Gestão de viagens corporativas: como controlar gastos e não errar na prestação de contas

gestão de viagens corporativas
Imagem de wavebreakmedia_micro via Freepik

Quer saber tudo sobre a gestão de viagens corporativas? Então você está no lugar certo. Nesta matéria, você encontra a resposta para as principais dúvidas sobre o tema e evita perder o controle dos gastos feitos nessas viagens.

A gestão de viagens corporativas é uma tarefa importante para qualquer empresa, pois permite que os colaboradores viagem a trabalho sem que isso gere gastos desnecessários ou problemas na prestação de contas.

Para facilitar sua vida, separamos algumas dicas para controlar gastos e evitar erros na hora de prestar contas para o financeiro.

Porque você deve fazer a gestão de viagens corporativas?

A gestão de viagens corporativas é um processo de gerenciamento de despesas realizadas por seus colaboradores em viagens a trabalho.

Entre essas despesas estão passagens aéreas, hotéis, aluguel de carros, e outros serviços relacionados à viagem. O principal motivo para fazer essa gestão é garantir que as viagens dos colaboradores da empresa sejam eficientes e econômicas, enquanto ainda atendem às necessidades da empresa e do viajante.

Como controlar os gastos das viagens corporativas

  • Definir políticas claras: ter políticas claras para as viagens corporativas, incluindo quem pode viajar, quais as despesas aceitáveis e como elas devem ser relatadas vão evitar muitos problemas
  • Estabelecer um orçamento: definir um orçamento para as viagens corporativas e ajudará a evitar gastos excessivos e garantirá que o dinheiro da empresa seja gasto de maneira responsável.
  • Utilizar ferramentas de gerenciamento de viagens: esqueça o caderninho, existem ferramentas disponíveis no mercado como a nacional Kennedy Viagens ou as gringas como Maps.me e  FlightAware que permitem gerenciar viagens corporativas desde a reserva de passagens e hotéis até acompanhamento de despesas e relatórios financeiros.
  • Treinar os funcionários: capacitar seus colaboradores sobre a política de viagens corporativas e sobre como relatar despesas é importante para garantir que todos os colaboradores entendam as expectativas da empresa e evitem erros na prestação de contas.

Os passos acima parecem simples, mas nem sempre sua equipe vai conseguir fazê-los adequadamente.  Por isso, sempre revise suas políticas e capacite seu time de colaboradores a fazer o melhor uso possível dos recursos da empresa.

Como não errar na hora de fazer a prestação de contas da viagem

Além de fazer o acompanhamento adequado, você precisa se atentar para algumas boas práticas na hora de fazer a prestação das contas.

Veja abaixo algumas dicas:

  1. Utilizar ferramentas de gerenciamento de viagens: ao utilizar essas ferramentas você pode ter um relatório completo das despesas, o que facilita o lançamento das mesmas.
  2. Registrar as despesas com precisão: seu colaborador precisa registrar todas as despesas relacionadas à viagem, incluindo notas fiscais, recibos e comprovantes de pagamento. Só assim é possível justificar as despesas e possíveis reembolsos.
  3. Revisar as despesas antes de enviá-las para aprovação: oriente seu colaborador a revisar as despesas antes de fazer o envio para aprovação. Isso pode ajudar a evitar erros e problemas com a área financeira.
  4. Manter a comunicação com o time financeiro: lembre se colaborador que ele deve sempre estar em contato com o financeiro, especialmente se houver alguma dúvida ou problema.

Fazer a prestação de contas de viagens corporativas é um processo crítico para qualquer empresa, mas pode ser mais simples se você e seu time de colaboradores tiverem um bom diálogo e processos bem estruturados.

Gostou de saber mais sobre a gestão financeira de viagens corporativas e a prestação de contas ao financeiro? Então compartilhe este conteúdo com pessoas que você gostaria que entendesse mais sobre esse assunto.

Leo Cruz

Especialista em criar aquilo que um dia você vai procurar no Google. Fã de Filmes, Séries e Animes, escreve diariamente no Deveserisso.