Pessoal bebendo vinho tinto

Esse texto foi elaborado para todos que ainda não está acostumado a beber vinho tinto, mas que gostaria de embarcar no democratico e delicioso mundo do vinho. Abaixo você poderá conhecer mais sobre os tipos de vinho tinto, como beber, com o que ele harmoniza, os locais de produção mais destacados e os produtos com melhor custo beneficio assim como os mais premiados.

O que é o vinho tinto?

O vinho tinto pode ser facilmente reconhecido devido a sua coloração escura que pode variar entre o vermelho rubo ou violáceo, dependendo do tipo de uva e do método de produção. Esse tipo de vinho tem essa coloração porque é fermentado junto com as cascas e a as sementes das uvas, local onde se concentra os polifenóis, e esses compostos são os responsáveis pela coloração do vinho.

O corpo do vinhos tinto pode ser leve, médio ou encorpado, dependendo da concentração de taninos, elevação alcoólica, níveis de acidez entre outros fatores que determinam a estrutura final da garrafa. Na produção do tinto se destacam as castas de uva Merlot, Pinot Noir, Syrah, Nebbiolo, Sangiovese, Grenache, Barbera, Malbec, Baga, Pinotage, Cabernet Sauvignon e Cabernet Franc. Entre os mais consumidos dessa variedade estão os famosos Brunello di Montalcino, Barolo, Châteaus Haut-Brion, Lafite Rothschild, Latour, Margaux, Pétrus e Châteauneuf-du-Pape.

De acordo com levantamento do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), o tinto é tipo de vinho mais consumido no Brasil, sendo responsavel por 86% do total de garrafas vendidas por aqui.

Como beber

Duas coisas importantes para aprecisar o vinho tinto da melhor forma são: a taça e a temperatura em que ele será consumido. Sobre a taça, é recomendado utilizar taças que tenham o bojo já que ele necessida de mais espaço e superfície para respirar e liberar todos os seus aromas, além de permitir a leve evaporação do álcool. Sendo asim, as taças recomendadas são a Bordeaux e Borgonha. Temos uma materia especifica sobre as taças para tomar vinho tinto que você pode conferir se ainda possuir dúvidas.

É importante resaltar que o vinho tinho na deve ser consumido a temperatura ambiente, tendo como ideal temperatura que variam entre 15 e 18ºC, dependendo do tipo de vinho que você está consumindo.

Harmonização

Harmonização com vinho tinto

Apenas o vinho já é uma delícia, mas quando ele vem acompanha uma boa comida, não tem coisa melhor. O tinto harmoniza muito bem com carne vermelha como o Filé, Costela de boi, Contra filé, e pratos apimentados, Churrasco no geral, Carnes vermelhas magras e cordeiro e javali. O tinto também harmoniza bem com queijos macios, como os do tipo brie e camembert, queijos de massa filada como mussarela e provolone e semiduro maturado como prato e cheddar.

Local de produção

Os vinhos tintos são produzidos ao redor do mundo, mas se destacam a produção na Ítalia, Frnaça, Chile, Argentina, Espanha e Portugal, principalmente na região de Bordeaux, Toscana, Bourgognem, Mendoza e Piemonte. Temos duas materias que podem ser interessantes para você sobre a produção de vinhos na França e na Italia assim como as melhores opções de compra dessas localidades.

Preço

Os preços podem variar bastante de acordo com a sua necessidade, mas segundo pesquisa no site da Vinci no dia 26/10/2018, ele pode variar entre R$ 15,00 e R$ 2.500,00 de acordo com uma série de fatores.

Curiosidade

Se você já tomou um vinho tinto sabe que alguns causam uma sensação de adstringência na boca, isso também tem haver com os polifenóis que dão cor a ele, já que um dos principais compostos dos polifenóis são os taninos, substâncias produzidas pelas plantas e que causam amargor e ressecamento na boca.

E aí, o que achou de nossa matéria sobre o vinho tinto? Conseguimos tirar suas dúvidas? Se você ainda quiser saber mais sobre ele é só deixar um comentário e teremos prazer em responder!

https://deveserisso.com.br/blog/wp-content/uploads/2016/11/vinho-na-vila-2-edicao.jpghttps://deveserisso.com.br/blog/wp-content/uploads/2016/11/vinho-na-vila-2-edicao-150x150.jpgLeo CruzDicas
Esse texto foi elaborado para todos que ainda não está acostumado a beber vinho tinto, mas que gostaria de embarcar no democratico e delicioso mundo do vinho. Abaixo você poderá conhecer mais sobre os tipos de vinho tinto, como beber, com o que ele harmoniza, os locais de produção...