30/01 – Dia Nacional das Histórias em Quadrinhos

As histórias em quadrinhos são o primeiro contato da maioria das pessoas com o universo da leitura. Seja pela composição de cores, formato dos balões e dos enredos simples e diretos, a mística ao entorno dessas revistas são quase que imediatos.

Aqui no Brasil, praticamente todo mundo teve a infância marcada por alguma história de Maurício de Souza e sua Turma da Mônica. Ou talvez, para o pessoal mais velho, a Turma do Pererê de Ziraldo funcione da mesma maneira. Mas, não são apenas de clássicos que vive o mercado de HQ’s nacionais.

[wbcr_php_snippet id=’53103′]

Como em 30/01 é comemorado o Dia Nacional das Histórias em Quadrinhos, separamos algumas obras que merecem um pouco mais de atenção. Inclusive para provar que o trabalho feito por aqui pode não ter o apelo de personagens da Marvel ou DC Comics, mas tem grande valor artístico. Talvez falte apenas mais espaço e uma verdadeira cultura em torno de uma mídia tão acessível que encanta a todos desde muito cedo.

O dia 30 de janeiro foi escolhido pois, nesta data em 1869, Angelo Agostini publicou na revista Vida Fluminense, aquela que é tida como a 1ª história em quadrinhos do Brasil: As Aventuras de Nhô Quim ou Impressões de Uma Viagem à Corte.

Vamos às indicações!

Dia Nacional das Histórias em Quadrinhos

Mônica Toy | Casamentoy (T05E10)

Impossível deixar Maurício de Souza e Ziraldo de fora da lista, por tudo que representaram na história dos quadrinhos brasileiros. Então logo de cara trazemos A Turma do Pererê e algumas das obras novas de Maurício, que soube se reinventar e dar uma cara nova aos seus personagens para uma geração que parecia cada vez mais distante das páginas das HQ’s.

Turma do Pererê

Autor: Ziraldo

Laços


Autores: Vitor e Lu Cafaggi

Astronauta


Autor: Danilo Beyruth

Desengano

Autor: Camilo Solano

Cumbe

Autor: Marcelo D’Salete

Pensa que acabou? Claro que não! Veja o restante da lista na próxima página!