Como ler mais livros: Veja 5 dicas práticas para ler mais

Ler é uma das atividades mais prazerosas, que estimula a criatividade e imaginação. Além disso, também pode melhorar o vocabulário e a escrita através do conhecimento de novas palavras. Mas e se você não tem esse costume, como ler mais livros? 

Por isso, se quiser descobrir como melhorar a prática da leitura, a gente te dá 5 dicas práticas nesse post para te ajudar! Então, continue neste post até o fim e descubra como conseguir ler mais e melhor.

Por que a leitura é importante?

A atividade de ler não é somente por lazer ou por prazer, ela também pode trazer diversos benefícios. Dessa maneira, pode ajudar nas construções de texto, melhoria do vocabulário e desenvolver habilidades de cognição. Ainda, existe a capacidade de adquirir conhecimento e cultura através da leitura.

A leitura é um hábito que pode expandir seus horizontes e te transportar para diferentes universos. Você consegue entender mais sobre o mundo que te cerca, e imaginar outros mundos, culturas diferentes das suas. É como viajar sem precisar sair de casa, e não encontrar nenhuma barreira para transpor distâncias. 

Quais as dicas para saber como ler mais livros?

Na hora de aprender como ler mais livros, existem algumas ações fáceis que podem colaborar. Assim, você garante que a leitura flua melhor e o estímulo de ler seja positivo. Por isso, separamos 5 dicas práticas para você escolher suas leituras e melhorar a maneira como se relaciona com os livros, confira:

Prefira livros mais curtos no começo

Para quem tem problemas com a leitura, pode ser mais interessante ter como ler mais livros, começar com títulos mais curtinhos. Assim, você consegue ir condicionando sua leitura para aumentar cada vez mais o número de páginas. Vale a pena também escolher adaptações de clássicos que tenham volumes mais curtos. 

Aproveite leituras mais fáceis  

Os melhores livros para começar a ler são aqueles com uma linguagem mais fácil. Se você preferir livros difíceis, com muitas palavras desconhecidas, pode não conseguir embarcar direito na história. Dessa maneira, você pode optar por versões adaptadas ou traduções mais simples. 

Leia temas que te atraem mais 

Mais uma dica importante para ter como ler mais livros é selecionar temas que você goste muito. Além disso, coisas que estejam relacionadas ao seu dia a dia, ou seus hobbies. Com o tempo, você pode ampliar seu leque de títulos, mas para começar é importante que você tenha essa identificação com os livros escolhidos. 

O ambiente influencia muito na leitura

A nossa quarta dica de como ler mais livros é selecionar bem o ambiente. Algumas pessoas têm problemas com muito barulho ou várias interrupções. Escolha um momento calmo e um lugar agradável para fazer suas leituras, pode fazer toda a diferença para você. Torne o hábito de ler prazeroso e positivo. 

Exercite a imaginação enquanto lê

A parte mais complicada quando se lê é realmente embarcar nas palavras e descrições. Por isso, outra dica prática para aprender como ler mais livros é exercitar bem a imaginação. Pense em cada detalhe que o autor te fornece, imagine os rostos dos personagens, os cenários. Isso faz toda a diferença para a leitura.

Outras dicas para saber como ler mais livros

Além de todas as dicas que explicamos ao longo do post, é importante que você se permita o hábito de ler. Não adianta apenas fazer por obrigação ou sem vontade. Para aprender como ler mais livros, você precisa se permitir embarcar nas histórias que o autor traz. Você verá que vale muito a pena para sua leitura!

5 SEGREDOS PARA LER MAIS

E se você estiver sem saber por onde começar, aqui no blog a gente tem ótimas sugestões de livros. Por isso, não perca tempo e aproveite nossos post sobre séries populares para encontrar a melhor para você. Fique sempre por dentro das últimas novidades do mundo literário acompanhando nossos conteúdos. 

Leo Cruz

Especialista em criar aquilo que um dia você vai procurar no Google. Fã de Filmes, Séries e Animes, escreve diariamente no Deveserisso.