8 filmes para trabalhar em sala de aula

Fahrenheit 451

Fahrenheit 451 (1966) trailer legendado pt br

Adaptação do livro de Ray Bradbury sobre uma sociedade do futuro que baniu todos os materiais de leitura e o trabalho dos bombeiros de manter as fogueiras a 451 graus: a temperatura que o papel queima. Um bombeiro começa a repensar sua função ao conhecer uma jovem encantadora que adora livros.

Regimes totalitários começam a controlar os movimentos da população através de pequenos e aparentemente inofensivos atos. O cerceamento da liberdade se dá quando passamos a não nos importarmos com a restrição de liberdade do próximo.

Sociedade dos Poetas Mortos

O novo professor de Inglês John Keating é introduzido a uma escola preparatória de meninos que é conhecida por suas antigas tradições e alto padrão. Ele usa métodos pouco ortodoxos para atingir seus alunos, que enfrentam enormes pressões de seus pais e da escola. Com a ajuda de Keating, os alunos Neil Perry, Todd Anderson e outros aprendem como não serem tão tímidos, seguir seus sonhos e aproveitar cada dia.

A padronização e tradicionalismo por vezes delimita nossa capacidade de questionar os métodos de ensino e impedir no desenvolvimento pleno de cidadãos críticos.

1984

1984 (George Orwell) trailer legendado pt br

Um homem perde sua identidade vivendo sob um regime repressivo. Nesta história baseada no clássico de George Orwell, Winston Smith é um funcionário público cuja função é reescrever a história de forma a colocar os líderes de um país fictício sob uma luz positiva. As escapadelas românticas com Julia proporcionam sua única fonte de distração, mas os políticos desaprovam o relacionamento. Numa sociedade monitorada de perto, não há como escapar do Grande Irmão.

Um clássico. O livro é até hoje um dos mais importantes registros sobre controle populacional através de manipulação e repressão.

Contato

Após anos de espera, a cientista Ellie Arroway, enfim, confirma sua teoria sobre civilização extraterrestre ao descobrir como construir uma máquina capaz de fazer viagens intergalácticas. Baseado na obra homônima do astrônomo Carl Sagan, que assessorou a equipe nos aspectos científicos e morreu antes do final das filmagens.

Importantes questionamentos sobre religião, fé e ciência e como uma sociedade se desenvolve dentro dessas disputas conceituais.