8 filmes para trabalhar em sala de aula

Filmes Para Trabalhar em Sala de Aula

[wbcr_php_snippet id=’53103′]

Atualizada em 19/06/2019.

Quem nunca torceu para que ao invés de uma explicação maçante fosse substituída pela exibição de um filme que prendesse a atenção e despertasse o interesse sobre o tema? Muitos professores se desdobram e incluem filmes, músicas e diversas outras mídias de apoio para transmissão de um conteúdo.

Alguns nem sempre acertam e ficam nos mesmos clássicos. Que atire a primeira pedra quem não teve uma sessão de Ilha das Flores ou Guerra do Fogo. Para ir além do óbvio, apresentamos aqui uma lista com os melhores filmes para trabalhar em sala de aula.

Melhores Filmes Para trabalhar em Sala de Aula

Adeus, Lenin!


Comunista ferrenha enfarta e entra em coma ao ver o filho em protesto contra o regime. Quando ela acorda um ano depois, o Muro de Berlim foi derrubado, mas seu filho luta para fingir que nada mudou, temendo que o choque lhe seja fatal.

Um bom filme para tratar dos aspectos econômicos e sociais pós queda do Muro de Berlim, todo o rearranjo estrutural na Europa no início dos anos 1990.

O Que É Isso Companheiro?

Em 1968, a decretação do Ato Institucional número cinco, que impõe a censura sobre a imprensa e suspende uma série de direitos civis, faz com que vários jovens optem pela luta armada para enfrentar o regime militar. Alguns deles, decidem sequestrar o embaixador norte-americano Charles Elbrick para negociar com o governo a libertação de militantes presos. O sequestrado acaba desenvolvendo uma estreita ligação com seus captores.

Um dos mais famosos acontecimentos dos chamados Anos de Chumbo, onde a atuação política dos dois lados conflitantes durante o período ditatorial fica bastante deflagrado. Os atos e consequências dos grupos que ingressaram na luta armada e na clandestinidade.

A Onda

A Onda (Die Welle) - Trailer Legendado (Português BR)

Rainer é um professor a quem foi designada a tarefa de instruir seus estudantes de Ensino Médio sobre o Estado Autocrático durante uma sessão às lições longas. Um professor favorito entre as crianças, Rainer decide deixar seus alunos desenvolver o assunto e pede a eles que construam sua própria autocracia. No entanto, quando as crianças formam um Estado-nação similar com o da Alemanha nazista, os professores não sabem o que fazer.

O filme mostra como a influência do grupo impacta na formação de conceitos e desenvolvimento de ideias totalitárias. E a falta de espaço para questionamentos leva à atitudes extremas.

Vista Minha Pele

Vista minha pele (video completo)

Trata-se de uma paródia da realidade brasileira, para servir de material básico para discussão sobre racismo e preconceito em sala de aula. Nessa história invertida, onde os negros são a classe dominante e os brancos foram escravizados. Os países pobres são, por exemplo, Inglaterra e Alemanha, e os países ricos são, por exemplo, África do Sul e Moçambique.

Um importante documentário acerca da falta de empatia e derrubando o mito do racismo reverso.

Se é fã de Netflix e gostaria de saber o que há de melhor no catálogo confira esta lista aqui. Chega de ficar horas procurando algum filme interessante e acabar vendo mais um episódio de alguma série!