A partir de março, o Itaú Cultural homenageia um dos maiores artistas brasileiros, Hélio Oiticica. Com curadoria de Fernando Cocchiarale e César Oiticica Filho, a exposição “Hélio Oiticica – Museu É o Mundo” abre com uma série de ações e atividades imperdíveis.

Artista consciente do próprio trabalho, Oiticica deixou um extenso legado não só pelas muitas obras referenciais, mas também por sua visão incomum sobre o papel do artista. Aproximadamente 117 de suas obras, bastante contemporâneas e atuais em suas propostas, são exibidas nesta exposição, algumas delas espalhadas por parques e espaços da cidade de São Paulo.

A abertura acontece às 11h do dia 20 de março e, a partir das 12h, 15 integrantes da escola de samba Mangueira realizam uma performance, vestindo os Parangolés de Oiticica. No mesmo horário, Jards Macalé e atores convidados do Teatro Oficina farão uma intervenção na obra Rhodislândia, exposta no segundo subsolo do instituto.

Hélio Oiticica – Museu É o Mundo fica em cartaz até 16 de maio. E, durante esses quase dois meses, você visita a exposição e aproveita uma série de eventos paralelos. Abaixo, informações sobre cada um deles e, no saiba mais, você obtém mais detalhes.

No dia 14 de abril, lançamento da revista virtual, com conteúdo especial sobre a vida e a trajetória de Hélio Oiticica, incluindo páginas especialmente elaboradas para crianças.
A síntese de sua obra são seus belos “Parangolés” (1964): capas, estandartes ou bandeiras coloridas de algodão ou náilon com poemas em tinta sobre o tecido a serem vestidas ou carregadas pelo ator/espectador, que passa a perceber seu corpo transformado em dança.

Quase uma poesia, pois a obra de arte só se revela quando alguém a manuseia, a movimenta. Como bem definiu o poeta Haroldo de Campos, o “Parangolé” é uma “asa-delta para o êxtase”. ta ainda não está confirmada – texto publicado no site Klick Educação. Para saber mais, acesse este link.

Via: Catraca Livre.

Ps: Na foto é o Hélio Oiticica ou o David Grohl? Ainda estou na dúvida.

Leo CruzDicas
A partir de março, o Itaú Cultural homenageia um dos maiores artistas brasileiros, Hélio Oiticica. Com curadoria de Fernando Cocchiarale e César Oiticica Filho, a exposição “Hélio Oiticica – Museu É o Mundo” abre com uma série de ações e atividades imperdíveis. Artista consciente do próprio trabalho, Oiticica deixou um...