Como filmes de ficção científica imaginaram o ano de 2019?

[wbcr_php_snippet id=’53103′]

Não existe gênero melhor no cinema para fazer previsões de futuro do que a ficção científica. E esse é um dos assuntos que mais instiga a humanidade, pois todos fazemos projeções de como o planeta e a sociedade estará em tempos posteriores. Claro que nem sempre o cinema ou a literatura acerta, e algumas vezes traz uma distopia terrível.

Além de carros voadores, casas automatizadas e inteligentes ou teletransporte, muitos filmes nos mostram um futuro dominado por corporações que controlam nossas vidas.

Os exemplos que trazemos aqui, mostram oito obras que imaginaram como estaríamos no longínquo ano de 2019. E vendo o que foi previsto, até que nem estamos tão mal. Se você quiser mais algumas boas dicas de filmes de ficção científica, aqui temos ótimas opções.

Agora sem mais delongas, vamos às previsões feitas para 2019!

[wbcr_php_snippet id=’53103′]

Quais filmes fizeram previsões para 2019?

Nem todos os roteiristas se apoiam em obras bem feitas ou ideias palatáveis para o exercício de futurologia. Alguns dos filmes que apresentaremos aqui são realmente muito toscos, mas cumprem o objetivo. Nos prendemos em produções que se passam em 2019. Portanto, prepare-se para saber como foi imaginado o ano em que vivemos!

Tempestade: Planeta em Fúria

  • Sinopse: A ocorrência cada vez mais frequente de eventos climáticos capazes de ameaçar a existência da humanidade faz com que seja criada uma extensa rede de satélites, ao redor de todo o planeta, de forma a controlar o próprio clima. Apelidado de “Dutch Boy”, este sistema construído a partir da cooperação de 17 países é coordenado pelo engenheiro Jake Lawson (Gerard Butler). Após anos de dedicação, ele é afastado da função devido a questões políticas e, em seu lugar, é nomeado seu irmão caçula, Max (Jim Sturgess). Três anos depois, quando a coordenação do “Dutch Boy” está prestes a ser transferida dos Estados Unidos para a ONU, falhas pontuais provocam uma forte nevasca em pleno deserto no Afeganistão e altíssimas temperaturas em Hong Kong, que matam centenas de pessoas. Jake é então convocado para descobrir o que está acontecendo e, enviado para a estação internacional, desvenda uma imensa conspiração ao mesmo tempo em que precisa deixar para trás os atritos existentes com Max.
  • Ano de Lançamento: 2017
  • Nota do IMDb: 5.3

2019 – O Ano da Extinção

  • Sinopse: Um vírus se espalhou pelo planeta, transformando a maior parte da população mundial em vampiros. Apenas 5% da raça humana ainda existe e o risco de extinção é cada vez maior para ambas as espécies. Procurando uma maneira de salvar sua raça, Edward Dalton (Ethan Hawke), um pesquisador vampiro, conhece Elvis (Willem Dafoe), um ex-vampiro, cujo passado pode ser a resposta para a salvação da raça humana.
  • Ano de Lançamento: 2009
  • Nota do IMDb: 6.4

A Ilha

  • Sinopse: No futuro existe uma entidade utópica baseada na vida do século XX!, que procura recriá-la nos mínimos detalhes. Lincoln Six Echo (Ewan McGregor) vive nesta realidade e, como todos seus residentes, sonha em chegar em um local chamado “a ilha”, o único ponto não contaminado do planeta. Após descobrir que todos os habitantes são clones, que possuem a única finalidade de fornecer partes de seu corpo para seres humanos reais, Lincoln decide escapar juntamente com Jordan Two Delta (Scarlett Johansson).
  • Ano de Lançamento: 2005
  • Nota do IMDb: 6.8

Heatseeker – O Último Desafio

  • Sinopse: Em Heatseeker – O Último Desafio, Gary Daniels interpreta um ciborgue que luta kickboxing. Nesta versão de 2019, esta modalidade de Kickboxing de ciborgues é o esporte mais popular do mundo. A tecnologia ciborgue nunca foi tão desenvolvida quanto filmes dão a entender temos de nos contentar com membros prostéticos da maneira como já existem.
  • Ano de Lançamento: 1995
  • Nota do IMDb: 4.0

[wbcr_php_snippet id=’53103′]

Akira

  • Sinopse: Uma grande explosão fez com que Tóquio fosse destruída em 1988. Em seu lugar foi construída Neo Tóquio, que, em 2019, sofre com atentados terroristas por toda a cidade. Kaneda (Mitsuo Iwata) e Tetsuo (Nozomu Sasaki) são amigos que integram uma gangue de motoqueiros. Eles disputam rachas violentos com uma gangue rival, os Palhaços, até que um dia Tetsuo encontra Takashi (Tatsuhiko Nakamura), uma estranha criança com poderes que fugiu do hospital onde era mantido como cobaia. Tetsuo é ferido no encontro e antes de receber a ajuda dos amigos é levado por integrantes do exército, liderados pelo coronel Shikishima (Tarô Ishida). A partir de então Tetsuo passa a desenvolver poderes inimagináveis, o que faz com que seja comparado ao lendário Akira, responsável pela explosão de 1988. Paralelamente, Kaneda se interessa por Kei (Mami Koyama), uma garota envolvida com espiões que tenta decifrar o enigma por trás das cobaias controladas pelo exército.
  • Ano de Lançamento: 1988
  • Nota do IMDb: 8.1

O Sobrevivente

  • Sinopse: Os Estados Unidos passam por um regime totalitário em que cada pessoa perdeu toda sua liberdade pessoal. Livros são queimados, discos destruídos e escolas fechadas. A única diversão do povo é a TV, e o programa mais popular é um cruel jogo em que o único prêmio é a sobrevivência. No meio desse caos, um homem é culpado de um crime que não cometeu, assim sua sentença é ou ir para a cadeia, ou entrar para o jogo, que o deixa constantemente entre a vida e a morte.
  • Ano de Lançamento: 1987
  • Nota do IMDb: 6.7

Guerreiros do Futuro

  • Sinopse: Os Estados Unidos de 2019 foram reduzidos a uma terra devastada pela guerra nuclear. Assim como em outros contextos pós-apocalípticos, o território está sendo disputado por diversos grupos e gangues.
  • Ano de Lançamento: 1984
  • Nota do IMDb: 4.6

Blade Runner

  • Sinopse: No início do século XXI, uma grande corporação desenvolve um robô que é mais forte e ágil que o ser humano e se equiparando em inteligência. São conhecidos como replicantes e utilizados como escravos na colonização e exploração de outros planetas. Mas, quando um grupo dos robôs mais evoluídos provoca um motim, em uma colônia fora da Terra, este incidente faz os replicantes serem considerados ilegais na Terra, sob pena de morte. A partir de então, policiais de um esquadrão de elite, conhecidos como Blade Runner, têm ordem de atirar para matar em replicantes encontrados na Terra, mas tal ato não é chamado de execução e sim de remoção. Até que, em novembro de 2019, em Los Angeles, quando cinco replicantes chegam à Terra, um ex-Blade Runner (Harrison Ford) é encarregado de caçá-los.
  • Ano de Lançamento: 1982
  • Nota do IMDb: 8.1

E aí, o que achou dessas concepções futuristas? Conte nos comentários qual dessas possibilidades mais te assusta!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *