Star Wars | Trailer, Curiosidades, Sinopse e tudo mais sobre a saga

Quer saber tudo sobre Star Wars, a franquia criada por George Lucas? Então você chegou ao local certo. Confira a sinopse, curiosidades, os trailers legendados e muito mais sobre os filmes que marcaram várias gerações.

Para quem não sabe, Star Wars é o responsável pela popularização do termo filme blockbuster. O primeiro filme da saga de Luke Skywalker deu início a um movimento cultural que dura 40 anos e se depender da Lucasfilm e da Disney, vai demorar muito tempo para acabar.

[wbcr_php_snippet id=’53103′]

Universo Expandido

O Universo Expandido de Star Wars é o conjunto dos materiais oficiais lançado fora dos oito filmes originais, o filme Star Wars: The Clone Wars, a série de mesmo nome e Star Wars Rebels. A maioria do Universo Expandido é considerado canônico pela Lucasfilm, embora seja considerado abaixo do cânone dos filmes.

O Universo Expandido surgiu durante a primeira trilogia, dois meses da estréia do primeiro filme, a Marvel Comics iniciou a publicação da revista em quadrinhos Star Wars, os seis primeiros números da série eram uma adaptação do filme, a primeira história Universo Expandido apareceu na sétima edição da revista, publicada em janeiro de 1978, seguida rapidamente pelo romance Splinter of the Mind’s Eye de Alan Dean Foster, lançado no mês seguinte.

May the 4th (Star Wars Day)

Oficialmente, 04 de maio de 2011 foi a primeira vez em que o Star Wars Day foi celebrado nessa data. A escolha foi feita unicamente pelo trocadilho criado em língua inglesa em “May the Force be with you” pode ser utilizado. Criando o icônico “May the Fourth be with you”, ou então “May the 4th be with you”.

Apesar desse trocadilho fazer sentido apenas em inglês, fãs do mundo inteiro adotaram a data como um feriado para celebrar todo o universo criado por George Lucas. Desde 2013, a Disney realiza uma série de atividades especiais em seus parques durante o Star Wars Day.

Os Filmes

São oito filmes originais divididos em 3 trilogias que utilizam protagonistas diferentes para apresentar a trama ao redor dos conflitos entre os Rebeldes e o Império. O nono filme da franquia tem previsão de lançamento para dezembro de 2019.

Star Wars: Episódio IV – Uma Nova Esperança

STAR WARS - Episódio IV: Uma Nova Esperança - Use a Força

Sinopse: A princesa Leia é mantida refém pelas forças imperiais comandadas por Darth Vader. Luke Skywalker e o capitão Han Solo precisam libertá-la e restaurar a liberdade e a justiça na galáxia.

Star Wars: Episódio V – O Império Contra-Ataca

Sinopse: Yoda treina Luke Skywalker para ser um cavaleiro Jedi. Han Solo corteja a Princesa Leia enquanto Darth Vader retorna para combater as forças rebeldes que tentam salvar a galáxia.

Star Wars: Episódio VI – O Retorno de Jedi

Sinopse: Uma nova Estrela da Morte está sendo construída e supervisionada pelo imperador. Han Solo e a Princesa Leia são libertados das mãos de Jabba por Luke Skywalker, que só se tornará um Jedi quando destruir Darth Vader, que deseja atraí-lo para o lado sombrio da Força.

Star Wars: Episódio I – A Ameaça Fantasma

Star Wars Episódio I - A Ameaça Fantasma - Trailer

Sinopse: Obi-Wan e seu mentor embarcam em uma perigosa aventura na tentativa de salvar o planeta das garras de Darth Sidious. Durante a viagem, eles conhecem um habilidoso menino e decidem treiná-lo para se tornar um Jedi. Mas o tempo irá revelar que as coisas nem sempre são o que aparentam ser.

Star Wars: Episódio II – Ataque dos Clones

Sinopse: Tentado por promessas de poder, Anakin Skywalker se aproxima de Darth Sidious e participa de um plano para acabar com os Cavaleiros Jedi.

Star Wars: Episódio III – A Vingança dos Sith

Sinopse: As Guerras Clônicas estão em pleno andamento e Anakin Skywalker mantém um elo de lealdade com Palpatine, ao mesmo tempo em que luta para que seu casamento com Padmé Amidala não seja afetado por esta situação. Seduzido por promessas de poder, Anakin se aproxima cada vez mais de Darth Sidious até se tornar o temível Darth Vader. Juntos eles tramam um plano para aniquilar de uma vez por todas com os cavaleiros jedi.

Star Wars: Episódio VII – O Despertar da Força

Star Wars - Os Últimos Jedi | Trailer 2 Final Legendado | 14 de dezembro nos cinemas

Sinopse: A queda de Darth Vader e do Império levou ao surgimento de uma nova força sombria: a Primeira Ordem. Eles procuram o jedi Luke Skywalker, desaparecido. A resistência tenta desesperadamente encontrá-lo antes para salvar a galáxia.

Star Wars: Episódio VIII – Os Últimos Jedi

Star Wars - Os Últimos Jedi | Trailer 2 Final Legendado | 14 de dezembro nos cinemas

Sinopse: A tranquila e solitária vida de Luke Skywalker sofre uma reviravolta quando ele conhece Rey, uma jovem que mostra fortes sinais da Força. O desejo dela de aprender o estilo dos Jedi força Luke a tomar uma decisão que mudará sua vida para sempre. Enquanto isso, Kylo Ren e o General Hux lideram a Primeira Ordem para um ataque total contra Leia e a Resistência pela supremacia da galáxia.

Curiosidades

  • Bela aposta! – George Lucas e Spielberg são muito amigos e um dia apostaram que “Contato Imediato do 3º grau” faria mais sucesso que “Star Wars”. Spielberg venceu e alguns milhões de dólares foram para seu bolso ao londo dos anos.
  • Luke um vilão? – Enquanto pensava num final para O Retorno de Jedi, George Lucas cogitou que Luke pegasse o capacete de Darth Vader para si, se proclamando o novo Vader, e fosse para o lado negro.
  • Que sufoco – Mark Hamill, precisou prender a respiração por tanto tempo para gravar a cena do compactador de lixo que uma veia explodiu em seu rosto.
  • O que? – Originalmente, Yoda era pra ser um macaco numa fantasia. Mas um membro da produção que trabalhou em 2001: Uma Odisseia do Espaço falou que o macaco daria mais problema do que qualquer coisa.
  • Linguais reais – A língua dos ewoks é uma mistura de tibetano com nepali. A língua dos jawas é uma versão acelerada do zulu e a língua que Greedo fala é a sul-americana quechua.
  • Agradeça aos brinquedos – Han Solo morreria no fim de Retorno de Jedi, mas Lucas repensou essa decisão porque matar um personagem principal afetaria a venda de brinquedos.
  • Gente como a gente! – Ewan McGregor, o Obi-Wan Kenobi da nova trilogia, fazia barulhos de sabre de luz com a boca durante as lutas, o que teve que ser removido na pós-produção.
  • Frankenstein – O visual de Darth Vader é uma mistura de referências: Capacete nazista, armadura e espada samurai, manto de monge, bota de motociclista e máscara de gás.
  • Um belo improviso – A base do sabre de luz de Luke Skywalker é um flash de máquina fotográfica antiga com pequenas adaptações. A peça custava em torno de US$ 15 na época das filmagens.
  • Que rendeu muito dinheiro – Anos depois, o Museu de Cultura Pop de Seattle comprou o sabre de Luke por nada menos do que US$ 250 mil.

E aí, o que acha da franquia Star Wars? Conte aí nos comentários!