Nem a Netflix da jeito: 20 atividades para distrair as crianças em época de Quarentena

Você já se viu na situação de ter que passar tantos dias com as crianças em casa? Se passar tempo com as crianças era artigo de luxo antes da Covid-19, agora se tornou algo do dia a dia. Não podemos negar que passar um tempo com os pequenos é ótimo, mas também pode ser bem estressante, pois as crianças precisam de atenção e precisam de uma atividade extra que lhes permita gastar toda a energia que carregam dentro de si.

Quando nem a Netflix ou outras plataformas de streaming dão jeito, é importante ter recursos para evitar que as horas se eternizem, que os filhos se aborreçam e os pais se esgotem física e mentalmente.

Segue abaixo uma lista de 20 atividades lúdicas para brincar com os filhos em casa ou no espaço kids.

1. A caça ao tesouro

Para jogar é preciso encontrar um objeto, que também pode ser um prêmio para quem o encontrar, como um saquinho de pipoca ou uma barra de chocolate. O jogo começa com a primeira pista que você dá, o ideal é criar uma série delas, no papel que os, leve de um canto a outro da casa e os mantenha entretidos enquanto procuram o tesouro.

2. Educação física para crianças

Transforme a sua sala em um ginásio para as crianças, desta forma, elas vão se divertir e se exercitar. Você pode colocar uma série de folhas no chão para que as crianças passem de um ponto a outro sem tocá-las. Um tapete de ioga ou tapete no chão pode ser usado para dar cambalhotas, abdominais, exercícios para as pernas.

Se você colocar uma série de barbante ou lã de tricô de um lugar a outro da sala como uma teia de aranha, eles podem tentar passar por ela sem tocar em nenhuma parte do corpo. Se tocarem, devem iniciar o jogo.

3. Leitura de Contos

Cada um escolherá um conto e deverá lê-lo ou representá-lo para os outros. É uma ótima maneira de eles participarem de uma atividade que envolva a expressão verbal e promova o amor pela leitura.

4. Um tempo de artesanato?

Você não precisa ir à loja para comprar itens para fazer artesanato. Basta reciclar objetos como rolos de papel higiênico, caixas de ovos, papéis usados ​​ou outros objetos presentes em cada casa, para fazer artesanato original. Você pode fazer seus próprios porta-lápis, objetos decorativos etc.

5. Faça receitas

Cozinhar é uma arte e aprender a cozinhar é uma atividade divertida e muito útil para as crianças. Você pode passar uma tarde fazendo bolos, biscoitos, brigadeiros e sanduíches.

6. Desenhos para colorir

Se você precisa fazer o dever de casa e manter seus filhos entretidos, pode imprimir uma série de desenhos para colorir ou até mesmo deixá-los fazer isso “online”. É uma atividade lúdica que também melhora a coordenação e estimula as habilidades motoras.

7. Teatrinho em casa

Peça a seus filhos que preparem uma peça, é uma atividade que para fazer bem, requer trabalho e tempo. É importante escolher bem a peça, desenvolver o roteiro de cada um, ensaiar, preparar os figurinos e organizar um pequeno palco para representar a performance.

8. Jogos de tabuleiro

É fato que as crianças de hoje são muito atraídas por jogos de computador, no entanto, passar alguns dias em ambientes fechados com as crianças é um momento perfeito para tirar o pó daqueles jogos de tabuleiro que ativam a lógica, a estratégia e o raciocínio das crianças.

9. Fazer “origamis”

“Origami” é uma antiga arte japonesa, também conhecida como “origami”, que consiste em fazer dobras em um papel para formar figuras. Na Internet você encontrará infinitos tutoriais para criar sapos, gatos, pombos e outras figuras com pequenos pedaços de papel. Esta atividade caseira é perfeita para ensinar as crianças a serem pacientes e desenvolver a paciência.

10. Fazer experiencias de laboratório

Os experimentos ensinam às crianças os princípios da ciência e da física de uma forma divertida, ou seja, brincando. Eles podem aprender sobre volume, movimento, transformação da matéria, de uma forma divertida e lúdica.

11. Concurso de piadas

Toda a família pode se divertir fazendo um concurso de piadas. As crianças vão adorar aprender novas piadas e, que melhor maneira de passar o dia em casa do que rir?

12. Organize um concurso de pintura

Descubra grandes artistas entre seus filhos. Basta uma caixa de têmpera ou aquarela, um pedaço de papel e alguns pincéis. Imaginação e arte são postas por eles.

13. Criando seus próprios brinquedos

Com material reciclado você pode criar um jogo da velha, um spinner, carrinhos,

14. Karaokê em família

Se você tiver uma Smart TV pode encontrar vídeos no YouTube para poder fazer um concurso de música em casa.

15. Decore camisetas

Algumas camisetas velhas podem ser uma tela perfeita para brincar de estilista e capturar os desenhos mais originais de seus filhos nelas.

16. Faça figuras com massinha de modelar:

As crianças amam brincar de massinha. Essa atividade já é praticada em creches porque estimula a motricidade

17. Acampamento interno

No quarto das crianças, usando lençóis, cobertores e outros objetos eles podem criar seu próprio acampamento base. Eles se divertirão muito montando suas próprias barracas.

18. Brincar de charadas

As charadas estimulam a inteligência das crianças e as divertem muito nos dias em que é melhor crianças e adultos ficarem em casa.

19. Brincar de pular corda

É um jogo popular entre as crianças. Onde o equilíbrio, agilidade e coordenação são testados. Quando duas crianças viram a corda, uma música começa a ser cantada e as crianças entram e saem enquanto a música é cantada. Quem ficar preso na corda é eliminado?

20. Brincando de esconder

Este tradicional jogo infantil pode ser jogado com muitas crianças, poucas crianças, ao ar livre, em casa… As versões são muitas e variadas. O objetivo da brincadeira de esconde-esconde é se esconder e não ser descoberto por quem tem que procurar o grupo, até o fim. Por isso, não é aconselhável brincar de esconde-esconde com crianças menores de 3 ou 4 anos, pois podem ter medo se ficarem sozinhas ou até se perderem.

E aí, o que achou das nossas dicas de atividades com as crianças na quarentena? Conte para nós nos comentários! Espero que você possa desfrutar de bons momentos com seus filhos.

Leo Cruz

Especialista em criar aquilo que um dia você vai procurar no Google. Fã de Filmes, Séries e Animes, escreve diariamente no Deveserisso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *