O Poço | Entenda o final do filme que vem dividindo a internet

Cena do filme O Poço

[wbcr_php_snippet id=’53103′]

Resumo: Quer entender o final do filme O Poço? Então você chegou ao local correto! Aqui vamos explicar a visão do diretor e os motivos desse filme estar gerando tantas discussões na internet.

O filme O Poço é uma das surpresas recentes da Netflix. Em um momento onde pessoas estocam comida diante da crise do Covid-19, sem pensar em quem pode ficar sem, a trama trata desse egoísmo e de como o desespero vence a batalha contra a racionalidade. Chegando sem alarde à plataforma, a produção tem gerado muito debate nas redes com até famososos como Anitta dando sua opinião sobre o final complexo da trama.

Explicando o final de O Poço

Já próximo do fim do filme, quando Goreng e Baharat se deparam com uma garotinha eles entendem que ela é a forma ideal de mandar uma mensagem aos admistradores. Mostrar que ainda existe humanidade neles, mesmo em meio ao caos dos andares inferiores. Mesmo com fome e desesperados, aquela pequena garotinha sobreviveu.

Isso quer dizer que há pessoas boas em todos os espaços e que talves se houvesse outro sistema, as coisas poderiam ser diferentes. Eles querem usar a sobrevivencia dessa garota como uma forma de mostrar que há coisas boas e que talvez pudesse haver uma forma de todo o coletivo ter uma vida melhor e mais digna. O problema da história é que o filme não dá respostas, deixando um final aberto e que deixou a internet incomodada.

O que entendi como mensagem do filme, e que não poderia vir em melhor momento, já que a desiguldade social bate recordes no Brasil e no mundo, é uma só: ser solidário não é uma caracteristica inata ao ser humano, mas ela existe nas piores condições. Se todos os presos concordassem em dividir igualmente sua comida, todos teriam acesso ao necessario para sobreviver, mas não é isso que acontece. Alguns prisioneiros comem o máximo que podem sem pensar no próximo, mesmo que em alguns momentos sejam eles que terão de sobreviver sem o acesso necessário.

Sim, se você terminou o filme com raiva do sistema da prisão e achando que as pessoas poderiam dividir melhor os recursos, pode ser um crítico do capitalismo. Como o filme deixa claro “Existem três classes de pessoas. As de cima. As de baixo. E as que caem”, é assim que o capitalismo funciona, estimular o individualismo, fazendo com que as pessoas busquem a ascensão social indepentende do preço e do que você precisa fazer para isso. E o pior de tudo é que no final tudo pode dar errado, mas a culpa será apenas sua.

Poço | Trailer | Dublado (Brasil) [HD]

O poço conta a história de Goreng (Ivan Massagué), um homem que acaba preso no poço que da nome ao filme. Esse espaço é uma cadeia construida na vertical, com aparentemente 200 níveis. Quanto mais alto o andar, mais comida eles recebem. Como você pode imaginar, os andares inferiores recebem apenas as sobras. Esta cadeia é vertical e os presos são separados por níveis, diferenciados pela comida que chega até cada um deles. Diante dessa realidade elouquecedora, Goreng decide fazer algo sobre o assunto, mas nem tudo sai como o esperado.

Leia mais sobre Filmes e Séries e o Netflix.

Leo Cruz

Especialista em criar aquilo que um dia você vai procurar no Google. Fã de Filmes, Séries e Animes, escreve diariamente no Deveserisso.