Dia da Visibilidade Trans | Filmes e séries para assistir sobre o tema

[wbcr_php_snippet id=’53103′]

No dia 29 de janeiro, é celebrado no Brasil o Dia da Visibilidade Trans. A data tem como objetivo chamar a atenção pela luta de pessoas transgêneras por respeito, segurança e igualdade de tratamento. E a escolha da data não é à toa, no mesmo dia em 2004, 27 travestis, mulheres e homens trans entraram no Congresso Nacional para lançar a campanha “Travesti e Respeito” no Departamento de DST, AIDS e Hepatite do Ministério da Saúde.

Após essa campanha, muitas foram as ações afirmativas realizadas com diversas entidades para representar os interesses da população trans. Talvez a mais importante seja a desburocratização ao processo de reconhecimento da identidade de gênero.

Como falamos aqui, o cinema e a cultura pop em geral é uma importante ferramenta de expansão de ideias e disseminação de conhecimento. Por meio de filmes, séries e documentários é possível entender novas realidades e acabar com o preconceito.

E claro, a visibilidade é importante para que as pessoas se enxerguem e percebam a normalidade de suas condições no cotidiano. Para isso separamos algumas obras que tratam disso, pois já foi constatado que no universo LGBT os transsexuais são o grupo mais desamparados.

Veja a seguir filmes e séries sobre visibilidade trans, muitos desses com links diretos para assistir na Netflix.

Filmes e Séries que abordam a Visibilidade Trans

A Garota Dinamarquesa

A Garota Dinamarquesa Trailer Oficial Legendado (2016) - Eddie Redmayne [HD]

Na Copenhague de 1926, os artistas Einar e Gerda Wegener se casam. Gerda então decide vestir Einar de mulher para pintá-lo. Einar começa a mudar sua aparência, transformando-se em uma mulher, e passa a se chamar de Lili Elbe. Com o apoio, ainda que conturbado, da esposa, um Einar deprimido passa por uma das primeiras cirurgias de mudança de sexo da história para tentar se transformar por completo em Lili e recuperar o gosto pela vida.

Meninos Não Choram

Trailer Meninos Nao Choram

A história da vida de Brandon Teena, uma mulher que escolhe se passar por homem. Ela começa um caso de amor com uma mãe solteira da zona rural de Nebraska e sofre trágicas consequências como resultado da descoberta de sua transexualidade.

Transamérica

Transamerica - Trailer legendado

Prestes a realizar uma cirurgia para mudança de sexo em Nova York, a travesti Bree descobre que tem um filho adolescente e problemático. Aconselhada pela psicóloga a resolver essa questão antes da operação, Bree vai encontrá-lo em São Francisco.

Uma Mulher Fantástica

Uma Mulher Fantástica - Trailer HD legendado

Marina (Daniela Vega) é uma garçonete transexual que passa boa parte dos seus dias buscando seu sustento. Seu verdadeiro sonho é ser uma cantora de sucesso e, para isso, canta durante a noite em diversos clubes de sua cidade. O problema é que, após a inesperada morte de Orlando (Francisco Reyes), seu namorado e maior companheiro, sua vida dá uma guinada total.

Tangerina

Tangerinas | Trailer Legendado

Após descobrir que foi traída por seu namorado e cafetão enquanto estava na prisão, uma prostituta e sua melhor amiga saem em busca do traidor e sua nova amante para se vingar.

[wbcr_php_snippet id=’53103′]

Laerte-se


A cartunista Laerte passou quase 60 anos se expressando e sendo identificada como homem, até que decidiu revelar sua identidade de mulher transexual. Uma das artistas mais reconhecidas do Brasil, Laerte teve três filhos e passou por três casamentos.

Assistir na Netflix

Meu Nome é Ray


Ray nasceu mulher, mas nunca se identificou com o gênero e se prepara para fazer a cirurgia de redesignação de gênero. Sua mãe, Maggie, tenta encontrar a melhor forma de lidar com a questão, mas a avó homossexual de Ray, Dolly, recusa-se a aceitar a resolução e cria um conflito familiar.

Assistir na Netflix

Um Dia de Cão

Um Dia de Cão | 1975 | Trailer Legendado | A Dog Day Afternoon

Quando o inexperiente criminoso Sonny Wortzik lidera um assalto a um banco em Brooklyn, as coisas rapidamente dão errado e uma situação de refém se desenvolve. Sonny e seu cúmplice, Sal Naturile, tentam desesperadamente permanecer em controle, mas a mídia vai à loucura e o FBI chega, criando uma tensão ainda maior. Gradualmente, os verdadeiros motivos para o roubo são revelados.

Transparent

Transparent (Amazon Studios) - Trailer HD

Uma família de Los Angeles com sérios problemas de relacionamento. Mort (Jeffrey Tambor) tem três filhos, já adultos: Ali (Gaby Hoffman), Sarah (Amy Landecker) e Josh (Jay Duplass). Quando ele os reúne para falar do futuro, os três ficam chocados ao descobrir que o assunto não é herança finaceira, mas a notícia de que o pai deseja se assumir como transgênero. Todos os relacionamentos, com o mundo, com eles mesmos e um com o outro, irão se modificar à medida que os segredos e as dificuldades vão se desvendando.

Clube de Compras Dallas

Clube de Compras de Dallas - Trailer Oficial Legendado

Ron Woodroof, um eletricista heterossexual de Dallas, foi diagnosticado com AIDS em 1986, durante uma das épocas mais obscuras da doença. Embora os médicos tenham lhe dado apenas alguns meses de vida, Woodroof se recusou a aceitar o prognóstico e, procurando tratamentos alternativos, ele passa a contrabandear drogas ilegais do México.

[wbcr_php_snippet id=’53103′]

Girl

GIRL - (Trailer legendado Portugal)

Lara (Victor Polster) é uma jovem menina de quinze anos, seu maior sonho é tornar-se uma bailarina profissional e, com a ajuda do pai, ela busca uma nova escola de dança para desenvolver sua técnica. No entanto, a menina encontra dificuldades para adaptar-se aos movimentos executados nas aulas por conta de sua estrutura óssea e muscular, já que Lara nasceu no corpo de um menino.

Assistir na Netflix

Um Garoto Como Jake

A Kid Like Jake - Official Trailer I HD I IFC Films

Alex (Claire Danes) e Greg Wheeler (Jim Parsons) têm grandes expectativas para seu filho Jake (Leo James Davis), um brilhante e precoce filho de quatro anos que prefere Cinderela à GI Joe. Na véspera do ciclo de admissão para os jardins de infância de Nova York, ciente de que os pais de Jake não poderiam pagar a taxa de matrícula da escola privada, Judy (Octavia Spencer), diretora da pré-escola do menino, encoraja-os a acentuar a expressão “variante de gênero” de Jake para que ele se destacasse e consiguisse uma bolsa de estudos.

Tomboy

Tomboy -Trailer Legendado

Laurie, uma menina de 10 anos com dificuldades de socializar, se faz passar por garoto para fazer amizade com as crianças da vizinhança, mas sua crescente conexão com a amiga Lisa acaba gerando uma crise de identidade.

Má Educação

Trailer Má Educação de Pedro Almodóvar

Quando um velho amigo entrega ao cineasta Enrique Goded (Fele Martínez) um roteiro baseado na adolescência dos dois, Enrique é obrigado a reviver sua juventude em um internato católico. Alternando passado e presente, o roteiro acompanha uma travesti (Gael García Bernal) que se reconecta com antiga namorada. O encontro faz a personagem refletir sobre a vitimização sexual e o trauma de esconder sua preferência sexual.

Bixa Travesty

Bixa Travesty | Official Trailer | HD

Conheça a trajetória da cantora transexual Linn da Quebrada. Acompanhe também a cena musical produzida por artistas trans em São Paulo.

E aí, lembra de mais algum filme que aborde visibilidade trans? Conte pra gente nos comentários!