Quais são os Alimentos mais consumidos no Brasil?

Saiba mais sobre os pratos mais escolhidos pelos brasileiros

Você conhece os alimentos mais presentes nas refeições dos brasileiros? Continue lendo o artigo e saiba mais!

Em primeiro lugar, não podemos deixar de destacar que assim como a cultura do Brasil é muito diversificada, a mesa dos brasileiros também é.

Isso porque, o consumo pode variar por diversos fatores, como a região ou até mesmo os pratos tradicionais da família. O fato é que, em um país com tantos habitantes, é quase impossível generalizar esse fator.

No Sul, por exemplo, é muito comum o consumo de chá e do famoso chimarrão. Na região Nordeste, o cuscuz é bem presente nas refeições. Além de uma série de aspectos financeiros, sociais, de faixa-etária, que podem aumentar essa variação.

No entanto, existem algumas comidas que são consumidas pela maior parte da população, e com uma maior frequência, por serem parte da cultura do Brasil como um todo.

Alimentos mais consumidos no Brasil

Segundo dados obtidos a partir de amostra probabilística da Pesquisa de Orçamentos Familiares 2008-2009, os principais alimentos consumidos no Brasil são:

  • Arroz (84,0%)
  • Café (79,0%)
  • Feijão (72,8%)
  • Pão de sal (63,0%)
  • Carne bovina (48,7%)
  • Frutas (16,0%)
  • Hortaliças (16,0%).

Esses dados são corroborados por dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em uma análise realizada no ano de 2017, que mostra que o consumo de frutas, verduras e vegetais não era frequente pela população, o que significa que há uma maior presença dos industrializados, principalmente no consumo pelas crianças e jovens.

Como isso pode mudar?

Uma boa forma de mudar isso é aprender a cozinhar novos pratos com esses ingredientes mais populares e uma das melhores opções são  pesquisas em sites, um curso de culinária, e diversas outras formas de aprender que podem levar você à experiência na gastronomia.

Sendo assim, selecionamos algumas receitas que podem te ajudar no dia a dia.

 Consumo de Feijão

O feijão é um dos alimentos mais presentes nas refeições dos brasileiros, principalmente no almoço e jantar.

Existem diversas variações que mudam de  acordo com o gosto, a depender da região e muito mais. O famoso tropeiro de Minas, carioca comum, feijão macassar, verde, vermelho, feijão preto (que compõe a famosa feijoada), e diversos outros.

Eles assumem posições diferentes, mas sempre associados à alimentação diária e tradicional brasileira. É um alimento muito nutritivo, fonte de fibras, ferro e auxilia em diversos problemas de saúde, como no caso da redução de colesterol.

É essencial na mesa da população brasileira, que de acordo com o IBGE possui um total de 60% dos entrevistados que o considera essencial.

Para aprender a cozinhar, não é preciso necessariamente um curso de culinária, pode ser uma receita de tempero a gosto familiar, passado de geração em geração, ou você também pode aprender através de pesquisas na internet. Os livros de culinária também são uma boa opção.

 Consumo de Arroz

Outro alimento muito presente na composição das refeições dos brasileiros é o arroz.

Além de ser a duplinha completa do feijão, também pode ser servido em vários formatos e pode compor pratos muito deliciosos, principalmente para o almoço e jantar.

Os mais comuns são: arroz branco, integral, vermelho e parboilizado. Entre as variações de receitas principais estão o arroz à grega, risoto, com queijo, com brócolis, arroz de leite e muito mais.

Sem dúvidas, é um alimento muito versátil que cai bem com as mais diversas combinações. Ainda mais consumido do que o feijão, de acordo com os dados do IBGE, está presente na mesa de mais de 75% da população.

Trata-se de um carboidrato de fácil digestão e fonte de proteínas e minerais. Sendo assim, faz parte da dieta de muitos brasileiros. Um bom meio de aprender a cozinhar é através de pesquisas em sites de receitas, curso de culinária e mais.

 Café

Não poderíamos deixar de destacar outro item muito presente na gastronomia brasileira: o café.

Contudo, vamos combinar que não é surpresa para ninguém, não é mesmo? Afinal, o famoso cafézinho está presente não apenas nas nossas manhãs, como nas reuniões de trabalho, nos estudos e até na salinha do dentista.

Não existe um horário certo para consumir essa bebida, que também é muito conhecida ao redor do mundo. Assim como o arroz, é muito ingerida por mais de 75% da população, e já se tornou tradicional no nosso dia a dia.

Aprender a fazer um bom cafézinho não exige curso de culinária ou a leitura de livros especializados em gastronomia, mas sim muita prática e algumas técnicas que a internet pode disponibilizar.

O mais interessante é que podem ser feitas diversas combinações com a bebida, dentre elas mais uma duplinha de sucesso: o café com leite. E mais: cappuccino, espresso, latte, mocha, duplo e muito mais.

 Carnes

Outro alimento muito consumido pelos brasileiros é a carne. Acredito que você pode concordar comigo, porque ela não só é servida nas refeições como jantar e almoço, mas é a composição de quase todos os tipos de comida, acompanhamentos e recheios.

A maioria dos lanches, pizzas, massas e salgados, na verdade, são constituídos por algum tipo de carne como recheio.

O fato é que, entre 2008 e 2018, houve uma maior redução no consumo das aves e carnes bovinas, devido à maior associação da população à alimentação vegana e vegetariana, que representa o consumo de cerca de 40% da população brasileira. No entanto, ainda é um número alto de consumo.

Por esse mesmo motivo, o Brasil é um dos maiores produtores de carnes em todo o mundo.

Sendo assim, se você deseja ampliar o seu conhecimento gastronômico acerca da preparação de carnes e novas receitas, o ideal é algum curso de culinária ou assistir vídeos com novas combinações.

Diversos tipos de Pão

Por fim, podemos destacar o consumo de pão. A massa está muito presente no café da manhã dos brasileiros, mas também possui diversas adaptações para lanches e até jantar.

Os famosos sanduíches, pão de queijo (bem famoso em Minas Gerais), e hambúrgueres são formados pelos tipos de pão. Mas a verdade é que não pode faltar o tradicional pão de sal, francês, cacetinho, pãozinho na mesa dos brasileiros.  Os nomes podem variar de acordo com a região, mas no que diz respeito ao sabor, é o mesmo!

Isso porque, a composição de fermento, sal, farinha e água é um sucesso entre os brasileiros, inclusive se combinado com aquele cafézinho. Existem diversas maneiras de aprender a fazer, seja em um vídeo na internet ou um curso de culinária específico.

E então, o que achou do artigo?

Nós esperamos ter ajudado você a entender os alimentos mais consumidos no Brasil e ainda aprender alguns modos de prepará-los como no caso do curso de culinária, que pode ser uma boa para você.

Acesse nosso site e confira outros conteúdos exclusivos!

Leo Cruz

Especialista em criar aquilo que um dia você vai procurar no Google. Fã de Filmes, Séries e Animes, escreve diariamente no Deveserisso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *