Crítica | Hebe: A Estrela do Brasil

 Crítica | Hebe: A Estrela do Brasil

[wbcr_php_snippet id=’53103′]

Hebe Camargo é uma das figuras mais importantes da história da Televisão Brasileira. Conhecida pelo seu trabalho como apresentadora, a paulista iniciou sua carreira como cantora de rádio na década de 1940, mais tarde como radialista, humorista, atriz e não demorou muito para conquistar o título de estrela do Brasil com todo o seu carisma.

Hebe que construiu um legado durante sua carreira, marcando gerações com a sua personalidade única. Faleceu em setembro de 2012 e a pouco de completar quase sete anos desde sua morte. A incrível trajetória da “Rainha da Televisão Brasileira” enfim ganha um espaço no cinema com o filme Hebe: A Estrela do Brasil, protagonizado pela atriz Andreia Beltrão com direção de Maurício Farias e roteiro de Carolina Kotscho.

A Warner Bros Pictures Brasil nos levou para uma sessão exclusiva do filme, onde podemos captar as primeiras impressões de uma das cinebiografias mais bem produzidas do país.

Hebe: A Estrela do Brasil é um filme corajoso

O longa acompanha o recorte da realidade brasileira dos anos 80, quando o país vivia uma de suas piores crises. A semelhança física pouco existente de Andreia Beltrão com a Eterna Estrela quase não é percebida com a incrível personalidade que a atriz constrói dando vida aos seus trejeitos e características, acompanhada de figurinos e maquiagens impecáveis que nos aproximam ainda mais dessa icônica personagem.

Se o Brasil tivesse uma premiação como o Oscar, teríamos aqui uma das principais concorrentes na categoria de Melhor Atriz. Beltrão, já consagrada como uma das figuras cômicas da televisão, eleva sua carreira com esse desempenho impecável.

Hebe - A Estrela do Brasil | Trailer Oficial 1 - 26 de Setembro nos Cinemas

Nos elementos visuais percebemos alguns moldes que nos recordam da recente e aclamada produção Nasce Uma Estrela, com Lady Gaga e Bradley Cooper. É um dos diversos apreços do longa que desperta gratidão de como o cinema brasileiro tem se elevado e conquistado seu papel na industria se igualando a grandes produções estrangeiras.

Carolina Kotscho que assina o roteiro, seria outro nome de destaque em nosso Oscar Brasileiro, caso ele existisse. Presenciamos uma adaptação concisa que distancia do comum que as cinebiografias costumam seguir, focando em um único  e grandioso momento da vida de Hebe – a pouco de completar 60 anos de vida, madura e decidida. Durante um período de transição da ditadura militar para a democracia, enfrentando a censura, preconceito e machismo.

Apesar do período ser ambientado na década de 80, os questionamentos, incertezas e indignações lutados pela figura na época, serve de reflexão e crítica para o que vivemos em nossa atual sociedade. Hebe: A Estrela do Brasil é um filme corajoso, pois surge em um momento propício que mostra como o posicionamento de figuras públicas são importantes e causam impactos na população, principalmente hoje com a realidade virtual que vivemos.

Para alguns, é uma obra que acompanha uma crítica necessária que vai além das telas e já para outros podendo servir apenas como um afronte. É uma disputa de narrativas onde a resposta de quem vence é bem óbvia.

Leia mais sobre Filmes e Séries.