Filmes brasileiros que seriam sucesso mundial se produzidos em Hollywood

[wbcr_php_snippet id=’53103′]

No dia 19 de junho é comemorado o dia do Cinema Brasileiro em homenagem ao primeiro cinegrafista e diretor do país, Afonso Segreto. Mesmo em períodos de ditaduras, a produção de filmes nacionais sempre foi extensa, apesar de nem sempre ter o reconhecimento merecido.

Nossa proposta para marcar essa data, é imaginar se alguns filmes brasileiros seriam sucesso mundial caso produzidos em Hollywood. Será que damos mais valor à filmes estrangeiros? Vamos conversar um pouco sobre o cinema nacional.

O interesse do público pelo cinema brasileiro

A SEMrush apresentou um levantamento com os principais filmes e diretores brasileiros pesquisados nos mecanismos de buscas. Os números apresentados foram obtidos ao longo do último ano maio de 2018 a maio de 2019. E até por conta disso, alguns dos nomes do ranking refletem o interesse do público brasileiro pelos filmes que estavam em cartaz naquele momento.

Veja o ranking:

  • 1. Minha vida em Marte – 2,9 milhões
  • 2. Os dez mandamentos – 1,2 milhão
  • 3. Tropa de Elite – 980 mil
  • 4. Cidade de Deus – 562 mil
  • 5. O auto da compadecida – 500 mil
  • 6. Minha mãe é uma peça – 401 mil
  • 7. Vidas Secas – 392 mil
  • 8. Macunaíma – 348 mil
  • 9. Nada a perder – 247 mil
  • 10. Central do Brasil – 230 mil

É interessante notar que alguns filmes baseados em livros aparecem com grandes buscas, Vidas Secas e Macunaíma ganham grande destaque por serem obras importantes da literatura nacional. O líder do ranking, além de contar com a maior bilheteria nacional no ano passado, contou com grande divulgação no circuito comercial.

Filmes brasileiros que seriam sucesso mundial se produzidos em Hollywood

A maneira como os filmes são produzidos em Hollywood é bastante distinta de como é feita em outros pólos mundiais. Geralmente as produtoras seguem um modelo baseado em estudos de interesse de público e interesse comercial massivo.

O cinema chamado de autoral, perde um pouco de espaço, ficando relegado aos grandes nomes da direção. Por ter mais independência, nomes que carregam multidões às salas de exibição como Quentin Tarantino, Martin Scorsese ou Steven Spielberg conseguem rodar filmes desse gênero.

Aqui no Brasil também existe uma certa elite que emplaca filmes apoiadas nos investimentos da Globo Filmes e leis de incentivo. Mas mesmo no circuito comercial o espaço em salas ainda é bastante limitado se comparado aos filmes produzidos em Hollywood.

Mas e se essas mesmas produções fossem feitas fora do país e exportadas ao redor do mundo? Será que teriam impacto maior? Veja alguns exemplos e entenda o que queremos dizer.

Tropa de Elite

Tropa de Elite - Trailer Oficial

Esse foi um dos pontos fora da curva, pois além do reconhecimento da crítica, também foi muito bem aceito pelo público estrangeiro. Uma história densa e mostrando um conflito armado de um “policial herói” contra inimigos do estado. Quantos filmes hollywoodianos não vimos com esse mesmo mote ao longo dos anos?

Cidade de Deus

Cidade de Deus - 2002 - Trailer

Também foi um marco de reconhecimento do cinema brasileiro, assim como outras produções no estilo de Gomorra que tratava da máfia italiana conquistou bons números nas bilheterias internacionais. Mas ainda assim, ficou atrás de outros filmes do gênero que foram produzidos sobre conflitos armados.

Cazuza – O Tempo Não Para

Trailer do Filme Cazuza - O Tempo Não Para

Na onda das biografias musicais, Rami Malek ganhou um Oscar por sua atuação em Bohemian Rhapsody e Rocketman é sucesso absoluto. A história de Cazuza é tão rica e retrata um período tão característico da história que poderia ter muito mais impacto caso ganhasse o verniz de Hollywood.

Turma da Mônica – Laços

Turma da Mônica - Laços | Trailer Oficial

Baseado nas histórias em quadrinhos de Maurício de Sousa e um clássico para diversas gerações, talvez essa produção ganhasse mais importância em um contexto internacional. Tendo em vista que muitos dos filmes que são sucesso de bilheteria hoje são frutos de adaptações de HQ’s, é de se pensar se não subaproveitamos o material em potencial que temos por aqui.

Meu nome não é Jhonny

MEU NOME NÃO É JOHNNY : TRAILER OFICIAL • DT

Baseado em fatos reais, tráfico de drogas, personagens complexos e um final redentor. Esse é um roteiro recorrente em Hollywood, mas qual o motivo para que a produção nacional tenha tido tão pouco destaque internacionalmente. Ainda mais quando o anti-herói é um personagem tão bem quisto para o público norte-americano.

O Auto da Compadecida

O AUTO DA COMPADECIDA 2000 Trailer

Uma comédia clássica, baseada em um livro de sucesso e com aspectos de fantasia seria muito bem recebida mundialmente. Mas seu sucesso ficou represado ao público brasileiro, quem sabe a forma de vender a história não seja a mais eficaz, porém certamente merecia um reconhecimento mais condizente à qualidade da produção.

Bingo – O Rei das Manhãs

Bingo: O Rei das Manhãs - Trailer Oficial 1 [HD]

Outra vez que fica claro que o cinema brasileiro não deve em nada aos filmes de biografia produzidos em Hollywood. E essa é uma figura conhecida mundialmente, com o apoio de grandes produtoras, a compra dos direitos do nome Bozo faria os nostálgicos da década de 80 se encantarem com uma história impressionante do intérprete do palhaço.

Claro que existem muitos outros exemplos, inclusive de filmes mais autorais como Bicho de Sete Cabeças, Estômago, Nina ou mais comerciais como Minha Mãe É Uma Peça e De Pernas Pro Ar. Fica aqui um início de reflexão para pensarmos na força das produções do cinema brasileiro. Podemos ser muito mais e parece que estamos no caminho certo.

E aí, acha que esses filmes poderiam ter mais espaço mundialmente se fossem produzidos nos moldes de Hollywood? Conta pra gente nos comentários os filmes que seriam sucesso mundial se produzidos fora do Brasil!