmento Young Adult ou Jovem adulto vem ganhando cada vez mais espaço dentro das prateleiras nas livrarias e importância dentro do mundo da literatura. Isso porque ele faz uma ponte entre os gêneros Infanto Juvenil e New Adult. Pode ser definida como Literatura para adolescentes de 14 a 21 anos, mas diferentes fontes podem apontar uma faixa etária mais ampla. Você já conhece o que é literatura Young Adult? Continue lendo para entender melhor o que é esse “novo gênero”.

Primeiramente, há uma discussão sobre isso ser um gênero literário ou uma classificação. Como esses livros são sempre acompanhados de algum outro gênero diferente, como romance, suspense, ficção, etc… Usaremos aqui o termo classificação. Seus protagonistas geralmente estão em fase escolar, no ensino médio, e possuem idade entre 14 a 21 anos. Já o público alvo dos livros classificados como tal abrangem uma faixa um pouco maior, entre 14 a 29 anos.

[wbcr_php_snippet id=’53103′]

Interessante notar que os livros dessa classificação possuem muitas características em comum, pois seus protagonistas estão numa fase de transição: A Adolescência. Conflitos com membros da família, busca pela sua identidade, bullying, baixa autoestima, dramas e a descoberta da sexualidade fazem parte dos enredos.

No Brasil, a classificação Young Adult começou a fazer sucesso há pouco tempo; há livros brasileiros desse subgênero, mas a diferença entre a quantidade produzida aqui e no exterior é gritante. Títulos como Jogos Vorazes, Divergente e A culpa é das estrelas vendem como água nas maiores livrarias do país, mas ainda estamos engatinhando nos títulos nacionais dessa classificação.

[insert_php] include(TEMPLATEPATH . ‘/filmes.php’); ?> [/insert_php]

Há pouco tempo atrás, era comum ouvirmos que os jovens não se interessavam pela leitura; hoje os livros dessa categoria sempre estão nos topos das listas de mais vendidos no mundo. Isso também tem atraído adolescentes a desenvolverem seu lado autor, pois ao verem que outros com sua idade conseguiram escrever excelentes enredos e criar ótimas histórias, eles se sentem motivados a também tentar criar suas próprias histórias e se lançarem nesse mercado, e as editoras estão mais dispostas do que nunca para receberem esse tipo de publicação.

Parte desse sucesso se deve aos blogs literários e sites que dão indicações de que livros devem ser lidos. Os jovens estão sempre antenados em tudo que é tendência nas mídias sociais, e a descoberta de que dá para unir esses dois mundos tão distintos pode acabar rendendo bons resultados. As editoras estão atentas a isso e usam essas ferramentas de forma eficiente, criando nos jovens o interesse nesses conteúdos. Além disso, os E-books vieram pra ficar, e permitem um acesso mais fácil aos livros através das plataformas digitais.

lendo-no-kindle

Os escritores não devem encarar os livros Young Adult como inimigos que roubaram seus leitores, pois essa classificação têm aberto portas no mundo literário. Isso porque os jovens que antes não tinham interesse algum nesse tipo de material passam a adquirir o hábito da leitura e com o tempo, naturalmente, ocorre uma evolução. Após adquirir o hábito de ler, os jovens acabam dando oportunidade para outros gêneros, e aprendem a gostar.

Young Adult não é o mesmo que New Adult. (usamos os termos em inglês porque é o mais usado em blogs e sites, e dificilmente começaremos a usar o “Jovem adulto” ou o “Novo adulto”). A diferença é que, enquanto YA tem protagonistas em fase escolar com idade entre 14 a 18 anos, os NA tem personagens entre 19 a 25 anos.

Os YA abordam temas mais adolescentes, como questão da identidade, primeiro namoro, primeiro emprego, e se passam na escola, tendo um protagonista que não é muito popular e uma narrativa com um senso de humor muito presente; já os NA tem personagens um pouco mais velhos, geralmente na faculdade ou universidade e abordam o início da vida adulta, trazendo um aprofundamento maior nos dramas, como depressão, sexualidade, uso de drogas e relacionamentos mais sérios e profundos.

Mas não importa a idade, os livros estão aí para serem lidos, independente do gênero ou público alvo. O importante é sempre evoluir, afinal conhecimento não ocupa espaço. Não se deixe levar por preconceitos literários, dê oportunidade para novos caminhos. Pode acabar se surpreendendo!!

Já pensou em escolher um livro Young Adult para próxima leitura? Conte para gente!

Leo Cruz

Especialista em criar aquilo que um dia você vai procurar no Google. Fã de Filmes, Séries e Animes, escreve diariamente no Deveserisso.