5 Livros que viraram filmes e foram um fiasco

Cena do filme Moby Dick

Filmes baseados em livros sempre são motivos de polêmica. Todo ano surge um lançamento no cinema que é baseado em algum sucesso das livrarias, mas é difícil agradar a todos.

É possível encontrar algumas listas sobre filmes que tiveram êxito na adaptação e arrancaram elogios dos críticos e amantes da sétima arte. Mas e quando a obra cinematográfica é um desastre?

Aqui tem alguns exemplos para você se divertir e ter a certeza de que ler o livro sempre vai ser a melhor opção!

[wbcr_php_snippet id=’53103′]

Moby Dick

Moby Dick (2010) Trailer

Conhecido como “a história da baleia assassina”, o romance de Herman Melville foi publicado pela primeira vez em 1851 e é um grande clássico da literatura mundial.

A obra recebeu inúmeras adaptações, seja em quadrinhos ou em versões para o público infanto-juvenil, e chegou até a ter um filme, lançado em 1956. Mas foi a adaptação moderna do clássico, lançada em 2010 que foi a maior decepção!

Moby Dick 2010 era para ser um filme de suspense, mas virou uma péssima comédia! Efeitos especiais fraquíssimos, com a baleia parecendo ter umas 5 vezes o tamanho de uma baleia azul e os cenários que lembram filmagens antigas feitas com chroma key. Em resumo, mantenha distância, pelo seu bem!

Viagem Ao Centro da Terra

Assim como o exemplo anterior, temos mais um livro de sucesso. Escrito pelo francês Júlio Verne em 1864, a ficção científica narra uma expedição do professor Lindenbrock e seu sobrinho para o centro da Terra.

Uma pena que uma de suas adaptações para o cinema tenha ficado tão terrível! A versão lançada em 1988 tem um roteiro que não faz muito sentido, e que traz pouco da história de Verne. Soma-se isso aos efeitos especiais, que parecem de filmes feitos no quintal de casa.

Há quem diga que é tão ruim que ficou bom. Talvez seja uma ótima recomendação para deixar passando enquanto você lava a louça, ou mexe no celular e não quer ficar em silêncio…

[wbcr_php_snippet id=’53103′]

Eragon

Eragon (2006) - trailer

Quando foi lançado, em 2003, o livro de Christopher Paolini fez tanto sucesso que vendeu milhões de cópias no mundo todo e foi o queridinho do público infanto-juvenil. Um prato cheio para um filme seguir a mesma linha e arrasar na bilheteria, certo? Errado!

Em 2006, a história chegou às telonas, e decepcionou geral. Você deve estar apostando que se trata de mais um com problema com efeitos especiais, porém, isso foi o que de melhor teve no filme!

Alguns personagens que são bem importantes nas páginas, como Murtagh, Ajihad e Angela, mal são mencionados nessa adaptação, e tudo parece ser meio teatral demais. Porém, há elogios para a performance da voz de Rachel Weisz para o dragão Safira. Bem, quando a voz de um dragão é visto como uma das melhores coisas, algo parece estar muito errado nesse longa!

As Viagens de Gulliver

Quem nunca ouviu falar dessa obra? Escrito por Jonathan Swift em meados de 1700, é um clássico da literatura universal que traz os famosos pigmeus de Lilliput e as aventuras por lugares de nomes esquisitos, como  Laputa, Brobdingna, Glubbdubdrid e Balnivarbi.

Todas as melhores expectativas surgem quando descobre-se que há um filme homônimo, lançado em 2010. Até ver que a adaptação ficou muito estranha, e Jack Black atua como se ainda estivesse filmando “Escola do Rock”. Fica aqui um questionamento: não parece que Jack Black está SEMPRE fazendo o mesmo papel, em qualquer filme que ele faça?

O Apanhador de Sonhos

O APANHADOR DE SONHOS TRAILER

Normalmente, espera-se boas adaptações de obras de Stephen King. Neste título, o rei do terror escreve sobre aliens, noites de pesadelos e um grupo de amigos vivendo todos esses sustos. Surpreendentemente, há momentos engraçados e até emocionantes no enredo.

O filme até que começa bem, mas aos poucos, ele vai parecendo bobo, como quem quer ser meio terror, meio ficção científica, mas é só meio vergonhoso mesmo! Ah! A aparência dos aliens provavelmente farão você rir ao invés de se assustar. Realmente, um pesadelo para quem esperava um bom suspense! Obs.: Morgan Freeman, por que você perdeu seu tempo atuando nesse fiasco?

Depois de tanta contra indicação, a sugestão é esquecer do cinema, economizar o dinheiro da pipoca e ficar em casa devorando os livros raros que originaram esses filmes desastrosos. Parece ser a melhor ideia a se seguir!

Leo Cruz

Especialista em criar aquilo que um dia você vai procurar no Google. Fã de Filmes, Séries e Animes, escreve diariamente no Deveserisso.