Vingadores | Prefeitura do Rio determina retirada de HQ da Bienal

  Prefeitura do Rio determina retirada de HQ da Bienal

[wbcr_php_snippet id=’53103′]

Resumo: Em vídeo nas redes sociais, prefeito Marcelo Crivella determina retirada da HQ Vingadores: A Cruzada das Crianças da Bienal por apresentar “conteúdo sexual para menores”.

Em um ato de censura, preconceito e total desconhecimento do conteúdo da obra, o prefeito Marcelo Crivella determinou a retirada da HQ Vingadores: A Cruzada das Crianças da Bienal do Rio,

O motivo alegado é que a HQ apresenta “conteúdo sexual para menores”. A recomendação é que a obra deve ser lacrada com plástico preto e um aviso informando o teor da história.

Veja o vídeo com o informe do prefeito:

Prefeito do Rio quer censurar HQ da Bienal

Escrita por Allan Heinberg e publicada em 2010, Vingadores: A Cruzada das Crianças tem como personagens Wiccano e Hulkling. Um casal abertamente homossexual e que aparece abraço em algumas páginas da revista.

A cruzada obscurantista do prefeito veio após o discurso deplorável do vereador Alexandre Isquierdo (DEM) repudiando o material da Marvel, Panini e Salvat. Alegando que a HQ é uma covardia contra as crianças, chamou os colegas da casa a assinarem uma carta contra as editoras.

Ainda na noite de 05/09, a Bienal Internacional do Livro Rio se manifestou, posicionando-se sobre o assunto:

Bienal Internacional do Livro Rio responde ao prefeito

Trecho da HQ Vingadores: A Cruzada das Crianças

“A Bienal Internacional do Livro Rio, consagrada como o maior evento literário do país, dá voz a todos os públicos, sem distinção, como uma democracia deve ser. Este é um festival plural, onde todos são bem-vindos e estão representados. Inclusive, no próximo fim de semana, a Bienal do Livro terá três painéis para debater a literatura Trans e LGBTQA+.

A direção do festival entende que, caso um visitante adquira uma obra que não o agrade, ele tem todo o direito de solicitar a troca do produto, como prevê o Código de Defesa do Consumidor.”

Além do comunicado, a organização do evento divulgou a programação de três painéis voltados a literatura LGBTQA+, ressaltando a pluralidade do evento.

É um absurdo estarmos escrevendo isso em 2019, mas é necessário reafirmar nossa posição a favor da igualdade e liberdade de escolha universal. Que a luta por uma sociedade menos tóxica, preconceituosa e igualitária continue!

Leia mais sobre Filmes e Séries e o Netflix.