A verdadeira história de Phiona Mutesi, a Rainha de Katwe filme de hoje na Tela Quente

A verdadeira história de Phiona Mutesi do filme Rainha de Katwe


Atualizado em 14 de setembro de 2020.

A Tela Quente de 14/09/2020 exibirá Rainha de Katwe, a emocionante e surpreendente história que ganhou o mundo através do filme da Disney. Mesmo sendo linda e inspiradora, será que tudo que é retratado no filme realmente aconteceu? Fomos atrás de alguns fatos e curiosidades sobre Phiona Mutesi, a garota que inspirou a obra.

Inclusive, também mostramos como a verdadeira Phiona Mutesi do filme Rainha do Katwe está atualmente. Confira:

A verdadeira história de Phiona Mutesi do filme Rainha de Katwe

A jovem Phiona vivia em uma das maiores favelas de Kampala, capital de Uganda e mesmo antes de aprender a ler conheceu o xadrez por intermédio de um missionário aos 9 anos. E ainda analfabeta se tornou uma prodígio do esporte, sua evolução foi tão surpreendente que chegou a se tornar mestra.

Como toda biografia, alguns fatos e personagens são adaptados para dar melhor ritmo ao filme. Porém, a saga de Phiona se tornou pública em 2011 pelo jornalista Tim Cothers na ESPN Magazine e depois virou livro, é real e contada de maneira fiel no filme Rainha do Katwe.

Inclusive a realidade dramática de Uganda é retratada de forma crua, situações de fome, violência, machismo, falta de saneamento básico e outros riscos sociais impressionam. Assim como a riqueza cultural de Katwe que aparece nas roupas multicoloridas, nos turbantes e penteados afro, na dança que surge em momentos de comemoração.

Atriz Nikita Pearl Waligwa do filme Rainha de Katwe morre aos 15 anos de câncer cerebral

A atriz mirim Nikita Pearl Waligwa que protagonizou o filme da Disney Rainha de Katwe, faleceu em 16/02/2020 aos 15 anos vítima de um câncer cerebral que enfrentava desde 2016.

Após o diagnóstico, Nikita interrompeu a carreira e a diretora do filme Mira Nair chegou a mover uma campanha para levantar fundos para o tratamento da menina na Índia. Os profissionais de saúde de Uganda, país natal da pequena atriz, informaram que não dispunham de recursos para um tratamento satisfatório no país.

A mãe de Nikita, Rachel Waligwa, também foi diagnosticada com câncer e conseguiu se recuperar. Infelizmente a garota não conseguiu os mesmos resultados e a notícia de seu falecimento gerou comoção nas redes sociais.

Como Phiona Mutesi do filme Rainha de Katwe está atualmente?

A enxadrista ugandense que se destacou após as Olimpíadas de Xadrez de 2010 e virou inspiração de filme, atualmente está com 24 anos e segue em sua carreira no esporte. Recebeu uma bolsa de estudos para a Northwest University em Washington, nos EUA e está prestes a se graduar na instituição.

Atualmente está na 1628 posição no ranking da Federação Mundial de Xadrez (FIDE).

Veja um resumo com as principais informações do filme Rainha de Katwe, inspirado na história de Phiona Mutesi:


Trailer

É bom e vale a pena assistir?

Como uma garota de uma das nações mais desiguais do mundo vivendo em condições precárias pode se tornar uma campeã de xadrez? Apesar da trajetória de meritocracia retratada nessa biografia, a mensagem que é explícita está na quantidade de histórias, pessoas e sonhos que acabam perdidos por conta de nossa visão rasa e limitada de mundo.

Os esteriótipos e condições estão presentes de forma direta, a fotografia e exaltação das cores e belezas únicas de Uganda são expostas para entender que a África, assim como países e pessoas são únicos e individuas. As atuações e percepções sentimentais são mais um presente.

Uma história linda, apesar de tantas coisas ruins e tristes retratadas, que mostra a resiliência de uma personagem fascinante que não pode e não deve ficar presa às poucas referências que recebemos de diamantes como Phiona Mutesi.

Conte para gente nos comentários o que você achou do filme Rainha de Katwe!

Ikie Arjona

Ikie Arjona é editor do Deveserisso desde 2015 e se você quer uma dica de filme ou série, pode perguntar que ele terá a indicação perfeita para você.

Loading comments...