Entenda como o poker se tornou um dos jogos mais procurados na internet

Se antigamente até o início do milênio o poker era popular apenas em alguns países em que dava para contar o número deles no dedo, a realidade atual é totalmente diferente. Em menos de 20 anos, a modalidade saiu do nicho para se tornar mainstream e famosa em praticamente todos os continentes do planeta.

Como que um jogo sem tanta expressão passou de desconhecido do público geral para um ramo que movimenta bilhões de dólares anualmente? A resposta não é simples, mas não deixa de ser incrível.

Para entender a força atual do poker é preciso voltar para 2003. Naquele ano, na turística Las Vegas, aconteceu a edição mais importante da história do World Series of Poker (WSOP). Circuito famoso no mundo todo e disputado desde 1970, a edição de 2003 marcou a vitória de Chris Moneymaker no evento principal.

Moneymaker era um completo azarão na época. Se hoje ele é um dos principais jogadores do mundo, na época o jogador era pouco conhecido pelos profissionais e só se destacava no poker online.

Através de um torneio online, Moneymaker foi capaz de ganhar a inscrição para disputar o evento principal do WSOP. Ao bater mais de 800 competidores pelo incrível prêmio de US$ 2,5 milhões, a façanha do jogador foi notícia em todo Estados Unidos.

Com o título, Moneymaker desbancou grandes nomes que também disputaram aquele evento principal, como Phil Hellmuth, Dan Harrington, Phil Ivey, Scott Nguyen e tantos outros. Com o feito, ele provou que um jogador especializado no poker online poderia chegar em um torneio dominado pelos melhores competidores do mundo e ainda assim vencer.

O inesperado título de Moneymaker era tudo que o poker online precisava para deslanchar de maneira exponencial. De repente, as salas foram lotadas com novos sonhadores que tentavam ganhar notoriedade no espaço digital para repetir o feito do americano.

Tem um dado bem interessante que mostra o World Series of Poker se expandiu como evento após o feito de Moneymaker. Em 2003, no ano de seu título, 839 jogadores compareceram para disputar o evento principal. Na temporada seguinte, esse número pulou para incríveis 2.576 jogadores e mais do que duplicou em 2005 para 5.619 competidores.

Em 2019, o WSOP atingiu o total de 8.569 participantes, o que foi a segundo maior marca da história — atrás apenas da edição de 2006, quando o campeão abocanhou o prêmio de US$ 12 milhões.

É claro que a popularização do poker não aconteceria se não fosse a respeito de uma modalidade totalmente apaixonante e recheada de diversos desafios, portanto, é preciso encarar o feito de Moneymaker como um estopim para algo que já estava prestes a acontecer.

Não é por acaso que o poker conquistou o coração de milhões de brasileiros. Segundo dados oficiais da Confederação Brasileira de Texas Hold’em, atualmente há aproximadamente oito milhões de entusiastas da modalidade e esse número está longe de parar de crescer.

Os seus desafios estratégicos, a busca incessante dos profissionais para dominar o jogo e o lado social da modalidade que pode ser disputada por até 10 jogadores momentaneamente são alguns dos pontos principais no que tange aos lados atrativos da modalidade.

A reputação do poker nunca esteve tão boa e muito disso se deve ao fato de que a modalidade conta com muitos sites de respeito na comunidade, como o partypoker, que já tem quase duas décadas de existência.

Também vale citar que o poker é, em muitas situações, uma analogia perfeita com a vida. É o que diz Hellmuth, maior vencedor da história do World Series of Poker com 15 títulos — cinco a mais que o segundo colocado.

“Não importa o quanto você pensa que o poker é um jogo de cartas disputado por pessoas. Em muitos jeitos, é muito mais lógico pensar que se trata de um jogo sobre pessoas que por acaso é jogado com cartas”, diz Hellmuth.

Modalidade que também conquistou os famosos, várias celebridades praticam o poker como hobby. É o caso do ator e empresário Bruno Gagliasso, que encontrou um grande novo passatempo: “A adrenalina nas mesas é enorme, e eu quero me dedicar muito ao esporte, tenho certeza que vou continuar jogando por muito tempo. O poker ganhou mais um fã.”

O poker é um jogo que leva um dia para aprender e uma vida para dominar. Com a popularidade crescente nos últimos 16 anos, é muito provável que o cenário não mude tão cedo e que a força das cartas siga aumentando no Brasil e no mundo todo.